Código do plano: MAT6_05NUM05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais: Meet, Hangouts.
Jogo:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85kxv9K2dkAmwcdJUXPjCkDCmhQgN9GHEcvHFbGbHt5rSEEQ2Eumz7ZQQ9rN/domino-de-fracoes.pdf
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
O Aquecimento pode ser compartilhado e copiado no caderno. É importante que os alunos desenhem e expliquem o que observaram. Faça o “Discuta com a turma”. Certifique-se de que eles tenham entendido o significado de frações equivalentes. Você pode sugerir que os alunos façam desenhos diferentes para representar a mesma fração, como no slide 4. Proponha, por exemplo, com a fração 2/3. Pergunte: "Que outras representações podemos ter para essa fração com desenhos?". Deixe que eles representem e compartilhem com você. É importante que você estimule os estudantes a pensarem em outras estratégias de resolução. Peçam que te enviem por WhatsApp e você pode organizar uma tela e compartilhar um “painel de soluções”. Valorizem as estratégias e garanta que o conceito de equivalência seja entendido pelos estudantes.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Raio X
O Raio X pode ser proposto como revisão das aprendizagens. Faça com os estudantes ao final da discussão da retomada.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Que tal chamar seus familiares para montar o jogo Dominó de Frações junto com você e se tiverem outras pessoas na sua casa, chame para estarem junto. Conte sobre as regras e junte todos nesse desafio!!! Vai ser bem legal!! Acesse https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85kxv9K2dkAmwcdJUXPjCkDCmhQgN9GHEcvHFbGbHt5rSEEQ2Eumz7ZQQ9rN/domino-de-fracoes.pdf
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_05NUM05
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 07
AULA 10
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes