10462
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Representando frações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Explorar frações e medidas de tempo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_24GRM_02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Jamboard.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Proponha aos alunos os questionamentos apresentados nos slides 2 a 5, o que pode ser feito via atividade impressa ou usando o Google Formulários. Porém, antes de fazer isso, o professor pode apresentar uma reflexão inicial sobre o tempo que os alunos normalmente passavam na escola e o tempo que passavam em casa diariamente, a partir de algumas questões:
“- Vocês conseguem estimar quanto tempo passam na escola e quanto tempo passam em casa? E quanto tempo do dia vocês geralmente estão dormindo?
- Em relação ao tempo na escola, isso é mais ou menos que a metade de um dia? E o tempo em casa? E o tempo dormindo?
- Quantas horas correspondem à metade de um dia inteiro?
- E se dividirmos um dia inteiro em 4 partes, quanto tempo teria cada uma destas partes?”

Atividade principal
Propor aos alunos o problema indicado aqui na atividade, porém, inserindo mais uma pergunta: “E qual fração do tempo dos alunos na escola é destinada a atividades diversificadas?”.
Solicitar que os alunos resolvam o problema no caderno e fotografem suas resoluções para disponibilizarem os arquivos ao professor, via Google Formulários.
Caso resolvam o problema em folha impressa, enviar de volta ao professor para que ele faça a correção e seleção das estratégias de resolução.

Discussão das soluções
Propor aos alunos organizarem um cronograma das suas atividades diárias e outro com as atividades de um dos familiares, para analisar a fração de tempo gasta em cada uma das ações.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Propor que os alunos registrem o que aprenderam sobre frações de tempo, principalmente sobre fração de uma hora, quando comparado com os minutos decorridos.

Raio X
Propor que os alunos construam círculos usando o Jamboard ou no próprio caderno para responder à proposta de atividade presente neste slide.

Convite às famílias
Convidar a família a acompanhar e trabalhar junto com o aluno na etapa de Discussão das soluções, visando ampliar as discussões sobre frações do tempo de um dia por parte do aluno.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_24GRM02

(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas