
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o cálculo de probabilidade, pesquisa com foco em coleta, registro, organização de dados em tabelas e gráficos variados.
Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.
Desenvolvidos por de 600 professores, os planos de aula disponíveis em nosso site têm o aprendizado do aluno como foco principal. Todo o material disponibilizado está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Professores que procuram um plano de aula pronto encontram aqui exercícios que seguem os eixos temáticos de matemática no Ensino Fundamental - Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação.
Nas diversas atividades propostas dentro das sugestões de plano de aula de matemática, os alunos aprendem, entre outras dezenas de conteúdos, a determinar o MMC e o MDC de dois ou mais números, frações, unidades de memória da informática, e muito mais.