10465
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Cada um no seu lugar

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par ordenado

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes  Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Retomar os conceitos de direção e sentido e reconhecer o par ordenado como uma forma padronizada de identificar a localização de um ponto no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par ordenado

Recursos necessários

Folha de atividades impressa; Material Concreto: tabuleiro, dados dodecaedros, pinos, Datashow (opcional)




Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Avaliar o senso de direção e sentido dos alunos

Orientação: Peça a alguns alunos que realize a atividade oralmente. Adapte a imagem as possibilidades de organização das salas de aula da sua escola. Cada fileira onde se formam grupos de 4 alunos representam uma linha vertical. Essa disposição é a ideal para atividade que se seguirá nesta aula. Na horizontal temos linhas sem nenhum grupo.Oriente-os a designar em qual fileira está um determinado grupo. Quando indagados a respeito de grupos da segunda, terceira ou quarta fileira, serão levados ao único grupo que está na fileira. Já a quinta fileira, ao questionar sobre o grupo se encontra nela, espera-se que os alunos percebam a carência de informações. Pergunte se essa informação é o suficiente para determinar sua localização. Peça então que o aluno determine a posição da fileira que se encontra esse grupo: primeiro, segundo, etc. As carteiras em destaque são apenas sugestões. No caso se referem aos pontos A = (2; 0) e B = (4; 2), considerando a primeira fileira da esquerda para a direita e a primeira linha de baixo para cima como eixos. Se preferir pode encontrar a atividade aqui.

Discuta com a turma:

  • Como representaram a localização de determinado grupo? ( Espera-se que os alunos utilizam termos como: segunda linha e terceira coluna ou dois vertical e um horizontal, termos utilizados no plano de aula conceitual.
  • Quantas informações são necessárias para determinar essa localização?
  • O que se encontra localizado na segunda posição da terceira fileira? (Espera-se que os alunos percebam que o espaço está vazio e portanto não tem um ponto ali)

Observação: Neste momento os alunos ainda podem divergir quanto a localização real do colega ou do grupo devido a incoerências de padronização. Utilize essas divergências para a discussão. O professor pode encontrar sugestões no guia de intervenção.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Ampliar o conceito de plano cartesiano e de localização através de coordenadas .

Orientações: O jogo acima é uma oportunidade dos alunos começarem a sistematizar as coordenadas cartesianas. A ideia de jogar o dado azul primeiro e realizar o movimento para depois fazer o mesmo com o dado vermelho fará com que os alunos se familiarizem com a convenção matemática e o conceito de par ordenado, ou seja, que obedece uma ordem explícita e conveniente. Essa atividade está disponível para impressão. No link se encontra, também, os objetivos, as regras e todo o material necessário. Nesta atividade para impressão os alunos também terão uma tabela para preencher com os pares obtidos por eles a cada jogada para que o professor possa acompanhar e associar valor obtido e marcação no plano a fim de garantir o andamento correto da atividade. Divida a turma em grupos de 4 alunos onde haverá duas duplas adversárias.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a localização se o aluno realizar a locomoção de forma contrária, ou seja, realizando os comandos do dado azul no sentido da seta vermelha e vice e versa?
  • Qual a importância de se obedecer uma ordem conveniente a fim de padronizar a localização?

Os alunos perceberão que a ordem dos valores obtidos nos dados influenciam diretamente na posição real no plano. Nesse momento estarão aptos a prosseguirem para a rodada 2.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito: Dar ênfase ao próximo slide

Orientação: Apresente o slide a turma para começar as situações descritas nos slides posteriores

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: CONFORME SLIDE ANTERIOR

Propósito: Discutir a noção de par ordenado é analisar a localização correta do par no plano cartesiano.

Orientação: No tabuleiro acima os jogadores do time verde realizaram suas jogadas de forma correta. Os jogadores do time amarelo eliminaram uma peça do time verde na posição (9,3) mas realizaram uma marcação errada na posição (6,3) equivocando-se ao marcar a posição (3,6) no lugar. A estratégia de eliminar a peça do adversário está vinculada a necessidade de utilizar a posição correta do ponto no plano. Não pode haver trocas para atingir esse objetivo. Analisar esse tipo de situação é significativo para enfatizar a importância de utilizar a ordem certa dos pares.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre a posição no plano dos pontos (6,3) e (3,6)?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: CONFORME SLIDE ANTERIOR

Propósito: Discutir a noção de par ordenado é analisar a localização correta do par no plano cartesiano.

Orientação: No tabuleiro acima encontramos as jogadas do slide anterior com as marcações corretas em ambos os times. De qualquer forma, os jogadores do time amarelo eliminaram uma peça do time verde na posição (9,3) e ganharam o jogo.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS

Propósito: Formalizar as definições de par ordenado, abscissa e ordenada.

Orientação: Formaliza a definição de par ordenado e a localização de um ponto no plano através das coordenadas estabelecidas por ele. Aproveite para enfatizar o 1º elemento associando-o ao eixo das abscissas (eixo x) e o 2º elemento associando-o ao eixo das ordenadas (eixo y).

Discuta com a turma:

  • Qual a posição do ponto A?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito: Aplicar o conceito de par ordenado associando-os a pontos no plano cartesiano

Orientação: Lembre ao aluno a necessidade de atentar para a ordem dos pares. Espera-se que nesse momento o aluno já tenha percebido que o primeiro número do par corresponde ao eixo das abscissas e o segundo ao eixo das ordenadas. O professor pode ter acesso a atividade para impressão aqui.

Discuta com a turma alguns exemplos onde os alunos possam perceber que uma inversão na ordem da escrita do par ordenado corresponde a pontos completamente diferentes no plano cartesiano. Atividades complementares e gabarito podem ser acessadas no link.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes  Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Retomar os conceitos de direção e sentido e reconhecer o par ordenado como uma forma padronizada de identificar a localização de um ponto no plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par ordenado

Recursos necessários

Folha de atividades impressa; Material Concreto: tabuleiro, dados dodecaedros, pinos, Datashow (opcional)



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Avaliar o senso de direção e sentido dos alunos

Orientação: Peça a alguns alunos que realize a atividade oralmente. Adapte a imagem as possibilidades de organização das salas de aula da sua escola. Cada fileira onde se formam grupos de 4 alunos representam uma linha vertical. Essa disposição é a ideal para atividade que se seguirá nesta aula. Na horizontal temos linhas sem nenhum grupo.Oriente-os a designar em qual fileira está um determinado grupo. Quando indagados a respeito de grupos da segunda, terceira ou quarta fileira, serão levados ao único grupo que está na fileira. Já a quinta fileira, ao questionar sobre o grupo se encontra nela, espera-se que os alunos percebam a carência de informações. Pergunte se essa informação é o suficiente para determinar sua localização. Peça então que o aluno determine a posição da fileira que se encontra esse grupo: primeiro, segundo, etc. As carteiras em destaque são apenas sugestões. No caso se referem aos pontos A = (2; 0) e B = (4; 2), considerando a primeira fileira da esquerda para a direita e a primeira linha de baixo para cima como eixos. Se preferir pode encontrar a atividade aqui.

Discuta com a turma:

  • Como representaram a localização de determinado grupo? ( Espera-se que os alunos utilizam termos como: segunda linha e terceira coluna ou dois vertical e um horizontal, termos utilizados no plano de aula conceitual.
  • Quantas informações são necessárias para determinar essa localização?
  • O que se encontra localizado na segunda posição da terceira fileira? (Espera-se que os alunos percebam que o espaço está vazio e portanto não tem um ponto ali)

Observação: Neste momento os alunos ainda podem divergir quanto a localização real do colega ou do grupo devido a incoerências de padronização. Utilize essas divergências para a discussão. O professor pode encontrar sugestões no guia de intervenção.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Ampliar o conceito de plano cartesiano e de localização através de coordenadas .

Orientações: O jogo acima é uma oportunidade dos alunos começarem a sistematizar as coordenadas cartesianas. A ideia de jogar o dado azul primeiro e realizar o movimento para depois fazer o mesmo com o dado vermelho fará com que os alunos se familiarizem com a convenção matemática e o conceito de par ordenado, ou seja, que obedece uma ordem explícita e conveniente. Essa atividade está disponível para impressão. No link se encontra, também, os objetivos, as regras e todo o material necessário. Nesta atividade para impressão os alunos também terão uma tabela para preencher com os pares obtidos por eles a cada jogada para que o professor possa acompanhar e associar valor obtido e marcação no plano a fim de garantir o andamento correto da atividade. Divida a turma em grupos de 4 alunos onde haverá duas duplas adversárias.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a localização se o aluno realizar a locomoção de forma contrária, ou seja, realizando os comandos do dado azul no sentido da seta vermelha e vice e versa?
  • Qual a importância de se obedecer uma ordem conveniente a fim de padronizar a localização?

Os alunos perceberão que a ordem dos valores obtidos nos dados influenciam diretamente na posição real no plano. Nesse momento estarão aptos a prosseguirem para a rodada 2.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito: Dar ênfase ao próximo slide

Orientação: Apresente o slide a turma para começar as situações descritas nos slides posteriores

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: CONFORME SLIDE ANTERIOR

Propósito: Discutir a noção de par ordenado é analisar a localização correta do par no plano cartesiano.

Orientação: No tabuleiro acima os jogadores do time verde realizaram suas jogadas de forma correta. Os jogadores do time amarelo eliminaram uma peça do time verde na posição (9,3) mas realizaram uma marcação errada na posição (6,3) equivocando-se ao marcar a posição (3,6) no lugar. A estratégia de eliminar a peça do adversário está vinculada a necessidade de utilizar a posição correta do ponto no plano. Não pode haver trocas para atingir esse objetivo. Analisar esse tipo de situação é significativo para enfatizar a importância de utilizar a ordem certa dos pares.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre a posição no plano dos pontos (6,3) e (3,6)?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: CONFORME SLIDE ANTERIOR

Propósito: Discutir a noção de par ordenado é analisar a localização correta do par no plano cartesiano.

Orientação: No tabuleiro acima encontramos as jogadas do slide anterior com as marcações corretas em ambos os times. De qualquer forma, os jogadores do time amarelo eliminaram uma peça do time verde na posição (9,3) e ganharam o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS

Propósito: Formalizar as definições de par ordenado, abscissa e ordenada.

Orientação: Formaliza a definição de par ordenado e a localização de um ponto no plano através das coordenadas estabelecidas por ele. Aproveite para enfatizar o 1º elemento associando-o ao eixo das abscissas (eixo x) e o 2º elemento associando-o ao eixo das ordenadas (eixo y).

Discuta com a turma:

  • Qual a posição do ponto A?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito: Aplicar o conceito de par ordenado associando-os a pontos no plano cartesiano

Orientação: Lembre ao aluno a necessidade de atentar para a ordem dos pares. Espera-se que nesse momento o aluno já tenha percebido que o primeiro número do par corresponde ao eixo das abscissas e o segundo ao eixo das ordenadas. O professor pode ter acesso a atividade para impressão aqui.

Discuta com a turma alguns exemplos onde os alunos possam perceber que uma inversão na ordem da escrita do par ordenado corresponde a pontos completamente diferentes no plano cartesiano. Atividades complementares e gabarito podem ser acessadas no link.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano