Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_08GEO02
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na organização e na condução das propostas.
Retomada
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre o que está perto ou longe de algo. Envie a imagem do slide, para que respondam e incentive que tragam, oralmente, outros exemplos.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Para a atividade principal será necessário que escreva uma comanda mais detalhada e orientações às famílias. Envie a atividade e solicite que recortem as frutas, se receberem impressas ou conseguirem imprimir; caso contrário podem desenhá-las. Um familiar pode auxiliar na leitura e na escrita, se necessário. Oriente-os. Peça que te encaminhem a atividade realizada.
Aula síncrona: Envie com antecedência as imagens e solicite que recortem as frutas antes da aula ou realizem os desenhos das mesmas e recorte-as, caso não tenham a impressão. Oriente a atividade, que realizarão individualmente. Vá fazendo questões e intervenções.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Encaminhe algumas formas de organização das frutas (umas duas), com as regras escritas para o coco e o abacaxi, e peça que comparem com a sua resolução, respondendo:
1. A SUA ORGANIZAÇÃO FICOU IGUAL À ALGUMA DESSAS? QUAL?
2. O QUE FICOU DIFERENTE?
3. TODAS ESTÃO CORRETAS? EXPLIQUE.
Se houver necessidade, um adulto poderá ser o escriba da criança. Oriente as famílias. Solicite que te enviem a atividade principal e estas respostas.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula, discutindo as resoluções dos alunos e trocando ideias. Se achar necessário, peça que te mandem suas atividades. Esse envio pode ser impresso ou digital.
Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às respostas enviadas, sintetizando as aprendizagens e realizando alguma intervenção que achar necessária.
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.