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Plano de aula - Frações equivalentes

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Identificar frações equivalentes.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.




Objetivos específicos

Identificar frações equivalentes.



Conceito-chave

Fração equivalente.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula pedindo aos alunos que observem as frações e suas respectivas representações por meio de figuras com a mesma dimensão. Leia o slide com os alunos. Peça que eles expliquem o que observaram.

Propósito: Verificar que frações diferentes podem significar a mesma quantidade de um todo.

Discuta com a Turma:

  • Quantas frações temos no slide? Estas frações são iguais?
  • Em quantas partes o todo foi dividido?
  • Teria outra fração que poderíamos representar essa mesma quantidade?
  • Vocês observam alguma regularidade ao comparar as frações equivalentes?

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula pedindo aos alunos que observem as frações e suas respectivas representações por meio de figuras com a mesma dimensão. Leia o slide com os alunos. Peça que eles expliquem o que observaram.

Propósito: Verificar que frações diferentes podem significar a mesma quantidade de um todo.

Discuta com a Turma:

  • Quantas frações temos no slide? Estas frações são iguais?
  • Em quantas partes o todo foi dividido?
  • Teria outra fração que poderíamos representar essa mesma quantidade?
  • Vocês observam alguma regularidade ao comparar as frações equivalentes?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.

Discuta com a Turma:

  • Você entendeu as regras do jogo?
  • Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
  • Existe alguma jogada possível para João?
  • Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
  • Quantas jogadas serão possíveis?
  • Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.

Discuta com a Turma:

  • Você entendeu as regras do jogo?
  • Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
  • Existe alguma jogada possível para João?
  • Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
  • Quantas jogadas serão possíveis?
  • Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.

Discuta com a Turma:

  • Você entendeu as regras do jogo?
  • Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
  • Existe alguma jogada possível para João?
  • Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
  • Quantas jogadas serão possíveis?
  • Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram, registrando-as no quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa?
  • Você poderia explicar como fez?
  • Será que existe outro caminho para descobrir as jogadas ?
  • Alguém usou representação de figuras para descobrir as frações equivalentes?
  • Como fizeram para determinar quais as frações que eram equivalentes?

Sistematização do Conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o slide de sistematização e deixe que os alunos exponham suas impressões e conclusões. Certifique-se que os alunos compreenderam e construíram o conceito de equivalência, pois ela fundamenta todo o trabalho de comparação de frações e operações de adição e subtração de fração.

Propósito: Sistematizar o conteúdo aprendido. Ajudar os alunos a perceberem uma regularidade em encontrar frações equivalentes.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos o encerramento da aula e peça que concluam em um parágrafo o que aprenderam. É essencial que eles percebam que duas frações são equivalentes se elas forem representações para a mesma quantia ou quantidade.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar o conceito de fração equivalente.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam o problema e resolvam. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar o enunciado, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um sobre o conceito de fração equivalente.

Discuta com a Turma:

  • Você entendeu o que o problema propôs?
  • Como faria para localizar uma fração na reta?
  • O que o denominador significa em uma fração?
  • Você consegue representar graficamente este problema? De que forma?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.




Objetivos específicos

Identificar frações equivalentes.



Conceito-chave

Fração equivalente.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno.

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula pedindo aos alunos que observem as frações e suas respectivas representações por meio de figuras com a mesma dimensão. Leia o slide com os alunos. Peça que eles expliquem o que observaram.

Propósito: Verificar que frações diferentes podem significar a mesma quantidade de um todo.

Discuta com a Turma:

  • Quantas frações temos no slide? Estas frações são iguais?
  • Em quantas partes o todo foi dividido?
  • Teria outra fração que poderíamos representar essa mesma quantidade?
  • Vocês observam alguma regularidade ao comparar as frações equivalentes?

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula pedindo aos alunos que observem as frações e suas respectivas representações por meio de figuras com a mesma dimensão. Leia o slide com os alunos. Peça que eles expliquem o que observaram.

Propósito: Verificar que frações diferentes podem significar a mesma quantidade de um todo.

Discuta com a Turma:

  • Quantas frações temos no slide? Estas frações são iguais?
  • Em quantas partes o todo foi dividido?
  • Teria outra fração que poderíamos representar essa mesma quantidade?
  • Vocês observam alguma regularidade ao comparar as frações equivalentes?

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.

Discuta com a Turma:

  • Você entendeu as regras do jogo?
  • Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
  • Existe alguma jogada possível para João?
  • Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
  • Quantas jogadas serão possíveis?
  • Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.

Discuta com a Turma:

  • Você entendeu as regras do jogo?
  • Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
  • Existe alguma jogada possível para João?
  • Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
  • Quantas jogadas serão possíveis?
  • Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5, 6 e 7).

Orientações: Confirme que todos entenderam o slide do Aquecimento. Ressalte que as frações equivalentes não são iguais, mas representam a mesma quantidade do todo. Proponha o jogo de dominó de frações, avise que eles aplicarão no jogo o conceito de frações equivalentes. Você pode imprimir as peças do jogo, ou produzir as peças com uma folha de cartolina: corte 28 retângulos, trace uma linha no meio de cada região retangular e copie as frações do slide. Faça grupos de 4 alunos e explique as regras. Neste momento, observe os grupos se familiarizando com o jogo, aguarde e garanta que cada grupo faça uma partida completa. Avise também que eles resolverão um problema ao final do jogo (slide 7). Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é observar as frações e criar estratégias, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos sobre frações equivalentes. Fazer com que os alunos usem de estratégias próprias para identificar frações equivalentes e resolver o problema proposto.

Discuta com a Turma:

  • Você entendeu as regras do jogo?
  • Qual estratégia você está utilizando para encontrar a peça que se encaixa no jogo?
  • Existe alguma jogada possível para João?
  • Quais peças poderão ser usadas nesta jogada?
  • Quantas jogadas serão possíveis?
  • Ao escolher entre as jogadas possíveis, existe alguma que deverá ser prioritária? Se sim, por qual motivo?

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram, registrando-as no quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa?
  • Você poderia explicar como fez?
  • Será que existe outro caminho para descobrir as jogadas ?
  • Alguém usou representação de figuras para descobrir as frações equivalentes?
  • Como fizeram para determinar quais as frações que eram equivalentes?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o slide de sistematização e deixe que os alunos exponham suas impressões e conclusões. Certifique-se que os alunos compreenderam e construíram o conceito de equivalência, pois ela fundamenta todo o trabalho de comparação de frações e operações de adição e subtração de fração.

Propósito: Sistematizar o conteúdo aprendido. Ajudar os alunos a perceberem uma regularidade em encontrar frações equivalentes.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos o encerramento da aula e peça que concluam em um parágrafo o que aprenderam. É essencial que eles percebam que duas frações são equivalentes se elas forem representações para a mesma quantia ou quantidade.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar o conceito de fração equivalente.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam o problema e resolvam. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar o enunciado, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um sobre o conceito de fração equivalente.

Discuta com a Turma:

  • Você entendeu o que o problema propôs?
  • Como faria para localizar uma fração na reta?
  • O que o denominador significa em uma fração?
  • Você consegue representar graficamente este problema? De que forma?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

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