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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Potenciação no Conjunto dos Racionais

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Potenciação, racionais, intervalos (0,1) e (-1,0)

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Altamiro Marlon Ribeiro

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais ( fluência em cálculo mental; escrito e aproximado ou calculadora)



Objetivos específicos

Investigar com o auxílio da calculadora o comportamento da potenciação com  expoentes inteiros para os diferentes tipos de números racionais.



Conceito-chave

Potenciação, racionais, intervalos (0,1) e (-1,0)

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Calculadoras;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie este momento da aula fazendo uma leitura, junto dos alunos, do conteúdo do Slide 3. Certifique-se que todos os alunos entendam as características de cada conjunto e a relação entre cada um deles. Passe então para os slides 4 e depois 5, que apresentam duas atividades. Você pode projetar e também entregar aos alunos uma versão impressa das atividades. Em seguida, leia atentamente com os alunos os enunciados e solicite que eles respondam as atividades individualmente.

No slide 6, apresenta-se uma resposta para a primeira atividade. Apresente-a aos alunos e peça para que mencionem outros exemplos de números naturais, inteiros e racionais.

Propósito: Resgatar conceitos sobre conjuntos numéricos necessários para a resolução da atividade principal da aula.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie este momento da aula fazendo uma leitura, junto dos alunos, do conteúdo do Slide 3. Certifique-se que todos os alunos entendam as características de cada conjunto e a relação entre cada um deles. Passe então para os slides 4 e depois 5, que apresentam duas atividades. Você pode projetar e também entregar aos alunos uma versão impressa das atividades. Em seguida, leia atentamente com os alunos os enunciados e solicite que eles respondam as atividades individualmente.

No slide 6, apresenta-se uma resposta para a primeira atividade. Apresente-a aos alunos e peça para que mencionem outros exemplos de números naturais, inteiros e racionais.

Propósito: Resgatar conceitos sobre conjuntos numéricos necessários para a resolução da atividade principal da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie este momento da aula fazendo uma leitura, junto dos alunos, do conteúdo do Slide 3. Certifique-se que todos os alunos entendam as características de cada conjunto e a relação entre cada um deles. Passe então para os slides 4 e depois 5, que apresentam duas atividades. Você pode projetar e também entregar aos alunos uma versão impressa das atividades. Em seguida, leia atentamente com os alunos os enunciados e solicite que eles respondam as atividades individualmente.

No slide 6, apresenta-se uma resposta para a primeira atividade. Apresente-a aos alunos e peça para que mencionem outros exemplos de números naturais, inteiros e racionais.

Propósito: Resgatar conceitos sobre conjuntos numéricos necessários para a resolução da atividade principal da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie este momento da aula fazendo uma leitura, junto dos alunos, do conteúdo do Slide 3. Certifique-se que todos os alunos entendam as características de cada conjunto e a relação entre cada um deles. Passe então para os slides 4 e depois 5, que apresentam duas atividades. Você pode projetar e também entregar aos alunos uma versão impressa das atividades. Em seguida, leia atentamente com os alunos os enunciados e solicite que eles respondam as atividades individualmente.

No slide 6, apresenta-se uma resposta para a primeira atividade. Apresente-a aos alunos e peça para que mencionem outros exemplos de números naturais, inteiros e racionais.

Propósito: Resgatar conceitos sobre conjuntos numéricos necessários para a resolução da atividade principal da aula.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Divida os estudantes em duplas ou trios de forma que não fiquem de costas uns para os outros, pois durante a aula haverão momentos de discussões, debates e socialização de ideias. Inicie informando aos alunos as orientações para fazer a atividade, certificando-se que todos estão em grupos e que todos entenderam tais orientações.

Em seguida, projete e/ou entregue uma cópia impressa da atividade, fazendo uma leitura junto dos alunos. Procure esclarecer as possíveis dúvidas e peça para que iniciem a resolução da atividade junto de seus colegas de grupo.

A tabela apresentada no slide 8 deverá ser preenchida com apoio do uso da calculadora, por esse motivo, solicite na aula anterior para que todos tragam as suas calculadoras. Esta atividade foi pensada para ser desenvolvida em um ambiente colaborativo onde todos aprendem com todos, então todos devem contribuir tentando resolver a atividade, solicitando ajuda do professor ou dos colegas sempre que precisar. Circule pela sala neste momento para orientar na resolução da atividade, consulte o guia de intervenções onde constam sugestões de como mediar a resolução da atividade sem fornecer a resposta “pronta” ao aluno.

Propósito: Fazer com que os alunos investiguem a potenciação com expoentes naturais em diferentes tipos de bases racionais com auxílio da calculadora.

Discuta com a turma:

  • O que é um número natural?
  • O que é um número inteiro?
  • O que é um número racional?

Materiais complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Divida os estudantes em duplas ou trios de forma que não fiquem de costas uns para os outros, pois durante a aula haverão momentos de discussões, debates e socialização de ideias. Inicie informando aos alunos as orientações para fazer a atividade, certificando-se que todos estão em grupos e que todos entenderam tais orientações.

Em seguida, projete e/ou entregue uma cópia impressa da atividade, fazendo uma leitura junto dos alunos. Procure esclarecer as possíveis dúvidas e peça para que iniciem a resolução da atividade junto de seus colegas de grupo.

A tabela apresentada no slide 8 deverá ser preenchida com apoio do uso da calculadora, por esse motivo, solicite na aula anterior para que todos tragam as suas calculadoras. Esta atividade foi pensada para ser desenvolvida em um ambiente colaborativo onde todos aprendem com todos, então todos devem contribuir tentando resolver a atividade, solicitando ajuda do professor ou dos colegas sempre que precisar. Circule pela sala neste momento para orientar na resolução da atividade, consulte o guia de intervenções onde constam sugestões de como mediar a resolução da atividade sem fornecer a resposta “pronta” ao aluno.

Propósito: Fazer com que os alunos investiguem a potenciação com expoentes naturais em diferentes tipos de bases racionais com auxílio da calculadora.

Discuta com a turma:

  • O que é um número natural?
  • O que é um número inteiro?
  • O que é um número racional?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Neste momento da aula, será de suma importância ouvir os alunos, e fazer com que eles possam comparar as diferentes respostas que encontraram, de modo que percebam que embora os números escolhidos em cada caso sejam diferentes, o comportamento dos resultados obtidos nos respectivos casos será sempre o mesmo.

Para todo conjunto de resultados apresentados em cada linha, resultantes da potenciação de um número escolhido por um aluno em sua resolução, você deve pedí-lo que se dirija à lousa e localize-os na reta numerada e também que compartilhe com seus colegas suas conclusões sobre o comportamento desse número quando elevado ao quadrado, ao cubo e à quarta potência.

Caso algum aluno faça colocações errôneas sobre os resultados alcançados, faça-lhe perguntas que o induzam a encontrar o erro e corrigí-lo. Você pode também direcionar estes questionamentos para a turma, de modo que todos possam colaborar na aprendizagem do colegas a partir dos erros cometidos. Não esqueça de motivar a habilidade de argumentação dos alunos.

No slide 9 você encontra uma possível resolução para a atividade, dessa forma, além de utilizar as respostas dos alunos, você também pode utilizá-la para levantar questionamentos a respeito da resolução da atividade. Nos slides 10 e 11, você encontrará uma descrição das conclusões que podem ser feitas a partir de cada linha da tabela da atividade, comente-as também com os alunos, pra que possam validar suas conclusões.

Por fim, destaque que todo número diferente de zero, elevado a zero é um, e também que zero elevado a zero é uma indeterminação.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes resoluções encontradas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Por que a atividade pediu para usarmos, quando necessário, apenas uma casa decimal?

Resposta: Quanto maior o expoente de uma base decimal, mais ordens decimais terá a potência, o que dificultaria muito localizá-las na reta numérica.

  • E se a base de uma potência for 1?
  • E se o expoente de uma potência qualquer for 1?
  • E se a base for 0, com expoente natural?
  • E se o expoente for zero, com base qualquer?
  • E se ambos fossem 1?
  • E se ambos fossem 0?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Neste momento da aula, será de suma importância ouvir os alunos, e fazer com que eles possam comparar as diferentes respostas que encontraram, de modo que percebam que embora os números escolhidos em cada caso sejam diferentes, o comportamento dos resultados obtidos nos respectivos casos será sempre o mesmo.

Para todo conjunto de resultados apresentados em cada linha, resultantes da potenciação de um número escolhido por um aluno em sua resolução, você deve pedí-lo que se dirija à lousa e localize-os na reta numerada e também que compartilhe com seus colegas suas conclusões sobre o comportamento desse número quando elevado ao quadrado, ao cubo e à quarta potência.

Caso algum aluno faça colocações errôneas sobre os resultados alcançados, faça-lhe perguntas que o induzam a encontrar o erro e corrigí-lo. Você pode também direcionar estes questionamentos para a turma, de modo que todos possam colaborar na aprendizagem do colegas a partir dos erros cometidos. Não esqueça de motivar a habilidade de argumentação dos alunos.

No slide 9 você encontra uma possível resolução para a atividade, dessa forma, além de utilizar as respostas dos alunos, você também pode utilizá-la para levantar questionamentos a respeito da resolução da atividade. Nos slides 10 e 11, você encontrará uma descrição das conclusões que podem ser feitas a partir de cada linha da tabela da atividade, comente-as também com os alunos, pra que possam validar suas conclusões.

Por fim, destaque que todo número diferente de zero, elevado a zero é um, e também que zero elevado a zero é uma indeterminação.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes resoluções encontradas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Por que a atividade pediu para usarmos, quando necessário, apenas uma casa decimal?

Resposta: Quanto maior o expoente de uma base decimal, mais ordens decimais terá a potência, o que dificultaria muito localizá-las na reta numérica.

  • E se a base de uma potência for 1?
  • E se o expoente de uma potência qualquer for 1?
  • E se a base for 0, com expoente natural?
  • E se o expoente for zero, com base qualquer?
  • E se ambos fossem 1?
  • E se ambos fossem 0?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Neste momento da aula, será de suma importância ouvir os alunos, e fazer com que eles possam comparar as diferentes respostas que encontraram, de modo que percebam que embora os números escolhidos em cada caso sejam diferentes, o comportamento dos resultados obtidos nos respectivos casos será sempre o mesmo.

Para todo conjunto de resultados apresentados em cada linha, resultantes da potenciação de um número escolhido por um aluno em sua resolução, você deve pedir que se dirija à lousa e localize-os na reta numerada e também que compartilhe com seus colegas suas conclusões sobre o comportamento deste número quando elevado ao quadrado, ao cubo e à quarta potência.

Caso algum aluno faça colocações errôneas sobre os resultados alcançados, faça-lhe perguntas que o induzam a encontrar o erro e corrigí-lo. Você pode também direcionar estes questionamentos para a turma, de modo que todos possam colaborar na aprendizagem do colegas a partir dos erros cometidos. Não esqueça de motivar a habilidade de argumentação dos alunos.

No slide 9 você encontra uma possível resolução para a atividade, dessa forma, além de utilizar as respostas dos alunos, você também pode utilizá-la para levantar questionamentos a respeito da resolução da atividade. Nos slides 10 e 11, você encontrará uma descrição das conclusões que podem ser feitas a partir de cada linha da tabela da atividade, comente-as também com os alunos, para que possam validar suas conclusões.

Por fim, destaque que todo número diferente de zero, elevado a zero é um, e também que zero elevado a zero é uma indeterminação.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes resoluções encontradas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Por que a atividade pediu para usarmos, quando necessário, apenas uma casa decimal?

Resposta: Quanto maior o expoente de uma base decimal, mais ordens decimais terá a potência, o que dificultaria muito localizá-las na reta numérica.

  • E se a base de uma potência for 1?
  • E se o expoente de uma potência qualquer for 1?
  • E se a base for 0, com expoente natural?
  • E se o expoente for zero, com base qualquer?
  • E se ambos fossem 1?
  • E se ambos fossem 0?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: O texto do slide concentra as principais aprendizagens da aula. Explique este texto para os alunos e verifique se ainda há dúvidas, esclarecendo-as.

Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a resolução das atividades da aula.

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete e/ou entregue a atividade impressa aos alunos e peça para que façam uma leitura de seu enunciado. Em seguida, verifique se todos compreenderam a atividade e se sabem o que devem fazer. Peça então que todos resolvam e enquanto resolvem, circule pela sala, verificando as principais estratégias utilizadas pelos alunos e se ainda há dificuldades em relação ao conteúdo estudado. Lembre-se que neste momento você estará avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula, procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais ( fluência em cálculo mental; escrito e aproximado ou calculadora)



Objetivos específicos

Investigar com o auxílio da calculadora o comportamento da potenciação com  expoentes inteiros para os diferentes tipos de números racionais.



Conceito-chave

Potenciação, racionais, intervalos (0,1) e (-1,0)

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Calculadoras;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie este momento da aula fazendo uma leitura, junto dos alunos, do conteúdo do Slide 3. Certifique-se que todos os alunos entendam as características de cada conjunto e a relação entre cada um deles. Passe então para os slides 4 e depois 5, que apresentam duas atividades. Você pode projetar e também entregar aos alunos uma versão impressa das atividades. Em seguida, leia atentamente com os alunos os enunciados e solicite que eles respondam as atividades individualmente.

No slide 6, apresenta-se uma resposta para a primeira atividade. Apresente-a aos alunos e peça para que mencionem outros exemplos de números naturais, inteiros e racionais.

Propósito: Resgatar conceitos sobre conjuntos numéricos necessários para a resolução da atividade principal da aula.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie este momento da aula fazendo uma leitura, junto dos alunos, do conteúdo do Slide 3. Certifique-se que todos os alunos entendam as características de cada conjunto e a relação entre cada um deles. Passe então para os slides 4 e depois 5, que apresentam duas atividades. Você pode projetar e também entregar aos alunos uma versão impressa das atividades. Em seguida, leia atentamente com os alunos os enunciados e solicite que eles respondam as atividades individualmente.

No slide 6, apresenta-se uma resposta para a primeira atividade. Apresente-a aos alunos e peça para que mencionem outros exemplos de números naturais, inteiros e racionais.

Propósito: Resgatar conceitos sobre conjuntos numéricos necessários para a resolução da atividade principal da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie este momento da aula fazendo uma leitura, junto dos alunos, do conteúdo do Slide 3. Certifique-se que todos os alunos entendam as características de cada conjunto e a relação entre cada um deles. Passe então para os slides 4 e depois 5, que apresentam duas atividades. Você pode projetar e também entregar aos alunos uma versão impressa das atividades. Em seguida, leia atentamente com os alunos os enunciados e solicite que eles respondam as atividades individualmente.

No slide 6, apresenta-se uma resposta para a primeira atividade. Apresente-a aos alunos e peça para que mencionem outros exemplos de números naturais, inteiros e racionais.

Propósito: Resgatar conceitos sobre conjuntos numéricos necessários para a resolução da atividade principal da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie este momento da aula fazendo uma leitura, junto dos alunos, do conteúdo do Slide 3. Certifique-se que todos os alunos entendam as características de cada conjunto e a relação entre cada um deles. Passe então para os slides 4 e depois 5, que apresentam duas atividades. Você pode projetar e também entregar aos alunos uma versão impressa das atividades. Em seguida, leia atentamente com os alunos os enunciados e solicite que eles respondam as atividades individualmente.

No slide 6, apresenta-se uma resposta para a primeira atividade. Apresente-a aos alunos e peça para que mencionem outros exemplos de números naturais, inteiros e racionais.

Propósito: Resgatar conceitos sobre conjuntos numéricos necessários para a resolução da atividade principal da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Divida os estudantes em duplas ou trios de forma que não fiquem de costas uns para os outros, pois durante a aula haverão momentos de discussões, debates e socialização de ideias. Inicie informando aos alunos as orientações para fazer a atividade, certificando-se que todos estão em grupos e que todos entenderam tais orientações.

Em seguida, projete e/ou entregue uma cópia impressa da atividade, fazendo uma leitura junto dos alunos. Procure esclarecer as possíveis dúvidas e peça para que iniciem a resolução da atividade junto de seus colegas de grupo.

A tabela apresentada no slide 8 deverá ser preenchida com apoio do uso da calculadora, por esse motivo, solicite na aula anterior para que todos tragam as suas calculadoras. Esta atividade foi pensada para ser desenvolvida em um ambiente colaborativo onde todos aprendem com todos, então todos devem contribuir tentando resolver a atividade, solicitando ajuda do professor ou dos colegas sempre que precisar. Circule pela sala neste momento para orientar na resolução da atividade, consulte o guia de intervenções onde constam sugestões de como mediar a resolução da atividade sem fornecer a resposta “pronta” ao aluno.

Propósito: Fazer com que os alunos investiguem a potenciação com expoentes naturais em diferentes tipos de bases racionais com auxílio da calculadora.

Discuta com a turma:

  • O que é um número natural?
  • O que é um número inteiro?
  • O que é um número racional?

Materiais complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Divida os estudantes em duplas ou trios de forma que não fiquem de costas uns para os outros, pois durante a aula haverão momentos de discussões, debates e socialização de ideias. Inicie informando aos alunos as orientações para fazer a atividade, certificando-se que todos estão em grupos e que todos entenderam tais orientações.

Em seguida, projete e/ou entregue uma cópia impressa da atividade, fazendo uma leitura junto dos alunos. Procure esclarecer as possíveis dúvidas e peça para que iniciem a resolução da atividade junto de seus colegas de grupo.

A tabela apresentada no slide 8 deverá ser preenchida com apoio do uso da calculadora, por esse motivo, solicite na aula anterior para que todos tragam as suas calculadoras. Esta atividade foi pensada para ser desenvolvida em um ambiente colaborativo onde todos aprendem com todos, então todos devem contribuir tentando resolver a atividade, solicitando ajuda do professor ou dos colegas sempre que precisar. Circule pela sala neste momento para orientar na resolução da atividade, consulte o guia de intervenções onde constam sugestões de como mediar a resolução da atividade sem fornecer a resposta “pronta” ao aluno.

Propósito: Fazer com que os alunos investiguem a potenciação com expoentes naturais em diferentes tipos de bases racionais com auxílio da calculadora.

Discuta com a turma:

  • O que é um número natural?
  • O que é um número inteiro?
  • O que é um número racional?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Neste momento da aula, será de suma importância ouvir os alunos, e fazer com que eles possam comparar as diferentes respostas que encontraram, de modo que percebam que embora os números escolhidos em cada caso sejam diferentes, o comportamento dos resultados obtidos nos respectivos casos será sempre o mesmo.

Para todo conjunto de resultados apresentados em cada linha, resultantes da potenciação de um número escolhido por um aluno em sua resolução, você deve pedí-lo que se dirija à lousa e localize-os na reta numerada e também que compartilhe com seus colegas suas conclusões sobre o comportamento desse número quando elevado ao quadrado, ao cubo e à quarta potência.

Caso algum aluno faça colocações errôneas sobre os resultados alcançados, faça-lhe perguntas que o induzam a encontrar o erro e corrigí-lo. Você pode também direcionar estes questionamentos para a turma, de modo que todos possam colaborar na aprendizagem do colegas a partir dos erros cometidos. Não esqueça de motivar a habilidade de argumentação dos alunos.

No slide 9 você encontra uma possível resolução para a atividade, dessa forma, além de utilizar as respostas dos alunos, você também pode utilizá-la para levantar questionamentos a respeito da resolução da atividade. Nos slides 10 e 11, você encontrará uma descrição das conclusões que podem ser feitas a partir de cada linha da tabela da atividade, comente-as também com os alunos, pra que possam validar suas conclusões.

Por fim, destaque que todo número diferente de zero, elevado a zero é um, e também que zero elevado a zero é uma indeterminação.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes resoluções encontradas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Por que a atividade pediu para usarmos, quando necessário, apenas uma casa decimal?

Resposta: Quanto maior o expoente de uma base decimal, mais ordens decimais terá a potência, o que dificultaria muito localizá-las na reta numérica.

  • E se a base de uma potência for 1?
  • E se o expoente de uma potência qualquer for 1?
  • E se a base for 0, com expoente natural?
  • E se o expoente for zero, com base qualquer?
  • E se ambos fossem 1?
  • E se ambos fossem 0?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Neste momento da aula, será de suma importância ouvir os alunos, e fazer com que eles possam comparar as diferentes respostas que encontraram, de modo que percebam que embora os números escolhidos em cada caso sejam diferentes, o comportamento dos resultados obtidos nos respectivos casos será sempre o mesmo.

Para todo conjunto de resultados apresentados em cada linha, resultantes da potenciação de um número escolhido por um aluno em sua resolução, você deve pedí-lo que se dirija à lousa e localize-os na reta numerada e também que compartilhe com seus colegas suas conclusões sobre o comportamento desse número quando elevado ao quadrado, ao cubo e à quarta potência.

Caso algum aluno faça colocações errôneas sobre os resultados alcançados, faça-lhe perguntas que o induzam a encontrar o erro e corrigí-lo. Você pode também direcionar estes questionamentos para a turma, de modo que todos possam colaborar na aprendizagem do colegas a partir dos erros cometidos. Não esqueça de motivar a habilidade de argumentação dos alunos.

No slide 9 você encontra uma possível resolução para a atividade, dessa forma, além de utilizar as respostas dos alunos, você também pode utilizá-la para levantar questionamentos a respeito da resolução da atividade. Nos slides 10 e 11, você encontrará uma descrição das conclusões que podem ser feitas a partir de cada linha da tabela da atividade, comente-as também com os alunos, pra que possam validar suas conclusões.

Por fim, destaque que todo número diferente de zero, elevado a zero é um, e também que zero elevado a zero é uma indeterminação.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes resoluções encontradas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Por que a atividade pediu para usarmos, quando necessário, apenas uma casa decimal?

Resposta: Quanto maior o expoente de uma base decimal, mais ordens decimais terá a potência, o que dificultaria muito localizá-las na reta numérica.

  • E se a base de uma potência for 1?
  • E se o expoente de uma potência qualquer for 1?
  • E se a base for 0, com expoente natural?
  • E se o expoente for zero, com base qualquer?
  • E se ambos fossem 1?
  • E se ambos fossem 0?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Neste momento da aula, será de suma importância ouvir os alunos, e fazer com que eles possam comparar as diferentes respostas que encontraram, de modo que percebam que embora os números escolhidos em cada caso sejam diferentes, o comportamento dos resultados obtidos nos respectivos casos será sempre o mesmo.

Para todo conjunto de resultados apresentados em cada linha, resultantes da potenciação de um número escolhido por um aluno em sua resolução, você deve pedir que se dirija à lousa e localize-os na reta numerada e também que compartilhe com seus colegas suas conclusões sobre o comportamento deste número quando elevado ao quadrado, ao cubo e à quarta potência.

Caso algum aluno faça colocações errôneas sobre os resultados alcançados, faça-lhe perguntas que o induzam a encontrar o erro e corrigí-lo. Você pode também direcionar estes questionamentos para a turma, de modo que todos possam colaborar na aprendizagem do colegas a partir dos erros cometidos. Não esqueça de motivar a habilidade de argumentação dos alunos.

No slide 9 você encontra uma possível resolução para a atividade, dessa forma, além de utilizar as respostas dos alunos, você também pode utilizá-la para levantar questionamentos a respeito da resolução da atividade. Nos slides 10 e 11, você encontrará uma descrição das conclusões que podem ser feitas a partir de cada linha da tabela da atividade, comente-as também com os alunos, para que possam validar suas conclusões.

Por fim, destaque que todo número diferente de zero, elevado a zero é um, e também que zero elevado a zero é uma indeterminação.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes resoluções encontradas para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Por que a atividade pediu para usarmos, quando necessário, apenas uma casa decimal?

Resposta: Quanto maior o expoente de uma base decimal, mais ordens decimais terá a potência, o que dificultaria muito localizá-las na reta numérica.

  • E se a base de uma potência for 1?
  • E se o expoente de uma potência qualquer for 1?
  • E se a base for 0, com expoente natural?
  • E se o expoente for zero, com base qualquer?
  • E se ambos fossem 1?
  • E se ambos fossem 0?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: O texto do slide concentra as principais aprendizagens da aula. Explique este texto para os alunos e verifique se ainda há dúvidas, esclarecendo-as.

Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a resolução das atividades da aula.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete e/ou entregue a atividade impressa aos alunos e peça para que façam uma leitura de seu enunciado. Em seguida, verifique se todos compreenderam a atividade e se sabem o que devem fazer. Peça então que todos resolvam e enquanto resolvem, circule pela sala, verificando as principais estratégias utilizadas pelos alunos e se ainda há dificuldades em relação ao conteúdo estudado. Lembre-se que neste momento você estará avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula, procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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