10498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Cálculo mental, as adições e a calculadora

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Cálculo mental, estratégias de resolução e adição.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_06NUM01

Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos): calculadora.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Atividade principal
Para que os alunos possam resolver a atividade principal sozinhos em suas casas, foi adaptada a tabela de registro e as consignas com as ações que os alunos devem fazer. Eles precisam ter uma calculadora, que pode ser a do celular ou computador; a atividade adaptada impressa, compartilhada ou enviada pela internet. Use o conteúdo dos slides 4 e 5 para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o uso da calculadora, para explorar as teclas e para que possam conhecer a sua funcionalidade. Caso não tenha acesso a internet, você pode enviar uma foto pelo WhatsApp e pedir a eles que reproduzam as ações usando uma calculadora. Use o meio de comunicação que for possível. Você pode fotografar as fichas das adições e o quadro para registro e enviar a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com a imagem do slide 8 com as fichas e do quadro para registro; ou ainda pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos ou no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio com as orientações. Explique aos alunos o propósito da aula que é fazer com que eles desenvolvam fluência no cálculo mental, por isso incentive o uso de estratégias pessoais para depois validarem o resultado com a calculadora.


Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam discutir com os colegas e socializar as estratégias utilizadas no cálculo mental. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles expliquem como fizeram para calcular. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão. Pergunte, por exemplo:
Que estratégia você usou para calcular mentalmente?
Você acha válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
Você acha que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática? Dê exemplos de quando podemos usar a calculadora no dia a dia.
Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp com seus quadros. Você pode reunir as diferentes estratégias de cálculo mental apresentadas por eles, e enviar no WhatsApp, ou ainda produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso.

Sistematização e Encerramento
Conclua a atividade reforçando com a turma as estratégias diferenciadas que podem ser utilizadas para calcular mentalmente. Ressalte que a calculadora é um instrumento que pode ser utilizado para conferir os resultados. Você também pode usar os textos dos slides 13 e 14 e enviar no grupo. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva, dizendo o que eles aprenderam.

Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de verificar a aprendizagem sobre estratégias para realizar cálculos mentalmente, e utilizar uma calculadora para validar os resultados. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 16 e peça que os alunos resolvam. Oriente que primeiro façam os cálculos mentalmente usando a estratégia que acharem mais fácil, e só depois confiram na calculadora.

Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto à atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Esclareça que a habilidade esperada é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. Diga que a calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_06NUM01

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas