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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Construções: ângulos e polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Ampliar e aprimorar as conhecimentos dos alunos em relação aos polígonos regulares.

Plano 05 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

Objetivo específico

Ampliar e aprimorar as conhecimentos dos alunos em relação aos polígonos regulares.

Conceito-chave

Polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Tábua (madeira)
  • Prego
  • Martelo
  • Linha de cores diferentes
  • Régua
  • Transferidor
  • Compasso
  • Lápis
  • Atividade impressa.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Este momento da aula é essencial para ambientalizar os alunos e envolvê-los na atividade. Apresente imagens de diferentes contextos e se possível leve para sala de aula alguns objetos para os alunos manipularem. Você pode também explorar o ambiente em que se encontram no momento da aula e os objetos do entorno.

A partir dessas figuras ou do ambiente, faça as perguntas do slide, deixe os alunos à vontade para responderem e explicarem como pensaram.

Propósito: Ambientalizar os alunos e envolvê-los no tema que está sendo tratado ( polígonos regulares)

Discuta com a turma:

  • O que você já conhece sobre polígonos regulares?
  • Por que recebem esta nomenclatura?
  • Quais as características dos polígonos que vocês desenharam?
  • Você pode pegar exemplos de desenhos de polígonos com o mesmo número de lados, regulares e não regulares, e discutir o que os tornam diferentes.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Distribua o material para os alunos na sala de aula, ou se preferir pode pedir que os alunos tragam as tábuas já com os pregos dividindo a circunferência. Verifique se todos os alunos estão com material para desenvolver a atividade.

Preste muita atenção para que os alunos não usem o martelo e pregos sem sem acompanhamento ou permissão, pois tratam-se de instrumentos perigosos, que podem resultar em acidentes.

É importante que você circule pela sala, entre os alunos, e observe como eles estão se comportando na realização da atividade. Caso apareçam dúvidas ou o você note algum comentário que evidencie dificuldades dos alunos, faça as intervenções necessárias.

Propósito: Ampliar e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos, em relação aos polígonos regulares.

Discuta com a turma:

Alguém tem dúvidas sobre o que fazer na atividade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Distribua o material para os alunos na sala de aula, ou se preferir pode pedir que os alunos tragam as tábuas já com os pregos dividindo a circunferência. Verifique se todos os alunos estão com material para desenvolver a atividade.

Preste muita atenção para que os alunos não usem o martelo e pregos sem sem acompanhamento ou permissão, pois tratam-se de instrumentos perigosos, que podem resultar em acidentes.

É importante que você circule pela sala, entre os alunos, e observe como eles estão se comportando na realização da atividade. Caso apareçam dúvidas ou o você note algum comentário que evidencie dificuldades dos alunos, faça as intervenções necessárias.

Propósito: Ampliar e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos, em relação aos polígonos regulares.

Discuta com a turma:

Alguém tem dúvidas sobre o que fazer na atividade?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça uma síntese das construções dos polígonos regulares desenvolvidas durante a aula.

Propósito: Fazer, juntamente com os alunos, um resumo dos passos utilizados nas construções dos polígonos regulares.

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Distribua as atividades para os alunos e durante a resolução, circule entre eles para observar seu desempenho na atividade. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos dos alunos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão das características e propriedades dos polígonos regulares.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias de construção do polígono que você utilizou?

Quais as facilidades e dificuldades que você encontrou na atividade?

Quais os possíveis erros na resolução da atividade?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

Objetivo específico

Ampliar e aprimorar as conhecimentos dos alunos em relação aos polígonos regulares.

Conceito-chave

Polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Tábua (madeira)
  • Prego
  • Martelo
  • Linha de cores diferentes
  • Régua
  • Transferidor
  • Compasso
  • Lápis
  • Atividade impressa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Este momento da aula é essencial para ambientalizar os alunos e envolvê-los na atividade. Apresente imagens de diferentes contextos e se possível leve para sala de aula alguns objetos para os alunos manipularem. Você pode também explorar o ambiente em que se encontram no momento da aula e os objetos do entorno.

A partir dessas figuras ou do ambiente, faça as perguntas do slide, deixe os alunos à vontade para responderem e explicarem como pensaram.

Propósito: Ambientalizar os alunos e envolvê-los no tema que está sendo tratado ( polígonos regulares)

Discuta com a turma:

  • O que você já conhece sobre polígonos regulares?
  • Por que recebem esta nomenclatura?
  • Quais as características dos polígonos que vocês desenharam?
  • Você pode pegar exemplos de desenhos de polígonos com o mesmo número de lados, regulares e não regulares, e discutir o que os tornam diferentes.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Distribua o material para os alunos na sala de aula, ou se preferir pode pedir que os alunos tragam as tábuas já com os pregos dividindo a circunferência. Verifique se todos os alunos estão com material para desenvolver a atividade.

Preste muita atenção para que os alunos não usem o martelo e pregos sem sem acompanhamento ou permissão, pois tratam-se de instrumentos perigosos, que podem resultar em acidentes.

É importante que você circule pela sala, entre os alunos, e observe como eles estão se comportando na realização da atividade. Caso apareçam dúvidas ou o você note algum comentário que evidencie dificuldades dos alunos, faça as intervenções necessárias.

Propósito: Ampliar e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos, em relação aos polígonos regulares.

Discuta com a turma:

Alguém tem dúvidas sobre o que fazer na atividade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Distribua o material para os alunos na sala de aula, ou se preferir pode pedir que os alunos tragam as tábuas já com os pregos dividindo a circunferência. Verifique se todos os alunos estão com material para desenvolver a atividade.

Preste muita atenção para que os alunos não usem o martelo e pregos sem sem acompanhamento ou permissão, pois tratam-se de instrumentos perigosos, que podem resultar em acidentes.

É importante que você circule pela sala, entre os alunos, e observe como eles estão se comportando na realização da atividade. Caso apareçam dúvidas ou o você note algum comentário que evidencie dificuldades dos alunos, faça as intervenções necessárias.

Propósito: Ampliar e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos, em relação aos polígonos regulares.

Discuta com a turma:

Alguém tem dúvidas sobre o que fazer na atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)

Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.

Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.

Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.

Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.

Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.

Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:

  • Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
  • Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
  • O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça uma síntese das construções dos polígonos regulares desenvolvidas durante a aula.

Propósito: Fazer, juntamente com os alunos, um resumo dos passos utilizados nas construções dos polígonos regulares.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Distribua as atividades para os alunos e durante a resolução, circule entre eles para observar seu desempenho na atividade. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos dos alunos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão das características e propriedades dos polígonos regulares.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias de construção do polígono que você utilizou?

Quais as facilidades e dificuldades que você encontrou na atividade?

Quais os possíveis erros na resolução da atividade?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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