10474
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Situações-problemas Envolvendo Porcentagens de Acréscimo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Compreender o conceito de taxa de juros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_04NUM02)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora

Retomada
Inicie o contato por meio da rede social escolhida propondo que pesquisem e descrevam rapidamente quando aplicamos a palavra juro na matemática.

Atividade principal
- Proponha para os alunos que analisem a seguinte situação: “Juntei uma grana e comprei um aparelho de celular que custava 900 reais à vista. Mas só pude pagar parcelado em duas vezes: a primeira parcela paguei 450 o ato da compra e a segunda paguei 540 reais.”

- Determine que:
a) calcule o percentual de aumento total sobre o preço do celular;
b) calcule o percentual de aumento sobre o preço devido (ou seja, percentual sobre a parcela devida).


Painel de soluções e discussão de soluções
a) 450 + 540 = 990; logo 990 – 900 = 90. Daí, o percentual sobre o preço total é a comparação entre o aumento e o preço original =0,1. Que, em termos percentuais (a cada grupo de 100), fica 0,1 x 100 = 10% de aumento.

b) 540 – 450 = 90. Daí, o aumento percentual em relação à prestação devida é a comparação entre o aumento e a prestação =0,2. Que, em termos percentuais (a cada grupo de 100), fica 0,2 x 100 = 20% de aumento.

Discussão das soluções
A diferença entre o que pode ser chamado de juros é que ele se refere ao valor devido ou investido por alguém. Nesse caso, só na segunda situação pode ser chamado de juros. Na verdade, o aumento percentual percebido na parcela é chamado de TAXA DE JUROS.

Encerramento
Reforce o faro de que juros se refere ao valor devido ou investido.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nesse debate sobre o que significam juros (https://www.youtube.com/watch?v=vYeb-fXYfMQ) e parcelamentos essenciais e necessários durante a quarentena.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_04NUM02

(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas