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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Propriedade Distributiva da Multiplicação em Relação à Adição

Plano de aula de Matemática com atividades para 8o do Fundamental sobre propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivos Específicos

Generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição

Conceito-chave

Propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Recursos Necessários

- Lápis

- Papel

- Atividades impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes e, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos. Escolha alguns e represente-os por meio de uma sentença matemática, por exemplo: 3 x 23 = 3 x (20 + 3).

Propósito: Relacionar o conhecimento da propriedade distributiva em relação à adição, com a utilização do campo numérico, e assim, estabelecer mais conhecimento com a propriedade.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ideia da propriedade distributiva em relação à adição, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
  • Qual é a função da utilização da incógnita n?

Atividade principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ideia da propriedade distributiva em relação à adição, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
  • Qual é a função da utilização da incógnita n?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da propriedade distributiva em relação à adição, bem como, a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem Algébrica)?
  • Como vocês enxergam a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem).

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da propriedade distributiva em relação à adição, bem como, a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem Algébrica)?
  • Como vocês enxergam a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem).

Sistematização de Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipóteses e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando-as. Esse caminho percorrido norteou o aluno para que verificasse e compreendesse a generalização da propriedade distributiva em relação à adição. Desta forma, ordene os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância da propriedade da multiplicação em relação à adição.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então identifique e anote os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivos Específicos

Generalizar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição

Conceito-chave

Propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Recursos Necessários

- Lápis

- Papel

- Atividades impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes e, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos. Escolha alguns e represente-os por meio de uma sentença matemática, por exemplo: 3 x 23 = 3 x (20 + 3).

Propósito: Relacionar o conhecimento da propriedade distributiva em relação à adição, com a utilização do campo numérico, e assim, estabelecer mais conhecimento com a propriedade.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ideia da propriedade distributiva em relação à adição, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
  • Qual é a função da utilização da incógnita n?

Atividade principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ideia da propriedade distributiva em relação à adição, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
  • Qual é a função da utilização da incógnita n?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da propriedade distributiva em relação à adição, bem como, a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem Algébrica)?
  • Como vocês enxergam a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da propriedade distributiva em relação à adição, bem como, a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem Algébrica)?
  • Como vocês enxergam a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipóteses e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando-as. Esse caminho percorrido norteou o aluno para que verificasse e compreendesse a generalização da propriedade distributiva em relação à adição. Desta forma, ordene os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância da propriedade da multiplicação em relação à adição.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então identifique e anote os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da atividade complementar

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