Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Discuta brevemente com seus alunos o que será feito na aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.
Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.
Discuta com a turma:
- Qual conceito matemático essa atividade aborda?
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução da atividade aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.
Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.
Discuta com a turma:
- Qual conceito matemático essa atividade aborda?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.
Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.
Discuta com a turma:
- Qual conceito matemático essa atividade aborda?
Atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Faça a leitura com os alunos explorando a questão de usarmos a Matemática como ferramenta para desenvolvimento de outras áreas da Ciência e suas tecnologias.
Propósito: Apresentar a nomenclatura científica (nanotecnologia) para desenvolver um conceito matemático (notação científica).
Se quiser mais informações acesse aqui o vídeo do youtube “O que é Nanotecnologia”, que explicará de maneira breve e direta o significado desse termo científico.
Discuta com a turma:
- Alguém já tinha ouvido falar de Nanotecnologia? Em que situação?
- Tem alguma regra que ajuda a dividir por potências de 10?
- Qual o significado de um expoente negativo na potenciação?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Faça a leitura com os alunos explorando a questão de usarmos a Matemática como ferramenta para desenvolvimento de outras áreas da Ciência e suas tecnologias.
Propósito: Apresentar a nomenclatura científica (nanotecnologia) para desenvolver um conceito matemático (notação científica).
Se quiser mais informações acesse aqui o vídeo do youtube “O que é Nanotecnologia”, que explicará de maneira breve e direta o significado desse termo científico.
Discuta com a turma:
- Alguém já tinha ouvido falar de Nanotecnologia? Em que situação?
- Tem alguma regra que ajuda a dividir por potências de 10?
- Qual o significado de um expoente negativo na potenciação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Deixe os alunos começarem a fazer, lembrando que a atividade pode ser feita em grupos de até quatro pessoas ou individualmente. Observe os alunos que estão com mais dificuldades ou defasagem de conhecimento e aproveite para ajudá-los durante a atividade.
Propósito: Escrever e comparar números muito pequenos com e sem notação científica para resolver uma situação problema.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Discuta com a turma:
- Quais são as regras da notação científica?
- Vocês acharam mais fácil ordenar os números escritos com ou sem notação?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Peça que os alunos compartilhe seus resultados na lousa, explicando o raciocínio que utilizaram em cada caso e o resultado encontrado. Discuta e verifique quem pensou diferente, quem fez diferente, e valorize todos os resultados produzidos e aproveite para corrigir os erros.
Propósito: Compartilhar formas de resolver a atividade.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente?
- Será que tem outra forma de fazer?
- Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça que os alunos registrem o conceito de notação científica para os números muito pequenos. Explique e aproveite para tirar dúvidas.
Propósito: Formalizar o conceito de notação científica para os números muito pequenos.
Sugestão de fonte sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Retome o conceito geral da notação científica que pode ter expoentes inteiros negativos (números muito pequenos) e expoentes inteiros positivos (números muito grandes). Dê ênfase também ao exemplo dado no slide do intervalo do valor de a, que está contido entre 1 e 10, podendo ser decimal, maior ou igual a 1 e sempre menor que 10.
Propósito: Formalizar o conceito de notação científica para os números muito pequenos.
Discuta com a turma:
- Faz sentido usar a notação científica? Em que situações?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Por meio da análise do erro, essa atividade de verificação da aprendizagem permitirá ao aluno retomar as regras da notação científica de forma que ele escreva corretamente um número muito pequeno em notação científica.
Propósito: Verificar a habilidade escrever números muito pequenos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam o enunciado?
- Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X