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Plano de aula - Medidas de capacidade não padronizadas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Comparação entre medidas de capacidade não padronizadas.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Objetivos específicos

Estabelecer comparações simples relacionadas a capacidades utilizando vocabulário adequado.

Conceito-chave

Comparação entre medidas de capacidade não padronizadas.

Recursos necessários

  • 4 a 6 kits com duas garrafinhas de refrigerantes sendo  as duas da mesma altura, porém uma mais fina que a outra ou então uma mais alta e outra mais baixa e mais larga e com capacidade maior (o ideal é que as duas garrafas tenham capacidades diferentes mas que estejam com água no mesmo nível).
  • Vários copos com diferentes capacidades (em quantidades o suficiente para todas as equipes terem acesso e poderem trabalhar).
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a pergunta do slide para as crianças e ouça suas respostas. Partindo do pressuposto de que é para tomar o suco favorito, imagina-se que as crianças escolherão o copo número 1, pois é maior e cabe mais.

Propósito: Gerar nas crianças a necessidade de justificar suas respostas usando os termos “maior”, ”menor”, etc. Finalizar dizendo que nesta aula vamos aprender alguns termos convencionais para diferenciar os objetos de tamanhos diferentes.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês preferem o copo número 1?
  • O que este copo tem de diferente dos outros?
  • Como vocês sabem que nele cabe mais suco?

Atividade principal - etapa 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Antes da aula você já deve preparar as garrafas que serão usadas para realizar a atividade. Para cada grupo leve 2 garrafinhas de refrigerante (cheias de água) com as seguintes características: as duas da mesma altura porém, uma mais fina que a outra ou então uma mais alta e outra mais baixa e mais larga e com capacidade maior (o ideal é que as duas garrafas tenham capacidades diferentes porém não tão óbvias, de forma que possam levar as crianças à reflexão).

Organize a turma em grupo de 4 a 5 crianças cada. Entregue para cada grupo duas garrafas e oriente que as crianças conversem percebam qual a diferença entre elas. Enquanto as crianças discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”).

Propósito: Propiciar, nas crianças, a reflexão sobre o tamanho das garrafas que receberam e garantir que se apropriem do vocabulário correto para defini-las.

Discuta com a turma:

  • Compreenderam o que é para fazer?
  • Já descobriram em que as garrafas são diferentes?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal - etapa 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4e 5)

Orientação: Após passar em todos os grupos e certificar-se de que todos chegaram às respostas, faça a pergunta do slide e ouça as respostas. Leve vários copos com medidas diversas (alguns iguais e alguns diferentes) e ofereça-os às crianças pedindo que façam a demonstração, mas não diga como. Não entregue os copos diretamente a eles, deixe num local onde todos tenham acesso.

Propósito: Fazer com que as crianças percebam que, embora as duas garrafas pareçam ter a mesma quantidade de água, elas têm capacidades diferentes por terem formatos diferentes. Uma é mais fina e a outra é mais grossa ou mais larga.

Discuta com a turma (nos pequenos grupos):

  • Vocês já descobriram se a quantidade de água dentro das garrafas é igual ou não?
  • Por que o grupo acha que nesta garrafa tem mais àgua?
  • Como vocês podem provar isso?
  • Por que as duas garrafas em pé parecem ter a mesma quantidade de água?
  • O que faz caber mais água em uma garrafa do que na outra?

Obs.: Ao justificarem suas respostas enfatize o vocabulário específico da aula: Mais fino, mais grosso, mais largo.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os grupos demonstrem, um de cada vez, como fizeram para encontrar a resposta da pergunta.

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada grupo que for participar do momento da discussão das soluções. Determine que, ao responderem, se direcionem para a turma.

  • O que as garrafas têm de diferente?
  • Descobriram em qual delas cabe mais água?
  • Por que vocês acham que nesta garrafa cabe mais água?
  • Como fizeram para descobrir isso?
  • Os copos auxiliaram nessa descoberta? Como? (Peça que mostrem exatamente como o grupo fez para chegar na resposta. )

Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte:

  • Vocês consideram que esta estratégia foi boa para o grupo chegar na resposta? Por quê?
  • Então, nesta garrafa cabe menos água? Por quê?
  • Vocês concordam com a resposta do grupo? Por quê?

Possíveis estratégias de resolução:

- Usar dois copos iguais para despejar a água das garrafinhas e ver se os copos ficam com quantidades diferentes de água.

- As crianças podem chegar a uma conclusão usando as especificidades das garrafas como argumento. Por exemplo: “Nesta garrafa tem mais água porque ela é mais larga que a outra”, ou ainda “Nesta garrafa tem menos água porque ela é mais fina que a outra”.

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Após a socialização das estratégias de resolução conduza uma rápida discussão levando as crianças a concluírem que: que a capacidade de armazenamento de um recipiente não está diretamente ligada a sua altura e sim a sua dimensão interna.

Enfatizar os termos “ mais fino e mais grosso” e “mais largo” pois saber utilizá-los corretamente vai ao encontro do objetivo desta aula.

Propósito: Sistematizar o que foi aprendido na aula e mais uma vez frisar o uso dos termos adequados.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação:Leia junto com os alunos o resumo dos conceitos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando os grupos sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam os conceitos.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Objetivos específicos

Estabelecer comparações simples relacionadas a capacidades utilizando vocabulário adequado.

Conceito-chave

Comparação entre medidas de capacidade não padronizadas.

Recursos necessários

  • 4 a 6 kits com duas garrafinhas de refrigerantes sendo  as duas da mesma altura, porém uma mais fina que a outra ou então uma mais alta e outra mais baixa e mais larga e com capacidade maior (o ideal é que as duas garrafas tenham capacidades diferentes mas que estejam com água no mesmo nível).
  • Vários copos com diferentes capacidades (em quantidades o suficiente para todas as equipes terem acesso e poderem trabalhar).
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a pergunta do slide para as crianças e ouça suas respostas. Partindo do pressuposto de que é para tomar o suco favorito, imagina-se que as crianças escolherão o copo número 1, pois é maior e cabe mais.

Propósito: Gerar nas crianças a necessidade de justificar suas respostas usando os termos “maior”, ”menor”, etc. Finalizar dizendo que nesta aula vamos aprender alguns termos convencionais para diferenciar os objetos de tamanhos diferentes.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês preferem o copo número 1?
  • O que este copo tem de diferente dos outros?
  • Como vocês sabem que nele cabe mais suco?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Antes da aula você já deve preparar as garrafas que serão usadas para realizar a atividade. Para cada grupo leve 2 garrafinhas de refrigerante (cheias de água) com as seguintes características: as duas da mesma altura porém, uma mais fina que a outra ou então uma mais alta e outra mais baixa e mais larga e com capacidade maior (o ideal é que as duas garrafas tenham capacidades diferentes porém não tão óbvias, de forma que possam levar as crianças à reflexão).

Organize a turma em grupo de 4 a 5 crianças cada. Entregue para cada grupo duas garrafas e oriente que as crianças conversem percebam qual a diferença entre elas. Enquanto as crianças discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”).

Propósito: Propiciar, nas crianças, a reflexão sobre o tamanho das garrafas que receberam e garantir que se apropriem do vocabulário correto para defini-las.

Discuta com a turma:

  • Compreenderam o que é para fazer?
  • Já descobriram em que as garrafas são diferentes?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4e 5)

Orientação: Após passar em todos os grupos e certificar-se de que todos chegaram às respostas, faça a pergunta do slide e ouça as respostas. Leve vários copos com medidas diversas (alguns iguais e alguns diferentes) e ofereça-os às crianças pedindo que façam a demonstração, mas não diga como. Não entregue os copos diretamente a eles, deixe num local onde todos tenham acesso.

Propósito: Fazer com que as crianças percebam que, embora as duas garrafas pareçam ter a mesma quantidade de água, elas têm capacidades diferentes por terem formatos diferentes. Uma é mais fina e a outra é mais grossa ou mais larga.

Discuta com a turma (nos pequenos grupos):

  • Vocês já descobriram se a quantidade de água dentro das garrafas é igual ou não?
  • Por que o grupo acha que nesta garrafa tem mais àgua?
  • Como vocês podem provar isso?
  • Por que as duas garrafas em pé parecem ter a mesma quantidade de água?
  • O que faz caber mais água em uma garrafa do que na outra?

Obs.: Ao justificarem suas respostas enfatize o vocabulário específico da aula: Mais fino, mais grosso, mais largo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os grupos demonstrem, um de cada vez, como fizeram para encontrar a resposta da pergunta.

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada grupo que for participar do momento da discussão das soluções. Determine que, ao responderem, se direcionem para a turma.

  • O que as garrafas têm de diferente?
  • Descobriram em qual delas cabe mais água?
  • Por que vocês acham que nesta garrafa cabe mais água?
  • Como fizeram para descobrir isso?
  • Os copos auxiliaram nessa descoberta? Como? (Peça que mostrem exatamente como o grupo fez para chegar na resposta. )

Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte:

  • Vocês consideram que esta estratégia foi boa para o grupo chegar na resposta? Por quê?
  • Então, nesta garrafa cabe menos água? Por quê?
  • Vocês concordam com a resposta do grupo? Por quê?

Possíveis estratégias de resolução:

- Usar dois copos iguais para despejar a água das garrafinhas e ver se os copos ficam com quantidades diferentes de água.

- As crianças podem chegar a uma conclusão usando as especificidades das garrafas como argumento. Por exemplo: “Nesta garrafa tem mais água porque ela é mais larga que a outra”, ou ainda “Nesta garrafa tem menos água porque ela é mais fina que a outra”.

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Após a socialização das estratégias de resolução conduza uma rápida discussão levando as crianças a concluírem que: que a capacidade de armazenamento de um recipiente não está diretamente ligada a sua altura e sim a sua dimensão interna.

Enfatizar os termos “ mais fino e mais grosso” e “mais largo” pois saber utilizá-los corretamente vai ao encontro do objetivo desta aula.

Propósito: Sistematizar o que foi aprendido na aula e mais uma vez frisar o uso dos termos adequados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação:Leia junto com os alunos o resumo dos conceitos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando os grupos sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Avaliar se os alunos compreenderam os conceitos.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

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