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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Interpretando Visualmente Operações Racionais.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º Ano do Fundamental sobre Fração, número decimal, multiplicação, divisão

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Altamiro Marlon Ribeiro

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

( a definir) .Cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais (fluência em cálculo mental; escrito e aproximado ou calculadora)



Objetivos Específicos

Resolver e interpretar problemas aplicando as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de racionais nas formas fracionária e decimal.

Conceito-chave

Fração, número decimal, multiplicação, divisão.

Recursos Necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Calculadoras;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3, 4 e 5)

Orientações: Organize os alunos em duplas, de modo que não fiquem de costas uns para os outros, pois haverá momentos de discussões e socialização das soluções. Leia para a turma o enunciado, esclareça possíveis dúvidas e sugira que pensem, junto com o colega de dupla, em uma forma de chegar em uma resposta. Dê um tempo de 2 minutos para essa discussão. Antes de projetar os slides seguintes, verifique se alguém quer compartilhar sua resposta. Só então, se achar necessário, projete os slides 4 e 5 com uma forma de abordagem para o problema.

Essa atividade permite também que você verifique se os alunos se lembram das operações que serão utilizadas na atividade seguinte. Caso algum aluno não se lembre dos algoritmos da multiplicação e da divisão de decimais, peça a um colega que explique, dando alguns exemplos.

Propósito: Retomar os conceitos de fração própria, fração imprópria e número misto, analisar visualmente a transformação de uma fração imprópria em número misto e diagnosticar o quanto os alunos se lembram sobre as operações com frações.

Discuta com a Turma:

  • Qual a melhor forma de visualizar a quantidade do inteiro que uma fração representa? Para este caso, a notação fracionária ou decimal são as mais indicadas?
  • Qual a relação entre numerador e denominador para que o resultado seja maior que 1? E para que seja menor que 1?
  • No item (a), transformamos a fração em número misto. Podemos fazer isso com todas as frações?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3, 4 e 5)

Orientações: Organize os alunos em duplas, de modo que não fiquem de costas uns para os outros, pois haverá momentos de discussões e socialização das soluções. Leia para a turma o enunciado, esclareça possíveis dúvidas e sugira que pensem, junto com o colega de dupla, em uma forma de chegar em uma resposta. Dê um tempo de 2 minutos para essa discussão. Antes de projetar os slides seguintes, verifique se alguém quer compartilhar sua resposta. Só então, se achar necessário, projete os slides 4 e 5 com uma forma de abordagem para o problema.

Essa atividade permite também que você verifique se os alunos se lembram das operações que serão utilizadas na atividade seguinte. Caso algum aluno não se lembre dos algoritmos da multiplicação e da divisão de decimais, peça a um colega que explique, dando alguns exemplos.

Propósito: Retomar os conceitos de fração própria, fração imprópria e número misto, analisar visualmente a transformação de uma fração imprópria em número misto e diagnosticar o quanto os alunos se lembram sobre as operações com frações.

Discuta com a Turma:

  • Qual a melhor forma de visualizar a quantidade do inteiro que uma fração representa? Para este caso, a notação fracionária ou decimal são as mais indicadas?
  • Qual a relação entre numerador e denominador para que o resultado seja maior que 1? E para que seja menor que 1?
  • No item (a), transformamos a fração em número misto. Podemos fazer isso com todas as frações?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3, 4 e 5)

Orientações: Organize os alunos em duplas, de modo que não fiquem de costas uns para os outros, pois haverá momentos de discussões e socialização das soluções. Leia para a turma o enunciado, esclareça possíveis dúvidas e sugira que pensem, junto com o colega de dupla, em uma forma de chegar em uma resposta. Dê um tempo de 2 minutos para essa discussão. Antes de projetar os slides seguintes, verifique se alguém quer compartilhar sua resposta. Só então, se achar necessário, projete os slides 4 e 5 com uma forma de abordagem para o problema.

Essa atividade permite também que você verifique se os alunos se lembram das operações que serão utilizadas na atividade seguinte. Caso algum aluno não se lembre dos algoritmos da multiplicação e da divisão de decimais, peça a um colega que explique, dando alguns exemplos.

Propósito: Retomar os conceitos de fração própria, fração imprópria e número misto, analisar visualmente a transformação de uma fração imprópria em número misto e diagnosticar o quanto os alunos se lembram sobre as operações com frações.

Discuta com a Turma:

  • Qual a melhor forma de visualizar a quantidade do inteiro que uma fração representa? Para este caso, a notação fracionária ou decimal são as mais indicadas?
  • Qual a relação entre numerador e denominador para que o resultado seja maior que 1? E para que seja menor que 1?
  • No item (a), transformamos a fração em número misto. Podemos fazer isso com todas as frações?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8)

Orientações: Projete o slide, leia o enunciado ou, se preferir, entregue uma cópia impressa da atividade aos alunos e esclareça possíveis dúvidas. Peça para tentarem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Sugira que tentem solucionar buscando uma forma visual de representar o problema. Circule pela sala de aula mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento, é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões para aprender a aceitar e valorizar ideias e raciocínios diferentes dos seus.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Discuta com a Turma:

  • Para resolver um exercício, devemos ter em mente o que o problema está pedindo, você consegue anotar ou destacar essas informações no texto?
  • Quais são as informações relevantes do enunciado? Anote.
  • Você consegue pensar em uma estratégia para resolver este problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8)

Orientações: Projete o slide, leia o enunciado ou, se preferir, entregue uma cópia impressa da atividade aos alunos e esclareça possíveis dúvidas. Peça para tentarem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Sugira que tentem solucionar buscando uma forma visual de representar o problema. Circule pela sala de aula mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento, é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões para aprender a aceitar e valorizar ideias e raciocínios diferentes dos seus.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Discuta com a Turma:

  • Para resolver um exercício, devemos ter em mente o que o problema está pedindo, você consegue anotar ou destacar essas informações no texto?
  • Quais são as informações relevantes do enunciado? Anote.
  • Você consegue pensar em uma estratégia para resolver este problema?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8)

Orientações: Projete o slide, leia o enunciado ou, se preferir, entregue uma cópia impressa da atividade aos alunos e esclareça possíveis dúvidas. Peça para tentarem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Sugira que tentem solucionar buscando uma forma visual de representar o problema. Circule pela sala de aula mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento, é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões para aprender a aceitar e valorizar ideias e raciocínios diferentes dos seus.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Discuta com a Turma:

  • Para resolver um exercício, devemos ter em mente o que o problema está pedindo, você consegue anotar ou destacar essas informações no texto?
  • Quais são as informações relevantes do enunciado? Anote.
  • Você consegue pensar em uma estratégia para resolver este problema?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discuta com a Turma:

  • Alguém encontrou outra forma de representar visualmente a situação?
  • Por que um terço de nove meios é três meios?
  • Ao multiplicar um número por um terço, o produto será aumentado ou reduzido? Por quê?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discuta com a Turma:

  • Precisamos dividir quarenta e cinco dezesseis avos por dezesseis vinte avos, ou seja, quantas partes de dezesseis vinte avos podemos obter?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discuta com a Turma:

  • As partes de um vinte avos do todo são equivalentes às partes de 1 dezesseis avos do divisor?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discuta com a Turma:

  • Quantas vezes o divisor cabe dentro do dividendo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 17 e 18)

Orientações: Finalizar a aula com a exposição deste slide e do próximo, antecedendo a Atividade Raio X. Verifique se ainda há dúvidas entre os alunos antes de aplicar o Raio X.

Propósito: Revisar os tópicos mais importantes dos conteúdos desenvolvidos na aula e esclarecer as dúvidas da turma antes do momento de avaliação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 17 e 18)

Orientações: Finalizar a aula com a exposição deste slide e do próximo, antecedendo a Atividade Raio X. Verifique se ainda há dúvidas entre os alunos antes de aplicar o Raio X.

Propósito: Revisar os tópicos mais importantes dos conteúdos desenvolvidos na aula e esclarecer as dúvidas da turma antes do momento de avaliação.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Ler a proposta junto com os alunos, verificar se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer. Peça para que resolvam a ativdade. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento, você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade. Nos 3 minutos finais, peça para os estudantes comparar suas respostas com as respostas dos colegas para verificarem seus erros e acertos.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos expostos durante a aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

( a definir) .Cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais (fluência em cálculo mental; escrito e aproximado ou calculadora)



Objetivos Específicos

Resolver e interpretar problemas aplicando as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de racionais nas formas fracionária e decimal.

Conceito-chave

Fração, número decimal, multiplicação, divisão.

Recursos Necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Calculadoras;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3, 4 e 5)

Orientações: Organize os alunos em duplas, de modo que não fiquem de costas uns para os outros, pois haverá momentos de discussões e socialização das soluções. Leia para a turma o enunciado, esclareça possíveis dúvidas e sugira que pensem, junto com o colega de dupla, em uma forma de chegar em uma resposta. Dê um tempo de 2 minutos para essa discussão. Antes de projetar os slides seguintes, verifique se alguém quer compartilhar sua resposta. Só então, se achar necessário, projete os slides 4 e 5 com uma forma de abordagem para o problema.

Essa atividade permite também que você verifique se os alunos se lembram das operações que serão utilizadas na atividade seguinte. Caso algum aluno não se lembre dos algoritmos da multiplicação e da divisão de decimais, peça a um colega que explique, dando alguns exemplos.

Propósito: Retomar os conceitos de fração própria, fração imprópria e número misto, analisar visualmente a transformação de uma fração imprópria em número misto e diagnosticar o quanto os alunos se lembram sobre as operações com frações.

Discuta com a Turma:

  • Qual a melhor forma de visualizar a quantidade do inteiro que uma fração representa? Para este caso, a notação fracionária ou decimal são as mais indicadas?
  • Qual a relação entre numerador e denominador para que o resultado seja maior que 1? E para que seja menor que 1?
  • No item (a), transformamos a fração em número misto. Podemos fazer isso com todas as frações?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3, 4 e 5)

Orientações: Organize os alunos em duplas, de modo que não fiquem de costas uns para os outros, pois haverá momentos de discussões e socialização das soluções. Leia para a turma o enunciado, esclareça possíveis dúvidas e sugira que pensem, junto com o colega de dupla, em uma forma de chegar em uma resposta. Dê um tempo de 2 minutos para essa discussão. Antes de projetar os slides seguintes, verifique se alguém quer compartilhar sua resposta. Só então, se achar necessário, projete os slides 4 e 5 com uma forma de abordagem para o problema.

Essa atividade permite também que você verifique se os alunos se lembram das operações que serão utilizadas na atividade seguinte. Caso algum aluno não se lembre dos algoritmos da multiplicação e da divisão de decimais, peça a um colega que explique, dando alguns exemplos.

Propósito: Retomar os conceitos de fração própria, fração imprópria e número misto, analisar visualmente a transformação de uma fração imprópria em número misto e diagnosticar o quanto os alunos se lembram sobre as operações com frações.

Discuta com a Turma:

  • Qual a melhor forma de visualizar a quantidade do inteiro que uma fração representa? Para este caso, a notação fracionária ou decimal são as mais indicadas?
  • Qual a relação entre numerador e denominador para que o resultado seja maior que 1? E para que seja menor que 1?
  • No item (a), transformamos a fração em número misto. Podemos fazer isso com todas as frações?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3, 4 e 5)

Orientações: Organize os alunos em duplas, de modo que não fiquem de costas uns para os outros, pois haverá momentos de discussões e socialização das soluções. Leia para a turma o enunciado, esclareça possíveis dúvidas e sugira que pensem, junto com o colega de dupla, em uma forma de chegar em uma resposta. Dê um tempo de 2 minutos para essa discussão. Antes de projetar os slides seguintes, verifique se alguém quer compartilhar sua resposta. Só então, se achar necessário, projete os slides 4 e 5 com uma forma de abordagem para o problema.

Essa atividade permite também que você verifique se os alunos se lembram das operações que serão utilizadas na atividade seguinte. Caso algum aluno não se lembre dos algoritmos da multiplicação e da divisão de decimais, peça a um colega que explique, dando alguns exemplos.

Propósito: Retomar os conceitos de fração própria, fração imprópria e número misto, analisar visualmente a transformação de uma fração imprópria em número misto e diagnosticar o quanto os alunos se lembram sobre as operações com frações.

Discuta com a Turma:

  • Qual a melhor forma de visualizar a quantidade do inteiro que uma fração representa? Para este caso, a notação fracionária ou decimal são as mais indicadas?
  • Qual a relação entre numerador e denominador para que o resultado seja maior que 1? E para que seja menor que 1?
  • No item (a), transformamos a fração em número misto. Podemos fazer isso com todas as frações?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8)

Orientações: Projete o slide, leia o enunciado ou, se preferir, entregue uma cópia impressa da atividade aos alunos e esclareça possíveis dúvidas. Peça para tentarem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Sugira que tentem solucionar buscando uma forma visual de representar o problema. Circule pela sala de aula mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento, é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões para aprender a aceitar e valorizar ideias e raciocínios diferentes dos seus.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Discuta com a Turma:

  • Para resolver um exercício, devemos ter em mente o que o problema está pedindo, você consegue anotar ou destacar essas informações no texto?
  • Quais são as informações relevantes do enunciado? Anote.
  • Você consegue pensar em uma estratégia para resolver este problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8)

Orientações: Projete o slide, leia o enunciado ou, se preferir, entregue uma cópia impressa da atividade aos alunos e esclareça possíveis dúvidas. Peça para tentarem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Sugira que tentem solucionar buscando uma forma visual de representar o problema. Circule pela sala de aula mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento, é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões para aprender a aceitar e valorizar ideias e raciocínios diferentes dos seus.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Discuta com a Turma:

  • Para resolver um exercício, devemos ter em mente o que o problema está pedindo, você consegue anotar ou destacar essas informações no texto?
  • Quais são as informações relevantes do enunciado? Anote.
  • Você consegue pensar em uma estratégia para resolver este problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8)

Orientações: Projete o slide, leia o enunciado ou, se preferir, entregue uma cópia impressa da atividade aos alunos e esclareça possíveis dúvidas. Peça para tentarem iniciar a resolução sozinhos por 2 minutos, após esse tempo, libere-os para discutir e concluir suas soluções com o colega de dupla. Sugira que tentem solucionar buscando uma forma visual de representar o problema. Circule pela sala de aula mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Esclareça dúvidas e auxilie no processo de resolução consultando o Guia de Intervenções. Neste momento, é importante que você deixe que eles confrontem suas opiniões para aprender a aceitar e valorizar ideias e raciocínios diferentes dos seus.

Propósito: Apresentar o enunciado e passar as instruções para resolver a Atividade Principal.

Discuta com a Turma:

  • Para resolver um exercício, devemos ter em mente o que o problema está pedindo, você consegue anotar ou destacar essas informações no texto?
  • Quais são as informações relevantes do enunciado? Anote.
  • Você consegue pensar em uma estratégia para resolver este problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discuta com a Turma:

  • Alguém encontrou outra forma de representar visualmente a situação?
  • Por que um terço de nove meios é três meios?
  • Ao multiplicar um número por um terço, o produto será aumentado ou reduzido? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discuta com a Turma:

  • Precisamos dividir quarenta e cinco dezesseis avos por dezesseis vinte avos, ou seja, quantas partes de dezesseis vinte avos podemos obter?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discuta com a Turma:

  • As partes de um vinte avos do todo são equivalentes às partes de 1 dezesseis avos do divisor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9 a 16)

Orientações: Convide os alunos a irem ao quadro apresentar suas soluções, incentivando e mediando a discussão sobre as diferentes soluções construídas. Somente ao final dessa discussão, projete o slide com a interpretação visual da solução. Ao mostrar o slide 9, verifique se eles compreendem a forma como a imagem foi construída, fazendo algumas perguntas, como as que aparecem abaixo. Se julgar necessário, peça a um aluno que explique por que um terço de nove meios é três meios utilizando a imagem. Peça também que tentem seguir esse caminho da representação visual para atingir a resposta do problema. Só então exiba os slides seguintes.

Propósito: Debater as soluções encontradas pelos alunos e apresentar uma solução voltada para a interpretação visual de frações.

Discuta com a Turma:

  • Quantas vezes o divisor cabe dentro do dividendo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 17 e 18)

Orientações: Finalizar a aula com a exposição deste slide e do próximo, antecedendo a Atividade Raio X. Verifique se ainda há dúvidas entre os alunos antes de aplicar o Raio X.

Propósito: Revisar os tópicos mais importantes dos conteúdos desenvolvidos na aula e esclarecer as dúvidas da turma antes do momento de avaliação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 17 e 18)

Orientações: Finalizar a aula com a exposição deste slide e do próximo, antecedendo a Atividade Raio X. Verifique se ainda há dúvidas entre os alunos antes de aplicar o Raio X.

Propósito: Revisar os tópicos mais importantes dos conteúdos desenvolvidos na aula e esclarecer as dúvidas da turma antes do momento de avaliação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Ler a proposta junto com os alunos, verificar se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer. Peça para que resolvam a ativdade. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento, você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade. Nos 3 minutos finais, peça para os estudantes comparar suas respostas com as respostas dos colegas para verificarem seus erros e acertos.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos expostos durante a aula.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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