10498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Cálculo mental, as adições e a calculadora

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Cálculo mental, estratégias de resolução e adição.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentora: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Desenvolver fluência no cálculo mental e validar o resultado  das adições através da calculadora.

Conceito-chave:

Cálculo mental, estratégias de resolução e adição.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Cálculo mental, estratégias de resolução, regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas), calculadora.

Recursos necessários:

  • Calculadora;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de projeção (opcional);
  • Quadro negro;
  • Atividades impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.

Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.

Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.

Materiais complementares:

Calculadora.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.

Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.

Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.

Materiais complementares:

Calculadora.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.

Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.

Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.

Materiais complementares:

Calculadora.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.

Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.

Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.

Materiais complementares:

Calculadora.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).

Materiais:

  • 1 calculadora por dupla
  • 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
  • Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
  • Entregue a regra impressa para os alunos;
  • Leia e explique as regras;
  • Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).

Materiais:

  • 1 calculadora por dupla
  • 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
  • Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
  • Entregue a regra impressa para os alunos;
  • Leia e explique as regras;
  • Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).

Materiais:

  • 1 calculadora por dupla
  • 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
  • Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
  • Entregue a regra impressa para os alunos;
  • Leia e explique as regras;
  • Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).

Materiais:

  • 1 calculadora por dupla
  • 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
  • Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
  • Entregue a regra impressa para os alunos;
  • Leia e explique as regras;
  • Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).

Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).

Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).

Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia e explique para o aluno o conteúdo do slide acima

Propósito: Apresentar o conceito da utilização da calculadora envolvendo cálculos matemáticos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 16 e 17)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.

Ande pela a sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora.

Propósito: Observar regularidades em uma adição, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente e em seguida validar os resultados utilizando a calculadora.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 16 e 17)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.

Ande pela a sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora.

Propósito: Observar regularidades em uma adição, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente e em seguida validar os resultados utilizando a calculadora.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentora: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Desenvolver fluência no cálculo mental e validar o resultado  das adições através da calculadora.

Conceito-chave:

Cálculo mental, estratégias de resolução e adição.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Cálculo mental, estratégias de resolução, regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas), calculadora.

Recursos necessários:

  • Calculadora;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de projeção (opcional);
  • Quadro negro;
  • Atividades impressas.



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.

Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.

Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.

Materiais complementares:

Calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.

Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.

Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.

Materiais complementares:

Calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.

Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.

Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.

Materiais complementares:

Calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.

Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.

Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.

Materiais complementares:

Calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).

Materiais:

  • 1 calculadora por dupla
  • 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
  • Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
  • Entregue a regra impressa para os alunos;
  • Leia e explique as regras;
  • Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).

Materiais:

  • 1 calculadora por dupla
  • 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
  • Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
  • Entregue a regra impressa para os alunos;
  • Leia e explique as regras;
  • Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).

Materiais:

  • 1 calculadora por dupla
  • 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
  • Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
  • Entregue a regra impressa para os alunos;
  • Leia e explique as regras;
  • Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).

Materiais:

  • 1 calculadora por dupla
  • 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
  • Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
  • Entregue a regra impressa para os alunos;
  • Leia e explique as regras;
  • Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).

Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).

Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).

Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia e explique para o aluno o conteúdo do slide acima

Propósito: Apresentar o conceito da utilização da calculadora envolvendo cálculos matemáticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 16 e 17)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.

Ande pela a sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora.

Propósito: Observar regularidades em uma adição, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente e em seguida validar os resultados utilizando a calculadora.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 16 e 17)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.

Ande pela a sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora.

Propósito: Observar regularidades em uma adição, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente e em seguida validar os resultados utilizando a calculadora.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano