10473
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Retirando quantidades através do cálculo convencional

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.

Conceito-chave

Retirada de  quantidades por meio de situações-problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
  • Material Dourado;
  • Calculadora;
  • Ábaco aberto.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quando retiramos quantidades o resultado será maior ou menor que o número utilizado para a retirada?,

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).

Orientação: Ao mostrar o slide, questione a turma sobre a ideia de retirar. Pergunte se eles lembram.

Propósito: Retomar as diversas possibilidades de resolução de cálculos com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer a retirada de quantidades?
  • Como podemos saber quanto fica de 74, se eu retirar 43?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).

Orientação: Relembre a resolução com o cálculo convencional de subtração. Peça para um aluno resolver no quadro.

Propósito: Retomar as diversas possibilidades de resolução de cálculos com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer a retirada de quantidades?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).

Orientação: Leve um ábaco aberto para a sala e peça para um aluno fazer a demonstração das retiradas.

Propósito: Retomar as diversas possibilidades para resolução de um cálculo de subtração com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer a retirada de quantidades?
  • Por onde devemos começar?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).

Orientação: Use o Material Dourado e peça para um aluno representar a quantidade 74 e depois retirar 43.Conte junto com os alunos a quantidade que restou? Os alunos devem perceber que retirar significa tirar, excluir,subtrair quantidades.

Propósito: Mostrar aos alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo de subtração com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar 74 com as peças do Material Dourado?
  • Como podemos fazer a retirada de quantidades?
  • Quantas peças restaram?
  • Que número elas representam?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos com 4 alunos. Cada aluno receberá uma tabela igual ao modelo que está no slide. Os alunos individualmente farão nos seus cadernos os cálculos convencionais para encontrar o número que está desconhecido na tabela. Ou seja, eles terão que encontrar o número que representa a quantidade que foi retirada do número conhecido e que resultou nas quantidades informadas; ou terão que encontrar o resultado da quantidade que será retirada. Para cada linha da tabela o aluno terá até 4 minutos para fazer a resolução e verificar o resultado utilizando a calculadora, o tempo restante que é 1 minuto. Peça que o grupo converse sobre a resolução que fizeram. Assim, acontecerá nos próximos 4 cálculos. Circule pela sala e observe como os alunos resolvem.Faça perguntas e as intervenções que forem necessárias. Consulte o Guia de Intervenções.

Propósito: Aplicar na prática a ideia de retirar através do cálculo convencional ou estratégias pessoais de subtração.

Discuta com a turma:

  • Na aula de hoje, iremos identificar o cálculo que deverá ser realizado para encontrar o número desconhecido que está faltando na tabela e após, fazer a resolução do cálculo.
  • Vocês perceberam diferença entre calcular para descobrir quanto fiquei e quanto retirei? Qual foi essa diferença?
  • Se o número desconhecido estivesse na coluna TINHA, faríamos retiradas para descobrí-lo?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado. Faça perguntas para conduzir.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês olharam para a tabela e viram que faltava uma informação, que cálculo vocês perceberam que deveria ser feito para encontrar o número desconhecido?Como chegaram a essa conclusão?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para descobrir o número que faltava?
  • Quando conversaram entre si no grupo, alguém havia feito diferente? De que forma havia feito?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Converse com a turma sobre a ideia de retirar associada ao cálculo de subtração.

Propósito: Consolidar o significado de retirar na subtração.

Discuta com a turma:

  • Como fizemos para encontrar o número desconhecido?
  • Qual operação usamos para retirar quantidades?
  • Como chamamos o resultado dessa operação?
  • E os números que usamos para calcular o resto em uma subtração, que nome recebem?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente.

Propósito: Verificar a aprendizagem sobre a ideia de retirar utilizando o cálculo convencional de subtração.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quando retiramos quantidades o resultado será maior ou menor que o número utilizado para a retirada?,

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

    Mentor: Carina do Espírito Santo

    Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

    Objetivos específicos

    Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.

    Conceito-chave

    Retirada de  quantidades por meio de situações-problemas.

    Recursos necessários

    • Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
    • Material Dourado;
    • Calculadora;
    • Ábaco aberto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).

Orientação: Ao mostrar o slide, questione a turma sobre a ideia de retirar. Pergunte se eles lembram.

Propósito: Retomar as diversas possibilidades de resolução de cálculos com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer a retirada de quantidades?
  • Como podemos saber quanto fica de 74, se eu retirar 43?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).

Orientação: Relembre a resolução com o cálculo convencional de subtração. Peça para um aluno resolver no quadro.

Propósito: Retomar as diversas possibilidades de resolução de cálculos com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer a retirada de quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).

Orientação: Leve um ábaco aberto para a sala e peça para um aluno fazer a demonstração das retiradas.

Propósito: Retomar as diversas possibilidades para resolução de um cálculo de subtração com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer a retirada de quantidades?
  • Por onde devemos começar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 6).

Orientação: Use o Material Dourado e peça para um aluno representar a quantidade 74 e depois retirar 43.Conte junto com os alunos a quantidade que restou? Os alunos devem perceber que retirar significa tirar, excluir,subtrair quantidades.

Propósito: Mostrar aos alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo de subtração com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos representar 74 com as peças do Material Dourado?
  • Como podemos fazer a retirada de quantidades?
  • Quantas peças restaram?
  • Que número elas representam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos com 4 alunos. Cada aluno receberá uma tabela igual ao modelo que está no slide. Os alunos individualmente farão nos seus cadernos os cálculos convencionais para encontrar o número que está desconhecido na tabela. Ou seja, eles terão que encontrar o número que representa a quantidade que foi retirada do número conhecido e que resultou nas quantidades informadas; ou terão que encontrar o resultado da quantidade que será retirada. Para cada linha da tabela o aluno terá até 4 minutos para fazer a resolução e verificar o resultado utilizando a calculadora, o tempo restante que é 1 minuto. Peça que o grupo converse sobre a resolução que fizeram. Assim, acontecerá nos próximos 4 cálculos. Circule pela sala e observe como os alunos resolvem.Faça perguntas e as intervenções que forem necessárias. Consulte o Guia de Intervenções.

Propósito: Aplicar na prática a ideia de retirar através do cálculo convencional ou estratégias pessoais de subtração.

Discuta com a turma:

  • Na aula de hoje, iremos identificar o cálculo que deverá ser realizado para encontrar o número desconhecido que está faltando na tabela e após, fazer a resolução do cálculo.
  • Vocês perceberam diferença entre calcular para descobrir quanto fiquei e quanto retirei? Qual foi essa diferença?
  • Se o número desconhecido estivesse na coluna TINHA, faríamos retiradas para descobrí-lo?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado. Faça perguntas para conduzir.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês olharam para a tabela e viram que faltava uma informação, que cálculo vocês perceberam que deveria ser feito para encontrar o número desconhecido?Como chegaram a essa conclusão?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para descobrir o número que faltava?
  • Quando conversaram entre si no grupo, alguém havia feito diferente? De que forma havia feito?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Converse com a turma sobre a ideia de retirar associada ao cálculo de subtração.

Propósito: Consolidar o significado de retirar na subtração.

Discuta com a turma:

  • Como fizemos para encontrar o número desconhecido?
  • Qual operação usamos para retirar quantidades?
  • Como chamamos o resultado dessa operação?
  • E os números que usamos para calcular o resto em uma subtração, que nome recebem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente.

Propósito: Verificar a aprendizagem sobre a ideia de retirar utilizando o cálculo convencional de subtração.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano