10460
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Detetive numérico

Plano de aula de Matemática com atividades para 3°ano do Fundamental sobre Espaço amostral de experimentos aleatórios.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_03PES05

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.

- Opcionais:

Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
A atividade principal é uma atividade que instiga os alunos. Todos os alunos gostam de desafios e de atividades que proporcionam esse tipo de debate. Ao invés de utilizar os slides, você pode se colocar no lugar na professora e propor a situação problema dizendo que você está pensando em um número e que os alunos devem ser detetives e tentar encontrar esse número. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a situação ao vivo e deixar que os alunos a discutam. Caso seja assíncrona ou sem vídeo, você pode fazer explicar a situação por meio de um vídeo ou de um texto e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail.
Pergunte se eles conseguiriam encontrar o número somente com essa informação. Solicite, então que eles criem perguntas que os possibilite encontrar o número. Eles podem compartilhar essas perguntas por texto ou áudio. Depois, oriente que os alunos discutam entre si e escolham entre as perguntas que foram colocadas as que são mais significativas para perguntar a professora.
Abra então a rodada de perguntas e responda às perguntas que os alunos escolheram.
Os alunos, então, devem listar as possibilidades de números secretos a partir das perguntas respondidas.

Discussão das soluções
Na discussão das soluções, envie algumas perguntas para guiá-los. Pergunte como eles pensaram para formular as perguntas, que estratégias utilizaram para tentar encontrar o númer. Disponibilize as questões para a discussão via WhatsApp e deixe que os alunos as respondam e discutam por meio de áudio ou texto.

Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é a brincadeira de adivinhar o número que o outro pensou utilizando o menor número de perguntas possível. Pode ser uma ótima atividade para toda a família.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_23PES02

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas