Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_04NUM02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (WhatsApp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora
Retomada
Inicie o contato por meio da rede social escolhida propondo que pesquisem e descrevam rapidamente quando aplicamos a palavra juro na matemática.
Atividade principal
- Proponha para os alunos que analisem a seguinte situação: “Juntei uma grana e comprei um aparelho de celular que custava 900 reais à vista. Mas só pude pagar parcelado em duas vezes: a primeira parcela paguei 450 no ato da compra, e a segunda paguei 540 reais.”
- Determine que:
a) calculem o percentual de aumento total sobre o preço do celular;
b) calculem o percentual de aumento sobre o preço devido (ou seja, percentual sobre a parcela devida).
Painel de soluções e discussão de soluções
a) 450 + 540 = 990; logo 990 – 900 = 90. Daí, o percentual sobre o preço total é a comparação entre o aumento e o preço original =0,1. O que, em termos percentuais (a cada grupo de 100), fica 0,1 x 100 = 10% de aumento.
b) 540 – 450 = 90. Daí, o aumento percentual em relação à prestação devida é a comparação entre o aumento e a prestação =0,2. O que, em termos percentuais (a cada grupo de 100), fica 0,2 x 100 = 20% de aumento.
Discussão das soluções
A diferença entre o que pode ser chamado de juros ou não é que ele se refere ao valor devido ou investido por alguém. Nesse caso, só na segunda situação pode ser chamado de juros. Na verdade, o aumento percentual percebido na parcela é chamado de TAXA DE JUROS.
Encerramento
Reforce que juros se refere ao valor devido ou investido.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares próximos nesse debate sobre o que significam juros (https://www.youtube.com/watch?v=vYeb-fXYfMQ) e sobre quais os parcelamentos essenciais e necessários durante a quarentena.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_04NUM02
(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
AULA 03
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 10
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes