Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).
Objetivos Específicos
Calcular porcentagem crescente e decrescente através do cálculo mental.
Conceito-chave
Porcentagem crescente e decrescente; Fatores de aumento e redução.
Recursos Necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o slide com o objetivo da aula e leia com os alunos
Propósito: Apresentar o objetivo da aula
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Encoraje os alunos a retomarem os conhecimentos já adquiridos anteriormente e solicite que realizem esta atividade individualmente, sem uso da calculadora, podendo utilizador fator de redução.
Propósito: Relembrar alguns conhecimentos vistos em aulas anteriores na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- O que vocês entendem por porcentagem crescente e porcentagem decrescente?
- O que vocês entendem por fator de aumento e fator de redução?
- Existe alguma relação entre 50% e alguma divisão?
- Existe alguma relação entre 10% e alguma divisão?
Materiais Complementares:
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Encoraje os alunos a retomarem os conhecimentos já adquiridos anteriormente e solicite que realizem esta atividade individualmente, sem uso da calculadora, podendo utilizador fator de redução.
Propósito: Relembrar alguns conhecimentos vistos em aulas anteriores na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- O que vocês entendem por porcentagem crescente e porcentagem decrescente?
- O que vocês entendem por fator de aumento e fator de redução?
- Existe alguma relação entre 50% e alguma divisão?
- Existe alguma relação entre 10% e alguma divisão?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Divida a atividade em dois momentos: nos 10 minutos iniciais, deixe que os alunos analisem individualmente o exercício e nos 5 minutos finais, em dupla, peça que eles socializam com o colega suas estratégias e dúvidas. Contextualize a atividade levando em consideração os elementos que compõem uma cesta básica, a diferença de preços em cada cidade, bem como os reajustes que sofrem. Caso algum aluno termine rapidamente o exercício, incentive-o a desenvolver uma resolução diferente para o mesmo enunciado. Outra opção, é pedir que ele crie um outro enunciado que utilize o mesmo conceito com números e contextos diferentes.
Propósito: Favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades na resolução do problema, fazendo uma conexão com o objetivo da aula.
Materiais Complementares:
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Sistematize com os alunos o cálculo mental a partir de 10% e outras porcentagens como 25%, 50% e 75%.
Propósito: Formalizar com a turma uma representação fracionária de algumas porcentagens para facilitar o cálculo mental.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Proponha que a atividade seja feita individualmente e estimule maneiras de utilizar o cálculo mental para potencializar o aprendizado da aula
Propósito: Verificar os objetivos de aprendizagem propostos para aula.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar