10485
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - O QUE EXISTE ENTRE ZERO E UM?

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Multiplicação, divisão, intervalo [0,1], falsas generalizações.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Altamiro Marlon Ribeiro

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais ( fluência em cálculo mental; escrito e aproximado ou calculadora)



Objetivos específicos

Estabelecer generalizações para a multiplicação e a divisão de  racionais na forma decimal entre zero e um, maiores que um e menores que -1 usando  estimativas mentais e calculadora.

Conceito-chave

Multiplicação, divisão, intervalo [0,1], falsas generalizações.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Calculadoras;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Antes de iniciar, organize a sala em forma de meia lua em torno do quadro. Inicie então este momento da aula fazendo aos alunos o questionamento do slide 3. Deixe que pensem por um tempo e anote algumas considerações deles no quadro, para validá-las ou refutá-las ao fim da aula.

Em seguida, entregue uma cópia impressa da atividade e/ou projete o slide 4. Peça então para que os alunos peguem suas calculadoras (que deverá ser solicitada em aulas anteriores) e efetuem os cálculos, anotando os resultados na tabela da atividade que receberam. Em seguida, peça para que respondam nos espaços da folha que foi entregue o item B.

Pergunte então o que eles reponderam nos dois tópicos do item B. Deixe os alunos à vontade, por mais que tenham respondido errado, pois assim, poderão logo depois corrigir seus erros e aprender como evitá-los.

Passe então para o slide 5 e leia junto dos alunos as informações sobre os tópicos do item B, apresentadas no balão da fala da personagem.

Propósito: Retomar os conhecimentos e habilidades necessários para uma boa compreensão da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o menor número que você obteve? E o maior?
  • No objetivo da aula apresentado pela classe fala apenas de multiplicação e divisão. Que justificativa podemos dar para que a potenciação esteja contemplada na atividade?

Possível resposta: Por definição, a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais. E a multiplicação está contemplada em nosso objetivo para esta aula.

  • Uma das funções da calculadora é agilizar alguns processos mecânicos de cálculos que demoraram muito para fazer manualmente, ela dá resultados precisos com bastante rapidez. Nessa aula qual será a função da calculadora?

Possível Resposta: A calculadora irá nos auxiliar na investigação de alguns padrões que vamos encontrar em nossa atividade, também vai dar agilidade para os cálculos a serem feitos, se tivéssemos que efetuar os cálculos manualmente demandaria uma quantidade excessiva de tempo.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Antes de iniciar, organize a sala em forma de meia lua em torno do quadro. Inicie então este momento da aula fazendo aos alunos o questionamento do slide 3. Deixe que pensem por um tempo e anote algumas considerações deles no quadro, para validá-las ou refutá-las ao fim da aula.

Em seguida, entregue uma cópia impressa da atividade e/ou projete o slide 4. Peça então para que os alunos peguem suas calculadoras (que deverá ser solicitada em aulas anteriores) e efetuem os cálculos, anotando os resultados na tabela da atividade que receberam. Em seguida, peça para que respondam nos espaços da folha que foi entregue o item B.

Pergunte então o que eles reponderam nos dois tópicos do item B. Deixe os alunos à vontade, por mais que tenham respondido errado, pois assim, poderão logo depois corrigir seus erros e aprender como evitá-los.

Passe então para o slide 5 e leia junto dos alunos as informações sobre os tópicos do item B, apresentadas no balão da fala da personagem.

Propósito: Retomar os conhecimentos e habilidades necessários para uma boa compreensão da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o menor número que você obteve? E o maior?
  • No objetivo da aula apresentado pela classe fala apenas de multiplicação e divisão. Que justificativa podemos dar para que a potenciação esteja contemplada na atividade?

Possível resposta: Por definição, a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais. E a multiplicação está contemplada em nosso objetivo para esta aula.

  • Uma das funções da calculadora é agilizar alguns processos mecânicos de cálculos que demoraram muito para fazer manualmente, ela dá resultados precisos com bastante rapidez. Nessa aula qual será a função da calculadora?

Possível Resposta: A calculadora irá nos auxiliar na investigação de alguns padrões que vamos encontrar em nossa atividade, também vai dar agilidade para os cálculos a serem feitos, se tivéssemos que efetuar os cálculos manualmente demandaria uma quantidade excessiva de tempo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Antes de iniciar, organize a sala em forma de meia lua em torno do quadro. Inicie então este momento da aula fazendo aos alunos o questionamento do slide 3. Deixe que pensem por um tempo e anote algumas considerações deles no quadro, para validá-las ou refutá-las ao fim da aula.

Em seguida, entregue uma cópia impressa da atividade e/ou projete o slide 4. Peça então para que os alunos peguem suas calculadoras (que deverá ser solicitada em aulas anteriores) e efetuem os cálculos, anotando os resultados na tabela da atividade que receberam. Em seguida, peça para que respondam nos espaços da folha que foi entregue o item B.

Pergunte então o que eles reponderam nos dois tópicos do item B. Deixe os alunos à vontade, por mais que tenham respondido errado, pois assim, poderão logo depois corrigir seus erros e aprender como evitá-los.

Passe então para o slide 5 e leia junto dos alunos as informações sobre os tópicos do item B, apresentadas no balão da fala da personagem.

Propósito: Retomar os conhecimentos e habilidades necessários para uma boa compreensão da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o menor número que você obteve? E o maior?
  • No objetivo da aula apresentado pela classe fala apenas de multiplicação e divisão. Que justificativa podemos dar para que a potenciação esteja contemplada na atividade?

Possível resposta: Por definição, a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais. E a multiplicação está contemplada em nosso objetivo para esta aula.

  • Uma das funções da calculadora é agilizar alguns processos mecânicos de cálculos que demoraram muito para fazer manualmente, ela dá resultados precisos com bastante rapidez. Nessa aula qual será a função da calculadora?

Possível Resposta: A calculadora irá nos auxiliar na investigação de alguns padrões que vamos encontrar em nossa atividade, também vai dar agilidade para os cálculos a serem feitos, se tivéssemos que efetuar os cálculos manualmente demandaria uma quantidade excessiva de tempo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Projete e/ou entregue uma cópia impressa da atividade, aos alunos e faça uma leitura conjunta. Peça então para que iniciem a resolução da atividade individualmente. Solicite também para que utilizem a calculadora para encontrar o resultado do item “Leitura no display” da atividade.

Após responderem, passados cerca de 10 minutos de atividade, solicite que os alunos respondam o item B e compartilhem suas respostas com colegas próximos.

Enquanto os alunos respondem toda a atividade, circule pela sala para tirar suas eventuais dúvidas e ajudar aqueles que estão com dificuldades. Consulte o guia de intervenções para verificar sugestões de como mediar a resolução da atividade sem dar a resposta certa ao aluno, mas estimulando-o a pensar matematicamente.

Propósito: Fazer com que os alunos trabalhem individualmente e em grupo em busca da resolução da atividade e da ampliação de conhecimentos.

Discuta com a truma:

  • Esta atividade foi criada para ser desenvolvida em um ambiente colaborativo onde todos aprendem com todos, então todos devem contribuir tentando resolver a atividade solicitando ajuda do professor ou dos colegas sempre que precisar.

Materiais complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Projete e/ou entregue uma cópia impressa da atividade, aos alunos e faça uma leitura conjunta. Peça então para que iniciem a resolução da atividade individualmente. Solicite também para que utilizem a calculadora para encontrar o resultado do item “Leitura no display” da atividade.

Após responderem, passados cerca de 10 minutos de atividade, solicite que os alunos respondam o item B e compartilhem suas respostas com colegas próximos.

Enquanto os alunos respondem toda a atividade, circule pela sala para tirar suas eventuais dúvidas e ajudar aqueles que estão com dificuldades. Consulte o guia de intervenções para verificar sugestões de como mediar a resolução da atividade sem dar a resposta certa ao aluno, mas estimulando-o a pensar matematicamente.

Propósito: Fazer com que os alunos trabalhem individualmente e em grupo em busca da resolução da atividade e da ampliação de conhecimentos.

Discuta com a truma:

  • A responsabilidade pelo aprendizado é individual, portanto, os estudantes devem ter consciência de que o esforço na resolução tem que ser seu e não esperar um colega próximo fazer e copiar o resultado. A atividade é desenvolvida em um ambiente colaborativo onde todos aprendem com todos, então todos devem contribuir tentando resolver a atividade solicitando ajuda do professor ou dos colegas sempre que precisar.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 13 a 15)

Orientações: O conteúdo dos slides 13 a 15 concentram os principais conceitos contemplados nesta aula. Explique o texto dos slides, verifique se ainda há dúvidas, e esclareça-as, pois o próximo momento da aula é a verificação da aprendizagem por meio do raio x.

Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a resolução das atividades da aula.

Discuta com a turma:

  • Questione ainda há alguma dúvida.
  • Enfatize e discuta junto com a turma as conclusões para racionais negativos.
  • O que foi alterado em sua compreensão após a atividade principal?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 13 a 15)

Orientações: O conteúdo dos slides 13 a 15 concentram os principais conceitos contemplados nesta aula. Explique o texto dos slides, verifique se ainda há dúvidas, e esclareça-as, pois o próximo momento da aula é a verificação da aprendizagem por meio do raio x.

Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a resolução das atividades da aula.

Discuta com a turma:

  • Questione ainda há alguma dúvida.
  • Enfatize e discuta junto com a turma as conclusões para racionais negativos.
  • O que foi alterado em sua compreensão após a atividade principal?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 13 a 15)

Orientações: O conteúdo dos slides 13 a 15 concentram os principais conceitos contemplados nesta aula. Explique o texto dos slides, verifique se ainda há dúvidas, e esclareça-as, pois o próximo momento da aula é a verificação da aprendizagem por meio do raio x.

Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a resolução das atividades da aula.

Discuta com a turma:

  • Questione ainda há alguma dúvida.
  • Enfatize e discuta junto com a turma as conclusões para racionais negativos.
  • O que foi alterado em sua compreensão após a atividade principal?

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia junto dos alunos o enunciado da atividade e verifiquem se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer, e pedir para que resolvam. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os 3 minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais ( fluência em cálculo mental; escrito e aproximado ou calculadora)



Objetivos específicos

Estabelecer generalizações para a multiplicação e a divisão de  racionais na forma decimal entre zero e um, maiores que um e menores que -1 usando  estimativas mentais e calculadora.

Conceito-chave

Multiplicação, divisão, intervalo [0,1], falsas generalizações.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Calculadoras;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Antes de iniciar, organize a sala em forma de meia lua em torno do quadro. Inicie então este momento da aula fazendo aos alunos o questionamento do slide 3. Deixe que pensem por um tempo e anote algumas considerações deles no quadro, para validá-las ou refutá-las ao fim da aula.

Em seguida, entregue uma cópia impressa da atividade e/ou projete o slide 4. Peça então para que os alunos peguem suas calculadoras (que deverá ser solicitada em aulas anteriores) e efetuem os cálculos, anotando os resultados na tabela da atividade que receberam. Em seguida, peça para que respondam nos espaços da folha que foi entregue o item B.

Pergunte então o que eles reponderam nos dois tópicos do item B. Deixe os alunos à vontade, por mais que tenham respondido errado, pois assim, poderão logo depois corrigir seus erros e aprender como evitá-los.

Passe então para o slide 5 e leia junto dos alunos as informações sobre os tópicos do item B, apresentadas no balão da fala da personagem.

Propósito: Retomar os conhecimentos e habilidades necessários para uma boa compreensão da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o menor número que você obteve? E o maior?
  • No objetivo da aula apresentado pela classe fala apenas de multiplicação e divisão. Que justificativa podemos dar para que a potenciação esteja contemplada na atividade?

Possível resposta: Por definição, a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais. E a multiplicação está contemplada em nosso objetivo para esta aula.

  • Uma das funções da calculadora é agilizar alguns processos mecânicos de cálculos que demoraram muito para fazer manualmente, ela dá resultados precisos com bastante rapidez. Nessa aula qual será a função da calculadora?

Possível Resposta: A calculadora irá nos auxiliar na investigação de alguns padrões que vamos encontrar em nossa atividade, também vai dar agilidade para os cálculos a serem feitos, se tivéssemos que efetuar os cálculos manualmente demandaria uma quantidade excessiva de tempo.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Antes de iniciar, organize a sala em forma de meia lua em torno do quadro. Inicie então este momento da aula fazendo aos alunos o questionamento do slide 3. Deixe que pensem por um tempo e anote algumas considerações deles no quadro, para validá-las ou refutá-las ao fim da aula.

Em seguida, entregue uma cópia impressa da atividade e/ou projete o slide 4. Peça então para que os alunos peguem suas calculadoras (que deverá ser solicitada em aulas anteriores) e efetuem os cálculos, anotando os resultados na tabela da atividade que receberam. Em seguida, peça para que respondam nos espaços da folha que foi entregue o item B.

Pergunte então o que eles reponderam nos dois tópicos do item B. Deixe os alunos à vontade, por mais que tenham respondido errado, pois assim, poderão logo depois corrigir seus erros e aprender como evitá-los.

Passe então para o slide 5 e leia junto dos alunos as informações sobre os tópicos do item B, apresentadas no balão da fala da personagem.

Propósito: Retomar os conhecimentos e habilidades necessários para uma boa compreensão da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o menor número que você obteve? E o maior?
  • No objetivo da aula apresentado pela classe fala apenas de multiplicação e divisão. Que justificativa podemos dar para que a potenciação esteja contemplada na atividade?

Possível resposta: Por definição, a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais. E a multiplicação está contemplada em nosso objetivo para esta aula.

  • Uma das funções da calculadora é agilizar alguns processos mecânicos de cálculos que demoraram muito para fazer manualmente, ela dá resultados precisos com bastante rapidez. Nessa aula qual será a função da calculadora?

Possível Resposta: A calculadora irá nos auxiliar na investigação de alguns padrões que vamos encontrar em nossa atividade, também vai dar agilidade para os cálculos a serem feitos, se tivéssemos que efetuar os cálculos manualmente demandaria uma quantidade excessiva de tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (slides 3 a 5)

Orientações: Antes de iniciar, organize a sala em forma de meia lua em torno do quadro. Inicie então este momento da aula fazendo aos alunos o questionamento do slide 3. Deixe que pensem por um tempo e anote algumas considerações deles no quadro, para validá-las ou refutá-las ao fim da aula.

Em seguida, entregue uma cópia impressa da atividade e/ou projete o slide 4. Peça então para que os alunos peguem suas calculadoras (que deverá ser solicitada em aulas anteriores) e efetuem os cálculos, anotando os resultados na tabela da atividade que receberam. Em seguida, peça para que respondam nos espaços da folha que foi entregue o item B.

Pergunte então o que eles reponderam nos dois tópicos do item B. Deixe os alunos à vontade, por mais que tenham respondido errado, pois assim, poderão logo depois corrigir seus erros e aprender como evitá-los.

Passe então para o slide 5 e leia junto dos alunos as informações sobre os tópicos do item B, apresentadas no balão da fala da personagem.

Propósito: Retomar os conhecimentos e habilidades necessários para uma boa compreensão da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o menor número que você obteve? E o maior?
  • No objetivo da aula apresentado pela classe fala apenas de multiplicação e divisão. Que justificativa podemos dar para que a potenciação esteja contemplada na atividade?

Possível resposta: Por definição, a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais. E a multiplicação está contemplada em nosso objetivo para esta aula.

  • Uma das funções da calculadora é agilizar alguns processos mecânicos de cálculos que demoraram muito para fazer manualmente, ela dá resultados precisos com bastante rapidez. Nessa aula qual será a função da calculadora?

Possível Resposta: A calculadora irá nos auxiliar na investigação de alguns padrões que vamos encontrar em nossa atividade, também vai dar agilidade para os cálculos a serem feitos, se tivéssemos que efetuar os cálculos manualmente demandaria uma quantidade excessiva de tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Projete e/ou entregue uma cópia impressa da atividade, aos alunos e faça uma leitura conjunta. Peça então para que iniciem a resolução da atividade individualmente. Solicite também para que utilizem a calculadora para encontrar o resultado do item “Leitura no display” da atividade.

Após responderem, passados cerca de 10 minutos de atividade, solicite que os alunos respondam o item B e compartilhem suas respostas com colegas próximos.

Enquanto os alunos respondem toda a atividade, circule pela sala para tirar suas eventuais dúvidas e ajudar aqueles que estão com dificuldades. Consulte o guia de intervenções para verificar sugestões de como mediar a resolução da atividade sem dar a resposta certa ao aluno, mas estimulando-o a pensar matematicamente.

Propósito: Fazer com que os alunos trabalhem individualmente e em grupo em busca da resolução da atividade e da ampliação de conhecimentos.

Discuta com a truma:

  • Esta atividade foi criada para ser desenvolvida em um ambiente colaborativo onde todos aprendem com todos, então todos devem contribuir tentando resolver a atividade solicitando ajuda do professor ou dos colegas sempre que precisar.

Materiais complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Projete e/ou entregue uma cópia impressa da atividade, aos alunos e faça uma leitura conjunta. Peça então para que iniciem a resolução da atividade individualmente. Solicite também para que utilizem a calculadora para encontrar o resultado do item “Leitura no display” da atividade.

Após responderem, passados cerca de 10 minutos de atividade, solicite que os alunos respondam o item B e compartilhem suas respostas com colegas próximos.

Enquanto os alunos respondem toda a atividade, circule pela sala para tirar suas eventuais dúvidas e ajudar aqueles que estão com dificuldades. Consulte o guia de intervenções para verificar sugestões de como mediar a resolução da atividade sem dar a resposta certa ao aluno, mas estimulando-o a pensar matematicamente.

Propósito: Fazer com que os alunos trabalhem individualmente e em grupo em busca da resolução da atividade e da ampliação de conhecimentos.

Discuta com a truma:

  • A responsabilidade pelo aprendizado é individual, portanto, os estudantes devem ter consciência de que o esforço na resolução tem que ser seu e não esperar um colega próximo fazer e copiar o resultado. A atividade é desenvolvida em um ambiente colaborativo onde todos aprendem com todos, então todos devem contribuir tentando resolver a atividade solicitando ajuda do professor ou dos colegas sempre que precisar.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas tabelas, especialmente suas estimativas, se acertaram muitas, poucas ou quais foram. Em seguida, peça que compartilhem suas conclusões no item B e também que justifiquem o motivo de cada uma delas, ainda que tenham feito errado ou apresentem dúvidas, pois esse será o momento mais adequado para verificar como e porque os erros ocorreram. Valorize a participação dos alunos, provoque um debate matemático, sempre que alguém apresentar uma solução, pergunte se outros fizeram do mesmo jeito ou diferente. Caso os alunos não consigam alcançar argumentos satisfatórios sozinhos faça as devidas intervenções até que consigam atingir os objetivos propostos para a aula.

Nos slides 9 a 12, você encontra sugestões de respostas para todos os casos estudados na atividade, se necessário, aborde os tópicos disponíveis nesses slides a fim de justificar e apresentar possibilidades para determinadas respostas da atividade.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes soluções para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • É importante buscar sempre fazer uma estimativa mental do resultado antes de realizarmos um cálculo?

Possível resposta: É importante, afinal, teremos um valor próximo do correto, assim, se cometermos um erro ao fazer a conta, saberemos vendo que o resultado está muito distante daquele que foi estimado.

  • Por que o zero é uma exceção nas linhas 7 e 8?

Possível resposta: Zero multiplicado por qualquer número, é sempre zero, e se dividido por qualquer número diferente de zero também é zero. Mas se qualquer número, for dividido por zero, teremos uma indeterminação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 13 a 15)

Orientações: O conteúdo dos slides 13 a 15 concentram os principais conceitos contemplados nesta aula. Explique o texto dos slides, verifique se ainda há dúvidas, e esclareça-as, pois o próximo momento da aula é a verificação da aprendizagem por meio do raio x.

Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a resolução das atividades da aula.

Discuta com a turma:

  • Questione ainda há alguma dúvida.
  • Enfatize e discuta junto com a turma as conclusões para racionais negativos.
  • O que foi alterado em sua compreensão após a atividade principal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 13 a 15)

Orientações: O conteúdo dos slides 13 a 15 concentram os principais conceitos contemplados nesta aula. Explique o texto dos slides, verifique se ainda há dúvidas, e esclareça-as, pois o próximo momento da aula é a verificação da aprendizagem por meio do raio x.

Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a resolução das atividades da aula.

Discuta com a turma:

  • Questione ainda há alguma dúvida.
  • Enfatize e discuta junto com a turma as conclusões para racionais negativos.
  • O que foi alterado em sua compreensão após a atividade principal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 13 a 15)

Orientações: O conteúdo dos slides 13 a 15 concentram os principais conceitos contemplados nesta aula. Explique o texto dos slides, verifique se ainda há dúvidas, e esclareça-as, pois o próximo momento da aula é a verificação da aprendizagem por meio do raio x.

Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a resolução das atividades da aula.

Discuta com a turma:

  • Questione ainda há alguma dúvida.
  • Enfatize e discuta junto com a turma as conclusões para racionais negativos.
  • O que foi alterado em sua compreensão após a atividade principal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia junto dos alunos o enunciado da atividade e verifiquem se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer, e pedir para que resolvam. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os 3 minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano