Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.
Conceito-chave
Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
- Material Dourado;
- Calculadora;
- Ábaco aberto.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quando retiramos quantidades o resultado será maior ou menor que o número utilizado para a retirada?,
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).
Orientação: Ao mostrar o slide, questione a turma sobre a ideia de retirar. Pergunte se eles lembram.
Propósito: Retomar as diversas possibilidades de resolução de cálculos com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer a retirada de quantidades?
- Como podemos saber quanto fica de 74, se eu retirar 43?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).
Orientação: Relembre a resolução com o cálculo convencional de subtração. Peça para um aluno resolver no quadro.
Propósito: Retomar as diversas possibilidades de resolução de cálculos com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer a retirada de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).
Orientação: Leve um ábaco aberto para a sala e peça para um aluno fazer a demonstração das retiradas.
Propósito: Retomar as diversas possibilidades para resolução de um cálculo de subtração com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer a retirada de quantidades?
- Por onde devemos começar?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).
Orientação: Use o Material Dourado e peça para um aluno representar a quantidade 74 e depois retirar 43.Conte junto com os alunos a quantidade que restou? Os alunos devem perceber que retirar significa tirar, excluir,subtrair quantidades.
Propósito: Mostrar aos alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo de subtração com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar 74 com as peças do Material Dourado?
- Como podemos fazer a retirada de quantidades?
- Quantas peças restaram?
- Que número elas representam?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Organize a turma em grupos com 4 alunos. Cada aluno receberá uma tabela igual ao modelo que está no slide. Os alunos individualmente farão nos seus cadernos os cálculos convencionais para encontrar o número que está desconhecido na tabela. Ou seja, eles terão que encontrar o número que representa a quantidade que foi retirada do número conhecido e que resultou nas quantidades informadas; ou terão que encontrar o resultado da quantidade que será retirada. Para cada linha da tabela o aluno terá até 4 minutos para fazer a resolução e verificar o resultado utilizando a calculadora, o tempo restante que é 1 minuto. Peça que o grupo converse sobre a resolução que fizeram. Assim, acontecerá nos próximos 4 cálculos. Circule pela sala e observe como os alunos resolvem.Faça perguntas e as intervenções que forem necessárias. Consulte o Guia de Intervenções.
Propósito: Aplicar na prática a ideia de retirar através do cálculo convencional ou estratégias pessoais de subtração.
Discuta com a turma:
- Na aula de hoje, iremos identificar o cálculo que deverá ser realizado para encontrar o número desconhecido que está faltando na tabela e após, fazer a resolução do cálculo.
- Vocês perceberam diferença entre calcular para descobrir quanto fiquei e quanto retirei? Qual foi essa diferença?
- Se o número desconhecido estivesse na coluna TINHA, faríamos retiradas para descobrí-lo?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado. Faça perguntas para conduzir.
Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quando vocês olharam para a tabela e viram que faltava uma informação, que cálculo vocês perceberam que deveria ser feito para encontrar o número desconhecido?Como chegaram a essa conclusão?
- Quais estratégias vocês utilizaram para descobrir o número que faltava?
- Quando conversaram entre si no grupo, alguém havia feito diferente? De que forma havia feito?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Converse com a turma sobre a ideia de retirar associada ao cálculo de subtração.
Propósito: Consolidar o significado de retirar na subtração.
Discuta com a turma:
- Como fizemos para encontrar o número desconhecido?
- Qual operação usamos para retirar quantidades?
- Como chamamos o resultado dessa operação?
- E os números que usamos para calcular o resto em uma subtração, que nome recebem?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente.
Propósito: Verificar a aprendizagem sobre a ideia de retirar utilizando o cálculo convencional de subtração.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?
Materiais Complementares: