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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Que Transformações Levam uma Figura de uma Posição para Outra?

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Composição de transformações isométricas no plano cartesiano

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Akemi Maekawa Fujimura

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Akemi Maekawa

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF08MA15) - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos Específicos:

  • Construir figuras no plano cartesiano a partir de composições de transformações isométricas.
  • Analisar figuras congruentes no plano cartesiano para elaborar composições de transformações isométricas que podem ser aplicadas para levar uma figura a outra.
  • Reconhecer que há várias possibilidades de composições que levam uma figura de uma posição para outra no plano cartesiano.

Conceito-chave

Composição de transformações isométricas no plano cartesiano

Recursos Necessários

  • Lápis
  • Tesoura
  • Cola F
  • Fichas impressas
  • Papel quadriculado
  • Projetor (se possível)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula projetando a atividade ou desenhando a figura no quadro e leia a pergunta para a turma. Solicite que os alunos pensem, individualmente, na resposta e a anotem em seus cadernos. Nesse momento, o objetivo é pensar na quantidade de possibilidades para movimentar figuras no plano e não buscar conjuntos de instruções que levam a casa desenhada da posição 1 à posição 2 (a imagem serve para ilustrar o que se quer dizer com “levar uma figura de uma posição para a outra no plano cartesiano"). Abra para que alguns alunos compartilhem suas respostas. Anote essas respostas no quadro (a proposta é não apagar essas respostas até o final da aula, por isso, anote-as no canto do quadro para não atrapalhar o seu uso ao longo da aula). Nesta etapa, não abra para a discussão, pois esta será feita posteriormente.

Propósito: Apresentar o questionamento principal a ser respondido na aula para que o aluno realize as próximas atividades sabendo qual deve ser o foco.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete esta atividade e peça para os alunos reproduzirem a figura e os eixos em uma folha de papel quadriculado ou entregue cópia da atividade impressa. Verifique se todos lembram o que é uma translação e, se necessário, faça uma retomada. Organize os alunos em duplas de trabalho, buscando uma heterogeneidade de desempenhos. Solicite que eles resolvam a atividade 1a individualmente e, em seguida, comparem a resposta com a da dupla. Caso encontrem diferenças entre as imagens, devem discutir para tentar compreender o que levou a essas diferenças.

Propósito: Incentivar que os alunos construam figuras obtidas a partir da aplicação, em uma figura original, de transformações isométricas no plano cartesiano, a fim de verificar que podem existir diversas composições que levam a mesma figura final.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Figuras para Recortar

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete esta atividade e peça para os alunos reproduzirem a figura e os eixos em uma folha de papel quadriculado ou dê continuidade à atividade impressa. Verifique se todos lembram o que é uma reflexão e, se necessário, faça uma retomada. Solicite que eles resolvam a atividade 1b individualmente e, em seguida, comparem a resposta com a da dupla. Caso encontrem diferenças entre as imagens, devem discutir para tentar compreender o que levou a essas diferenças. Circule pela sala para observar como os alunos estão resolvendo o problema.

Propósito: Incentivar que os alunos construam figuras obtidas a partir da aplicação, em uma figura original, de transformações isométricas no plano cartesiano, a fim de verificar que podem existir diversas composições que levam a mesma figura final.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a pergunta e solicite que os alunos resolvam nas duplas. Em seguida, abra para que os alunos comentem suas respostas e para fazer uma discussão coletiva sobre a quantidade de composições que levam o trapézio da posição original até a nova posição encontrada por eles.

Propósito: Incentivar que os alunos reflitam sobre as possibilidades de composições de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Discuta com a Turma:

  • Além dessas duas, existem outros conjuntos de instruções que levam o trapézio original para a mesma posição?
  • Qualquer conjunto de instruções leva o trapézio para essa posição?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete esta atividade e leia o enunciado. Dê continuidade à atividade impressa. Solicite que eles resolvam a atividade 2 individualmente. Ao terminarem, cada aluno da dupla deve verificar se concorda com a resposta do outro aluno. Nesse momento, oriente que eles recorte e utilizem a figura manipulável se considerarem necessário (acesse aqui o arquivo com as figuras para recortar). Caso encontrem alguma solução incorreta, devem discutir e ajustar a resposta para que fique certa. Nesse momento, circule pela sala para observar as discussões dos alunos, sem informar aos grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.

Propósito: Incentivar que os alunos analisem imagens no plano cartesiano e determinem conjuntos de transformações isométricas que levam a imagem de uma posição para outra.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete esta atividade e leia o enunciado. Dê continuidade à atividade impressa. Solicite que eles resolvam a atividade 3 nas duplas. Ao terminarem, organize os alunos em quartetos por proximidade para que compartilhem as respostas e verifiquem se concordam com todas. Nesse momento, oriente que eles recorte e utilizem a figura manipulável, se considerarem necessário (acesse aqui o arquivo com as figuras para recortar). Caso encontrem alguma solução incorreta, devem discutir e ajustar a resposta para que fique certa. Nesse momento, circule pela sala para observar as discussões dos alunos, sem informar os grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.

Propósito: Incentivar que os alunos analisem imagens no plano cartesiano e determinem conjuntos de transformações isométricas que levam a imagem de uma posição para outra.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A partir da observação feita na etapa anterior, busque chamar grupos que tiveram respostas diferentes para participar da discussão. Peça para que os grupos escolham dois integrantes para compartilhar a resposta: um dos alunos deve ler o conjunto de instruções encontrados e o outro deve exibir as etapas intermediárias que estão sendo lidas, até chegar à imagem final (se for possível, projete a atividade no quadro, ou reproduza a figura original e os eixos cartesianos para que os alunos desenhem as etapas intermediárias para que toda a classe veja).

Após o compartilhamento das respostas, abra para que a turma discuta e decida de concordam com alguma das soluções apresentadas. Depois cada aluno deve eleger uma solução que foi apresentada distinta das que ele tinha elaborada para registrar em seu caderno. Por fim, retome a pergunta do Aquecimento (De quantas maneiras diferentes podemos elaborar instruções para levar uma figura de uma posição para outra no plano cartesiano?) e as respostas que estavam anotadas no quadro para discutir coletivamente com a classe.

Propósito: Analisar se conjuntos de transformações apresentados resolvem o problema proposto e utilizar essa análise para decidir quantos conjuntos de instruções levam uma figura de uma posição para outra no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • O que a posição B da casa revela sobre as transformações que devem ser aplicadas? Que transformação pode inverter a posição de elementos dentro da figura (exemplo: porta e janela)? Que transformação pode alterar a direção da figura?
  • Como podemos verificar se um conjunto de transformações apresentado está correto?
  • Além das soluções apresentadas, existem outras? Quantos conjuntos de transformações levam a casa da posição A para a posição B?
  • Sempre existirão vários conjuntos de transformações que levam uma figura de uma posição para outra no plano cartesiano?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).

Orientações: Projete a atividade ou entregue cópias para os alunos (acesse aqui o arquivo para impressão), e peça que, individualmente, leiam o enunciado e realizem a atividade. Circule pela classe para verificar como os alunos estão realizando a tarefa e, caso algum aluno termine, se ele considerar que alguma das respostas apresentadas no enunciado está incorreta, peça que ele construa a imagem gerada por essa resposta incorreta. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das possibilidades de composições de transformações isométricas que podem ser aplicadas uma figura original para obter a mesma figura final.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).

Orientações: Projete a atividade ou entregue cópias para os alunos (acesse aqui o arquivo para impressão), e peça que, individualmente, leiam o enunciado e realizem a atividade. Circule pela classe para verificar como os alunos estão realizando a tarefa e, caso algum aluno termine, se ele considerar que alguma das respostas apresentadas no enunciado está incorreta, peça que ele construa a imagem gerada por essa resposta incorreta. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das possibilidades de composições de transformações isométricas que podem ser aplicadas uma figura original para obter a mesma figura final.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Akemi Maekawa

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF08MA15) - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos Específicos:

  • Construir figuras no plano cartesiano a partir de composições de transformações isométricas.
  • Analisar figuras congruentes no plano cartesiano para elaborar composições de transformações isométricas que podem ser aplicadas para levar uma figura a outra.
  • Reconhecer que há várias possibilidades de composições que levam uma figura de uma posição para outra no plano cartesiano.

Conceito-chave

Composição de transformações isométricas no plano cartesiano

Recursos Necessários

  • Lápis
  • Tesoura
  • Cola F
  • Fichas impressas
  • Papel quadriculado
  • Projetor (se possível)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula projetando a atividade ou desenhando a figura no quadro e leia a pergunta para a turma. Solicite que os alunos pensem, individualmente, na resposta e a anotem em seus cadernos. Nesse momento, o objetivo é pensar na quantidade de possibilidades para movimentar figuras no plano e não buscar conjuntos de instruções que levam a casa desenhada da posição 1 à posição 2 (a imagem serve para ilustrar o que se quer dizer com “levar uma figura de uma posição para a outra no plano cartesiano"). Abra para que alguns alunos compartilhem suas respostas. Anote essas respostas no quadro (a proposta é não apagar essas respostas até o final da aula, por isso, anote-as no canto do quadro para não atrapalhar o seu uso ao longo da aula). Nesta etapa, não abra para a discussão, pois esta será feita posteriormente.

Propósito: Apresentar o questionamento principal a ser respondido na aula para que o aluno realize as próximas atividades sabendo qual deve ser o foco.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete esta atividade e peça para os alunos reproduzirem a figura e os eixos em uma folha de papel quadriculado ou entregue cópia da atividade impressa. Verifique se todos lembram o que é uma translação e, se necessário, faça uma retomada. Organize os alunos em duplas de trabalho, buscando uma heterogeneidade de desempenhos. Solicite que eles resolvam a atividade 1a individualmente e, em seguida, comparem a resposta com a da dupla. Caso encontrem diferenças entre as imagens, devem discutir para tentar compreender o que levou a essas diferenças.

Propósito: Incentivar que os alunos construam figuras obtidas a partir da aplicação, em uma figura original, de transformações isométricas no plano cartesiano, a fim de verificar que podem existir diversas composições que levam a mesma figura final.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Figuras para Recortar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete esta atividade e peça para os alunos reproduzirem a figura e os eixos em uma folha de papel quadriculado ou dê continuidade à atividade impressa. Verifique se todos lembram o que é uma reflexão e, se necessário, faça uma retomada. Solicite que eles resolvam a atividade 1b individualmente e, em seguida, comparem a resposta com a da dupla. Caso encontrem diferenças entre as imagens, devem discutir para tentar compreender o que levou a essas diferenças. Circule pela sala para observar como os alunos estão resolvendo o problema.

Propósito: Incentivar que os alunos construam figuras obtidas a partir da aplicação, em uma figura original, de transformações isométricas no plano cartesiano, a fim de verificar que podem existir diversas composições que levam a mesma figura final.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a pergunta e solicite que os alunos resolvam nas duplas. Em seguida, abra para que os alunos comentem suas respostas e para fazer uma discussão coletiva sobre a quantidade de composições que levam o trapézio da posição original até a nova posição encontrada por eles.

Propósito: Incentivar que os alunos reflitam sobre as possibilidades de composições de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Discuta com a Turma:

  • Além dessas duas, existem outros conjuntos de instruções que levam o trapézio original para a mesma posição?
  • Qualquer conjunto de instruções leva o trapézio para essa posição?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete esta atividade e leia o enunciado. Dê continuidade à atividade impressa. Solicite que eles resolvam a atividade 2 individualmente. Ao terminarem, cada aluno da dupla deve verificar se concorda com a resposta do outro aluno. Nesse momento, oriente que eles recorte e utilizem a figura manipulável se considerarem necessário (acesse aqui o arquivo com as figuras para recortar). Caso encontrem alguma solução incorreta, devem discutir e ajustar a resposta para que fique certa. Nesse momento, circule pela sala para observar as discussões dos alunos, sem informar aos grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.

Propósito: Incentivar que os alunos analisem imagens no plano cartesiano e determinem conjuntos de transformações isométricas que levam a imagem de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete esta atividade e leia o enunciado. Dê continuidade à atividade impressa. Solicite que eles resolvam a atividade 3 nas duplas. Ao terminarem, organize os alunos em quartetos por proximidade para que compartilhem as respostas e verifiquem se concordam com todas. Nesse momento, oriente que eles recorte e utilizem a figura manipulável, se considerarem necessário (acesse aqui o arquivo com as figuras para recortar). Caso encontrem alguma solução incorreta, devem discutir e ajustar a resposta para que fique certa. Nesse momento, circule pela sala para observar as discussões dos alunos, sem informar os grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.

Propósito: Incentivar que os alunos analisem imagens no plano cartesiano e determinem conjuntos de transformações isométricas que levam a imagem de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A partir da observação feita na etapa anterior, busque chamar grupos que tiveram respostas diferentes para participar da discussão. Peça para que os grupos escolham dois integrantes para compartilhar a resposta: um dos alunos deve ler o conjunto de instruções encontrados e o outro deve exibir as etapas intermediárias que estão sendo lidas, até chegar à imagem final (se for possível, projete a atividade no quadro, ou reproduza a figura original e os eixos cartesianos para que os alunos desenhem as etapas intermediárias para que toda a classe veja).

Após o compartilhamento das respostas, abra para que a turma discuta e decida de concordam com alguma das soluções apresentadas. Depois cada aluno deve eleger uma solução que foi apresentada distinta das que ele tinha elaborada para registrar em seu caderno. Por fim, retome a pergunta do Aquecimento (De quantas maneiras diferentes podemos elaborar instruções para levar uma figura de uma posição para outra no plano cartesiano?) e as respostas que estavam anotadas no quadro para discutir coletivamente com a classe.

Propósito: Analisar se conjuntos de transformações apresentados resolvem o problema proposto e utilizar essa análise para decidir quantos conjuntos de instruções levam uma figura de uma posição para outra no plano cartesiano.

Discuta com a Turma:

  • O que a posição B da casa revela sobre as transformações que devem ser aplicadas? Que transformação pode inverter a posição de elementos dentro da figura (exemplo: porta e janela)? Que transformação pode alterar a direção da figura?
  • Como podemos verificar se um conjunto de transformações apresentado está correto?
  • Além das soluções apresentadas, existem outras? Quantos conjuntos de transformações levam a casa da posição A para a posição B?
  • Sempre existirão vários conjuntos de transformações que levam uma figura de uma posição para outra no plano cartesiano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 10 a 16).

Orientações: Leia o texto do slide 10, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula. Depois, utilize os slides 11 a 16 para ilustrar duas possibilidades de movimentações que levam a figura da posição A para a posição B. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, você pode imprimir a imagem e movimentá-la para ilustrar as transformações isométricas no plano.

Propósito: Retomar e sintetizar as aprendizagens da aula sobre existência de vários conjuntos de transformações isométricas que levam uma figura de uma posição para outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).

Orientações: Projete a atividade ou entregue cópias para os alunos (acesse aqui o arquivo para impressão), e peça que, individualmente, leiam o enunciado e realizem a atividade. Circule pela classe para verificar como os alunos estão realizando a tarefa e, caso algum aluno termine, se ele considerar que alguma das respostas apresentadas no enunciado está incorreta, peça que ele construa a imagem gerada por essa resposta incorreta. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das possibilidades de composições de transformações isométricas que podem ser aplicadas uma figura original para obter a mesma figura final.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).

Orientações: Projete a atividade ou entregue cópias para os alunos (acesse aqui o arquivo para impressão), e peça que, individualmente, leiam o enunciado e realizem a atividade. Circule pela classe para verificar como os alunos estão realizando a tarefa e, caso algum aluno termine, se ele considerar que alguma das respostas apresentadas no enunciado está incorreta, peça que ele construa a imagem gerada por essa resposta incorreta. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das possibilidades de composições de transformações isométricas que podem ser aplicadas uma figura original para obter a mesma figura final.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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