Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
Objetivo específico
Ampliar e desenvolver a noção de aleatoriedade, através da análise dos tipos de eventos na probabilidade, especialmente o evento certo.
Conceito-chave
Aleatoriedade
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Tempo sugerido: 2 min.
Orientação: Nesta aula, abordaremos situações com o evento certo, a fim de ampliar a noção de aleatoriedade dos alunos, mostrando que a probabilidade tem variados tipos de eventos: evento certo, impossível e provável.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Cite um exemplo de um evento que pode acontecer? Você tem certeza como será o clima amanhã?
- Você conhece algum evento que com toda certeza irá ocorrer?
Retomada
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Aproveite esse momento para relembrar o que é espaço amostral e eventos, utilize exemplos para que façam a associação, como sugestão:
Quando lançamos um dado qual nosso espaço amostral? Resp.: Todos os números que estão registrados em suas faces.
Qual a probabilidade de obter um número menor que 3? Resp.: O evento solicitado são os números menores que 3, logo 1 e 2.
Podemos ter no mesmo espaço amostral eventos diferentes?
Propósito: Ampliar a noção de aleatoriedade, definindo o evento certo.
Discuta com a turma:
- Qual(is) evento(s) você tem certeza que acontecerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
- Qual(is) evento(s) você acha que poderá acontecer algum dia? Dê um exemplo ou mais.
- Qual(is) evento(s) você acredita que nunca ocorrerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
Atividade principal.
Tempo Sugerido: 10 min.
Orientações: Peça que os alunos façam a leitura da situação, deixe que definam uma estratégia de resolução. Se necessário, auxilie-os na identificação dos dados principais, o objetivo é que determinem o valor gasto, concluindo que o valor do prêmio é suficiente para as intenções de João, logo a probabilidade de ocorrência do evento (quitar dívidas e adquirir presentes) é total, um evento certo.
Propósito: Incentivar a resolução da atividade, ampliando a noção dos tipos de eventos.
Discuta com a turma:
- De que maneira podemos obter o valor que João irá gastar, se fizer o planejado?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal.
Tempo Sugerido: 10 min.
Orientações: Peça que os alunos façam a leitura da situação, deixe que definam uma estratégia de resolução. Se necessário, auxilie-os na identificação dos dados principais, o objetivo é que determinem o valor gasto, concluindo que o valor do prêmio é suficiente para as intenções de João, logo a probabilidade de ocorrência do evento (quitar dívidas e adquirir presentes) é total, um evento certo.
Propósito: Incentivar a resolução da atividade, ampliando a noção dos tipos de eventos.
Discuta com a turma:
- De que maneira podemos obter o valor que João irá gastar, se fizer o planejado?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de soluções, para que determine a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades, que formam o espaço amostral . Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram o mesmo resultado?
- Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram o mesmo resultado?
- Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram o mesmo resultado?
- Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Discussão de soluções
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram o mesmo resultado?
- Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Discussão de soluções
Temp Sugerido: 20 minutos.
Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram o mesmo resultado?
- Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Encerramento
Temo sugerido: 5 minutos
Orientação: Realizar aos alunos a pergunta proposta no slide e deixar que eles reflitam e explorem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Nesse momento, defina com os alunos que, quando o número de possibilidades de um evento for a igual ao número de elementos do espaço amostral, temos o chamado evento certo, ou seja, um evento que sempre terá total probabilidade de ocorrer. Dê mais exemplos, que os auxiliem a compreender a definição, fica uma sugestão: Qual a probabilidade de ao lançar um dado sair um número menor que 7?
Propósito: Promover o encerramento das ideias abordadas.
Material complementar para o professor:
Leia a matéria Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em eventos que tem total probabilidade de ocorrência, ou seja, correspondem ao próprio espaço amostral.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para obter o resultado? Houve resultados diferentes?
Materiais complementares