9436
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Organizando as frutas (longe ou perto?)

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Localizar e/ou posicionar um objeto a partir de informações.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_08GEO02

Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na organização e na condução das propostas.

Retomada
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre o que está perto ou longe de algo. Envie a imagem do slide, para que respondam e incentive que tragam, oralmente, outros exemplos.

Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.

Atividade principal
Aula assíncrona: Para a atividade principal será necessário que escreva uma comanda mais detalhada e orientações às famílias. Envie a atividade e solicite que recortem as frutas, se receberem impressas ou conseguirem imprimir; caso contrário podem desenhá-las. Um familiar pode auxiliar na leitura e na escrita, se necessário. Oriente-os. Peça que te encaminhem a atividade realizada.

Aula síncrona: Envie com antecedência as imagens e solicite que recortem as frutas antes da aula ou realizem os desenhos das mesmas e recorte-as, caso não tenham a impressão. Oriente a atividade, que realizarão individualmente. Vá fazendo questões e intervenções.

Discussão das soluções
Aula assíncrona: Encaminhe algumas formas de organização das frutas (umas duas), com as regras escritas para o coco e o abacaxi, e peça que comparem com a sua resolução, respondendo:
     1. A SUA ORGANIZAÇÃO FICOU IGUAL À ALGUMA DESSAS? QUAL?
     2. O QUE FICOU DIFERENTE?
     3. TODAS ESTÃO CORRETAS? EXPLIQUE.

Se houver necessidade, um adulto poderá ser o escriba da criança. Oriente as famílias. Solicite que te enviem a atividade principal e estas respostas.

Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula, discutindo as resoluções dos alunos e trocando ideias. Se achar necessário, peça que te mandem suas atividades. Esse envio pode ser impresso ou digital.

Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às respostas enviadas, sintetizando as aprendizagens e realizando alguma intervenção que achar necessária.

Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_08GEO02

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas