10461
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Analisando os tipos de eventos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Aleatoriedade

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

Objetivo específico

Ampliar  e desenvolver a noção de aleatoriedade, através da análise dos tipos de eventos na probabilidade, especialmente o evento certo.

Conceito-chave

Aleatoriedade

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 min.

Orientação: Nesta aula, abordaremos situações com o evento certo, a fim de ampliar a noção de aleatoriedade dos alunos, mostrando que a probabilidade tem variados tipos de eventos: evento certo, impossível e provável.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Cite um exemplo de um evento que pode acontecer? Você tem certeza como será o clima amanhã?
  • Você conhece algum evento que com toda certeza irá ocorrer?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Aproveite esse momento para relembrar o que é espaço amostral e eventos, utilize exemplos para que façam a associação, como sugestão:

Quando lançamos um dado qual nosso espaço amostral? Resp.: Todos os números que estão registrados em suas faces.

Qual a probabilidade de obter um número menor que 3? Resp.: O evento solicitado são os números menores que 3, logo 1 e 2.

Podemos ter no mesmo espaço amostral eventos diferentes?

Propósito: Ampliar a noção de aleatoriedade, definindo o evento certo.

Discuta com a turma:

  • Qual(is) evento(s) você tem certeza que acontecerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
  • Qual(is) evento(s) você acha que poderá acontecer algum dia? Dê um exemplo ou mais.
  • Qual(is) evento(s) você acredita que nunca ocorrerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min.

Orientações: Peça que os alunos façam a leitura da situação, deixe que definam uma estratégia de resolução. Se necessário, auxilie-os na identificação dos dados principais, o objetivo é que determinem o valor gasto, concluindo que o valor do prêmio é suficiente para as intenções de João, logo a probabilidade de ocorrência do evento (quitar dívidas e adquirir presentes) é total, um evento certo.

Propósito: Incentivar a resolução da atividade, ampliando a noção dos tipos de eventos.

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos obter o valor que João irá gastar, se fizer o planejado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min.

Orientações: Peça que os alunos façam a leitura da situação, deixe que definam uma estratégia de resolução. Se necessário, auxilie-os na identificação dos dados principais, o objetivo é que determinem o valor gasto, concluindo que o valor do prêmio é suficiente para as intenções de João, logo a probabilidade de ocorrência do evento (quitar dívidas e adquirir presentes) é total, um evento certo.

Propósito: Incentivar a resolução da atividade, ampliando a noção dos tipos de eventos.

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos obter o valor que João irá gastar, se fizer o planejado?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de soluções, para que determine a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades, que formam o espaço amostral . Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Temp Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Temo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realizar aos alunos a pergunta proposta no slide e deixar que eles reflitam e explorem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Nesse momento, defina com os alunos que, quando o número de possibilidades de um evento for a igual ao número de elementos do espaço amostral, temos o chamado evento certo, ou seja, um evento que sempre terá total probabilidade de ocorrer. Dê mais exemplos, que os auxiliem a compreender a definição, fica uma sugestão: Qual a probabilidade de ao lançar um dado sair um número menor que 7?

Propósito: Promover o encerramento das ideias abordadas.

Material complementar para o professor:

Leia a matéria Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em eventos que tem total probabilidade de ocorrência, ou seja, correspondem ao próprio espaço amostral.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para obter o resultado? Houve resultados diferentes?

Materiais complementares

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min.

Orientação: Nesta aula, abordaremos situações com o evento certo, a fim de ampliar a noção de aleatoriedade dos alunos, mostrando que a probabilidade tem variados tipos de eventos: evento certo, impossível e provável.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Cite um exemplo de um evento que pode acontecer? Você tem certeza como será o clima amanhã?
  • Você conhece algum evento que com toda certeza irá ocorrer?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

Objetivo específico

Ampliar  e desenvolver a noção de aleatoriedade, através da análise dos tipos de eventos na probabilidade, especialmente o evento certo.

Conceito-chave

Aleatoriedade

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Aproveite esse momento para relembrar o que é espaço amostral e eventos, utilize exemplos para que façam a associação, como sugestão:

Quando lançamos um dado qual nosso espaço amostral? Resp.: Todos os números que estão registrados em suas faces.

Qual a probabilidade de obter um número menor que 3? Resp.: O evento solicitado são os números menores que 3, logo 1 e 2.

Podemos ter no mesmo espaço amostral eventos diferentes?

Propósito: Ampliar a noção de aleatoriedade, definindo o evento certo.

Discuta com a turma:

  • Qual(is) evento(s) você tem certeza que acontecerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
  • Qual(is) evento(s) você acha que poderá acontecer algum dia? Dê um exemplo ou mais.
  • Qual(is) evento(s) você acredita que nunca ocorrerá(ão) algum dia? Dê um exemplo ou mais.
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min.

Orientações: Peça que os alunos façam a leitura da situação, deixe que definam uma estratégia de resolução. Se necessário, auxilie-os na identificação dos dados principais, o objetivo é que determinem o valor gasto, concluindo que o valor do prêmio é suficiente para as intenções de João, logo a probabilidade de ocorrência do evento (quitar dívidas e adquirir presentes) é total, um evento certo.

Propósito: Incentivar a resolução da atividade, ampliando a noção dos tipos de eventos.

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos obter o valor que João irá gastar, se fizer o planejado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min.

Orientações: Peça que os alunos façam a leitura da situação, deixe que definam uma estratégia de resolução. Se necessário, auxilie-os na identificação dos dados principais, o objetivo é que determinem o valor gasto, concluindo que o valor do prêmio é suficiente para as intenções de João, logo a probabilidade de ocorrência do evento (quitar dívidas e adquirir presentes) é total, um evento certo.

Propósito: Incentivar a resolução da atividade, ampliando a noção dos tipos de eventos.

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos obter o valor que João irá gastar, se fizer o planejado?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de soluções, para que determine a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades, que formam o espaço amostral . Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Slide Plano Aula

Temp Sugerido: 20 minutos.

Orientações: Aqui, os alunos verão outra estratégia de solução, para que determinem a probabilidade de João gastar o dinheiro como planejado. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Se tiver projetor À sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo resultado?
  • Como você acha que chamamos um evento como este onde temos certeza que irá ocorrer?
Slide Plano Aula

Temo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realizar aos alunos a pergunta proposta no slide e deixar que eles reflitam e explorem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Nesse momento, defina com os alunos que, quando o número de possibilidades de um evento for a igual ao número de elementos do espaço amostral, temos o chamado evento certo, ou seja, um evento que sempre terá total probabilidade de ocorrer. Dê mais exemplos, que os auxiliem a compreender a definição, fica uma sugestão: Qual a probabilidade de ao lançar um dado sair um número menor que 7?

Propósito: Promover o encerramento das ideias abordadas.

Material complementar para o professor:

Leia a matéria Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em eventos que tem total probabilidade de ocorrência, ou seja, correspondem ao próprio espaço amostral.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para obter o resultado? Houve resultados diferentes?

Materiais complementares

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano