Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentora: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Desenvolver fluência no cálculo mental e validar o resultado das adições através da calculadora.
Conceito-chave:
Cálculo mental, estratégias de resolução e adição.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas), calculadora.
Recursos necessários:
- Calculadora;
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de projeção (opcional);
- Quadro negro;
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.
Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.
Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.
Materiais complementares:
Calculadora.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.
Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.
Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.
Materiais complementares:
Calculadora.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.
Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.
Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.
Materiais complementares:
Calculadora.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.
Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.
Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.
Materiais complementares:
Calculadora.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).
Materiais:
- 1 calculadora por dupla
- 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
- Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
- Entregue a regra impressa para os alunos;
- Leia e explique as regras;
- Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).
Materiais:
- 1 calculadora por dupla
- 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
- Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
- Entregue a regra impressa para os alunos;
- Leia e explique as regras;
- Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).
Materiais:
- 1 calculadora por dupla
- 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
- Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
- Entregue a regra impressa para os alunos;
- Leia e explique as regras;
- Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).
Materiais:
- 1 calculadora por dupla
- 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
- Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
- Entregue a regra impressa para os alunos;
- Leia e explique as regras;
- Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).
Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).
Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).
Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia e explique para o aluno o conteúdo do slide acima
Propósito: Apresentar o conceito da utilização da calculadora envolvendo cálculos matemáticos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 16 e 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.
Ande pela a sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.
Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora.
Propósito: Observar regularidades em uma adição, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente e em seguida validar os resultados utilizando a calculadora.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 16 e 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.
Ande pela a sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.
Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora.
Propósito: Observar regularidades em uma adição, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente e em seguida validar os resultados utilizando a calculadora.
Materiais complementares: