10488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Porcentagem Crescente e Decrescente e o Cálculo Mental

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Calcular porcentagem crescente e decrescente através do cálculo mental

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).



Objetivos Específicos

Calcular porcentagem crescente e decrescente através do cálculo mental.



Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente; Fatores de aumento e redução.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o slide com o objetivo da aula e leia com os alunos

Propósito: Apresentar o objetivo da aula

Retomada (Slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Encoraje os alunos a retomarem os conhecimentos já adquiridos anteriormente e solicite que realizem esta atividade individualmente, sem uso da calculadora, podendo utilizador fator de redução.

Propósito: Relembrar alguns conhecimentos vistos em aulas anteriores na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • O que vocês entendem por porcentagem crescente e porcentagem decrescente?
  • O que vocês entendem por fator de aumento e fator de redução?
  • Existe alguma relação entre 50% e alguma divisão?
  • Existe alguma relação entre 10% e alguma divisão?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada (Slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Encoraje os alunos a retomarem os conhecimentos já adquiridos anteriormente e solicite que realizem esta atividade individualmente, sem uso da calculadora, podendo utilizador fator de redução.

Propósito: Relembrar alguns conhecimentos vistos em aulas anteriores na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • O que vocês entendem por porcentagem crescente e porcentagem decrescente?
  • O que vocês entendem por fator de aumento e fator de redução?
  • Existe alguma relação entre 50% e alguma divisão?
  • Existe alguma relação entre 10% e alguma divisão?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Divida a atividade em dois momentos: nos 10 minutos iniciais, deixe que os alunos analisem individualmente o exercício e nos 5 minutos finais, em dupla, peça que eles socializam com o colega suas estratégias e dúvidas. Contextualize a atividade levando em consideração os elementos que compõem uma cesta básica, a diferença de preços em cada cidade, bem como os reajustes que sofrem. Caso algum aluno termine rapidamente o exercício, incentive-o a desenvolver uma resolução diferente para o mesmo enunciado. Outra opção, é pedir que ele crie um outro enunciado que utilize o mesmo conceito com números e contextos diferentes.

Propósito: Favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades na resolução do problema, fazendo uma conexão com o objetivo da aula.

Materiais Complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Sistematize com os alunos o cálculo mental a partir de 10% e outras porcentagens como 25%, 50% e 75%.

Propósito: Formalizar com a turma uma representação fracionária de algumas porcentagens para facilitar o cálculo mental.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Proponha que a atividade seja feita individualmente e estimule maneiras de utilizar o cálculo mental para potencializar o aprendizado da aula

Propósito: Verificar os objetivos de aprendizagem propostos para aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o slide com o objetivo da aula e leia com os alunos

Propósito: Apresentar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).



Objetivos Específicos

Calcular porcentagem crescente e decrescente através do cálculo mental.



Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente; Fatores de aumento e redução.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Encoraje os alunos a retomarem os conhecimentos já adquiridos anteriormente e solicite que realizem esta atividade individualmente, sem uso da calculadora, podendo utilizador fator de redução.

Propósito: Relembrar alguns conhecimentos vistos em aulas anteriores na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • O que vocês entendem por porcentagem crescente e porcentagem decrescente?
  • O que vocês entendem por fator de aumento e fator de redução?
  • Existe alguma relação entre 50% e alguma divisão?
  • Existe alguma relação entre 10% e alguma divisão?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Encoraje os alunos a retomarem os conhecimentos já adquiridos anteriormente e solicite que realizem esta atividade individualmente, sem uso da calculadora, podendo utilizador fator de redução.

Propósito: Relembrar alguns conhecimentos vistos em aulas anteriores na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • O que vocês entendem por porcentagem crescente e porcentagem decrescente?
  • O que vocês entendem por fator de aumento e fator de redução?
  • Existe alguma relação entre 50% e alguma divisão?
  • Existe alguma relação entre 10% e alguma divisão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Divida a atividade em dois momentos: nos 10 minutos iniciais, deixe que os alunos analisem individualmente o exercício e nos 5 minutos finais, em dupla, peça que eles socializam com o colega suas estratégias e dúvidas. Contextualize a atividade levando em consideração os elementos que compõem uma cesta básica, a diferença de preços em cada cidade, bem como os reajustes que sofrem. Caso algum aluno termine rapidamente o exercício, incentive-o a desenvolver uma resolução diferente para o mesmo enunciado. Outra opção, é pedir que ele crie um outro enunciado que utilize o mesmo conceito com números e contextos diferentes.

Propósito: Favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades na resolução do problema, fazendo uma conexão com o objetivo da aula.

Materiais Complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • De que formas vocês resolveram?
  • Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Sistematize com os alunos o cálculo mental a partir de 10% e outras porcentagens como 25%, 50% e 75%.

Propósito: Formalizar com a turma uma representação fracionária de algumas porcentagens para facilitar o cálculo mental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Proponha que a atividade seja feita individualmente e estimule maneiras de utilizar o cálculo mental para potencializar o aprendizado da aula

Propósito: Verificar os objetivos de aprendizagem propostos para aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano