Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Construções: ângulos e polígonos
Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Construções, ângulos e polígonos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Ferreira
Especialista da área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Objetivo específico
Ampliar e aprimorar as conhecimentos dos alunos em relação aos polígonos regulares.
Conceito-chave
Polígonos regulares.
Recursos necessários
- Tábua (madeira)
- Prego
- Martelo
- Linha de cores diferentes
- Régua
- Transferidor
- Compasso
- Lápis
- Atividade impressa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Ângulos e suas construções
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Este momento da aula é essencial para ambientalizar os alunos e envolvê-los na atividade. Apresente imagens de diferentes contextos e se possível leve para sala de aula alguns objetos para os alunos manipularem. Você pode também explorar o ambiente em que se encontram no momento da aula e os objetos do entorno.
A partir dessas figuras ou do ambiente, faça as perguntas do slide, deixe os alunos à vontade para responderem e explicarem como pensaram.
Propósito: Ambientalizar os alunos e envolvê-los no tema que está sendo tratado ( polígonos regulares)
Discuta com a turma:
- O que você já conhece sobre polígonos regulares?
- Por que recebem esta nomenclatura?
- Quais as características dos polígonos que vocês desenharam?
- Você pode pegar exemplos de desenhos de polígonos com o mesmo número de lados, regulares e não regulares, e discutir o que os tornam diferentes.
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Distribua o material para os alunos na sala de aula, ou se preferir pode pedir que os alunos tragam as tábuas já com os pregos dividindo a circunferência. Verifique se todos os alunos estão com material para desenvolver a atividade.
Preste muita atenção para que os alunos não usem o martelo e pregos sem sem acompanhamento ou permissão, pois tratam-se de instrumentos perigosos, que podem resultar em acidentes.
É importante que você circule pela sala, entre os alunos, e observe como eles estão se comportando na realização da atividade. Caso apareçam dúvidas ou o você note algum comentário que evidencie dificuldades dos alunos, faça as intervenções necessárias.
Propósito: Ampliar e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos, em relação aos polígonos regulares.
Discuta com a turma:
Alguém tem dúvidas sobre o que fazer na atividade?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Distribua o material para os alunos na sala de aula, ou se preferir pode pedir que os alunos tragam as tábuas já com os pregos dividindo a circunferência. Verifique se todos os alunos estão com material para desenvolver a atividade.
Preste muita atenção para que os alunos não usem o martelo e pregos sem sem acompanhamento ou permissão, pois tratam-se de instrumentos perigosos, que podem resultar em acidentes.
É importante que você circule pela sala, entre os alunos, e observe como eles estão se comportando na realização da atividade. Caso apareçam dúvidas ou o você note algum comentário que evidencie dificuldades dos alunos, faça as intervenções necessárias.
Propósito: Ampliar e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos, em relação aos polígonos regulares.
Discuta com a turma:
Alguém tem dúvidas sobre o que fazer na atividade?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)
Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.
Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.
Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.
Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.
Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.
Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:
- Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
- Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
- O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)
Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.
Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.
Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.
Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.
Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.
Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:
- Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
- Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
- O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)
Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.
Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.
Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.
Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.
Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.
Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:
- Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
- Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
- O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)
Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.
Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.
Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.
Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.
Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.
Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:
- Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
- Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
- O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)
Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.
Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.
Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.
Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.
Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.
Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:
- Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
- Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
- O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)
Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.
Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.
Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.
Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.
Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.
Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:
- Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
- Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
- O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos ( Slides 6 a 12)
Orientação: Faça as perguntas do slide 6 e fique atento às respostas dadas pelos alunos. É interessante que mais de um aluno responda a mesma pergunta, pois poderão ter compreensões diferentes sobre o conceito de polígonos regulares. Faça as mediações entre as respostas de modo que não fique dúvidas à respeito do conceito estudado.
Peça depois que os alunos mostrem as construções dos polígonos regulares. É possível que apareçam respostas diferentes, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito de polígonos regulares.
Por fim, apresente aos alunos, nos slides 7 a 12, os exemplos de como tais construções podem ser feitas.
Propósito: Discutir com os alunos pontos essenciais sobre as características de polígonos regulares.
Discuta com a turma: De acordo com as respostas dos alunos , você pode fazer outras perguntas para melhorar seu entendimento em relação aos polígonos regulares.
Faça algumas perguntas para auxiliar os alunos na apropriação do conceito de polígonos regulares, por exemplo:
- Que tipo de triângulo foi determinado ao traçarmos os raios?
- Como determinar o valor do ângulo interno de cada triângulo?
- O que o raio fez no ângulo interno do triângulo obtido inicialmente?
Encerramento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Faça uma síntese das construções dos polígonos regulares desenvolvidas durante a aula.
Propósito: Fazer, juntamente com os alunos, um resumo dos passos utilizados nas construções dos polígonos regulares.
Atividade de Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Distribua as atividades para os alunos e durante a resolução, circule entre eles para observar seu desempenho na atividade. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos dos alunos.
Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão das características e propriedades dos polígonos regulares.
Discuta com a turma:
Quais foram as estratégias de construção do polígono que você utilizou?
Quais as facilidades e dificuldades que você encontrou na atividade?
Quais os possíveis erros na resolução da atividade?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_17GEO05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, transferidor, compasso, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Use para ser discutido com as famílias.
Atividade principal
A atividade exige um trabalho manual envolvendo pregos e madeira. Você pode adaptar, solicitando a construção em 2D, no papel, seguindo as mesmas orientações. Você pode ainda sugerir o uso do Geogebra ( https://www.geogebra.org/?lang=pt). Encaminhe via WhatsApp a atividade impressa e solicite que os alunos escolham um dos polígonos para descrever o passo a passo. Grave um áudio com orientações. Se você julgar complexa a realização da atividade, mesmo com adaptações, você pode optar por focar sua aula no Raio X. Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões). Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e solicite que os alunos encaminhe as respostas para sua apreciação.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de polígonos. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/geometria-angulos-e-polgonos-7ano
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você pode gravar um vídeo de feedback em ( https://myhomestudio.com.br/ ) ou mesm um áudio ou registro escrito, sistematizando as principais informações e esclarecendo dúvidas.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas orientações e retome nas discussões
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares em outro momento. Não esqueça de retomá-la.
Convite às famílias
Proponha a atividade do Aquecimento.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Ferreira
Especialista da área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Objetivo específico
Ampliar e aprimorar as conhecimentos dos alunos em relação aos polígonos regulares.
Conceito-chave
Polígonos regulares.
Recursos necessários
- Tábua (madeira)
- Prego
- Martelo
- Linha de cores diferentes
- Régua
- Transferidor
- Compasso
- Lápis
- Atividade impressa.