10466
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Trocando o sentido

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_13GEO03

Recursos

- Necessários: Papel, lápis, caderno, régua
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, malha quadriculada
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dOjyCjAgMuI
Acessado em 30 de junho de 2020

Para este plano, foque na etapa: Aquecimento e Raio X

Aquecimento e Raio X

Compartilhe o slide do “Aquecimento” e faça o “Discuta com a turma”. Você pode fazer isso usando o whatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Enfatize que é para que eles observem somente a face superior do dado. Questione: Quantos pontos podem ser formados com esses números? Eles irão ocupam o mesmo espaço no plano cartesiano? Peçam que os alunos desenham as possíveis respostam e tiram um print e enviam pelo whatsApp. Compartilhem e conversem com eles sobre a alternância das coordenadas. É importante que eles percebam que a inversão dos elementos de um par ordenado corresponde a pontos distintos no plano.
Em seguida, compartilhe os slides do Raio X (8 e 9). Eles podem imprimir ou copiar no caderno. Solicite que eles resolvam e encaminhem via WhatsApp as respostas e considerações ou dúvidas.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio explicando as principais ideias da atividade e seu propósito, pedir que os alunos registrem na própria atividade enviada. Caso eles tenham alguma dúvida, enviem pelo whatasApp para que seja sanada pelo professor.

Você pode sugerir aos alunos que tem acesso à internet que assistam na plataforma da Khan Academy o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dOjyCjAgMuI


Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_13GEO03

(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas