Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Planos de Língua Portuguesa para o 6º ano

Análise linguística/Semiótica

Língua Portuguesa

Variedades da língua falada em diferentes situações de comunicação

Língua Portuguesa

Variedades da língua portuguesa

Língua Portuguesa

O aspecto social expresso em variedades linguísticas

Língua Portuguesa

Notícia de esportes: exercitando os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero

Língua Portuguesa

Partes e organização da entrevista

Língua Portuguesa

Apresentação do entrevistado e turnos de fala em uma entrevista

Língua Portuguesa

Reconstrução de uma entrevista

Língua Portuguesa

Uso dos fonemas /s/, /z/

Língua Portuguesa

Exercitando o uso do /s/ e do /z/

Língua Portuguesa

Utilização do /s/ ou /z/

Língua Portuguesa

A notícia de esportes e seus elementos constituintes

Língua Portuguesa

A organização e a reescrita de uma notícia de esportes, para afirmar os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero.

Língua Portuguesa

Frase nominal ou oração?

Língua Portuguesa

Os termos da oração

Língua Portuguesa

Utilizando os marcadores de explicação e exemplificação

Língua Portuguesa

Utilização dos marcadores textuais para conectar frases isoladas

Língua Portuguesa

Organização de exposição oral

Língua Portuguesa

Descobrindo a estrutura composicional do gênero exposição oral

Língua Portuguesa

Estudos de interlocução em cartas de reclamação

Língua Portuguesa

Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamaçãov

Língua Portuguesa

Práticas de interlocução em cartas de reclamação

Língua Portuguesa

Os termos da oração na construção dos sentidos

Língua Portuguesa

Planejamento de Exposição Oral

Língua Portuguesa

Aspectos de etapas da exposição oral

Língua Portuguesa

A imparcialidade em notícias de esportes

Língua Portuguesa

Marcas linguísticas que denotam parcialidade ou imparcialidade na notícia de esporte

Língua Portuguesa

Parcialidade na notícia de esportes

Língua Portuguesa

O estilo na linguagem do entrevistado e do entrevistador

Língua Portuguesa

Expressões que organizam e conduzem a interação em uma entrevista

Língua Portuguesa

Correção ortográfica: o papel da acentuação

Língua Portuguesa

Acentuação aplicada na correção ortográfica

Língua Portuguesa

Aplicação da ortografia

Língua Portuguesa

Texto didático e hipertextualização: descobrindo regularidades

Língua Portuguesa

Do texto didático ao hipertexto: construindo links

Língua Portuguesa

Revisando textos didáticos hipertextualizados

Língua Portuguesa

Conteúdo de Slides para Exposição Oral

Língua Portuguesa

Síntese de informações em slides de Exposição Oral

Língua Portuguesa

Polidez e cordialidade: modalizadores discursivos em cartas de reclamação

Língua Portuguesa

Elementos de coesão referencial em cartas de reclamação

Língua Portuguesa

Modalizadores discursivos e elementos de coesão referencial em cartas de reclamação

Língua Portuguesa

Organização de informações em slides para exposição oral

Língua Portuguesa

As várias possibilidades de pontuação em uma mesma frase

Língua Portuguesa

Ponto de exclamação, interrogação e final em distintos suportes

Língua Portuguesa

Oficina de Escrita

Língua Portuguesa

Pontuação

Língua Portuguesa

Exposição oral e ferramentas de apresentação: descobrindo regularidades

Língua Portuguesa

Exposição oral e ferramentas de apresentação: organização de fontes e tópicos

Língua Portuguesa

Exposição oral e ferramentas de apresentação: organizando informações em slides

Língua Portuguesa

Marcadores de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos

Língua Portuguesa

Inferir as perguntas e as escolhas lexicais em uma entrevista

Quer outros Planos de Aula?

Clique para

Ver Mais

Leitura/Escuta

Língua Portuguesa

A notícia de esportes e suas marcas linguísticas

Língua Portuguesa

Notícia de esportes: impresso versus digital

Língua Portuguesa

Notícias esportivas online: fato ou opinião? Analisando comentários de leitores

Língua Portuguesa

Introdução ao gênero entrevista

Língua Portuguesa

Leitura de uma entrevista: sentidos globais

Língua Portuguesa

Leitura de uma entrevista: observação do paratexto

Língua Portuguesa

SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas de reclamação

Língua Portuguesa

Como reclamar usando cartas de reclamação

Língua Portuguesa

Como são as cartas de reclamação?

Língua Portuguesa

Ler um mapa conceitual para reconhecer seus propósitos, estrutura composicional e linguística e campo de circulação, situando o gênero nas práticas de estudo e pesquisa

Língua Portuguesa

Texto didático: leitura e escolha de vocabulário

Língua Portuguesa

Texto didático: selecionando informações confiáveis

Língua Portuguesa

Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos

Língua Portuguesa

Sintetização de informações em mapa conceitual

Língua Portuguesa

O gênero mito: ativar conhecimentos prévios

Língua Portuguesa

Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto

Língua Portuguesa

O significado do mito: as condições de produção de um mito indígena

Língua Portuguesa

Roda de Conversa sobre Contos Populares

Língua Portuguesa

Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepção.

Língua Portuguesa

Conto Popular - Leitura e inferência

Língua Portuguesa

Gibis em sala de aula

Língua Portuguesa

Texto didático: contexto de produção, composição e estilo

Língua Portuguesa

Anotação de aula expositiva

Língua Portuguesa

O gênero texto dramático

Língua Portuguesa

O texto teatral: organização das falas e indicações cênicas

Língua Portuguesa

O texto teatral: relação entre textos

Língua Portuguesa

Rodas de leitura

Língua Portuguesa

Minisseminários

Língua Portuguesa

Intertextualidade nas histórias em quadrinhos

Língua Portuguesa

Oficina de Escrita

Língua Portuguesa

Anotação de informações principais de um texto expositivo

Língua Portuguesa

Anotação em esquema para síntese de leitura

Língua Portuguesa

Leitura e compreensão de história em quadrinhos

Quer outros Planos de Aula?

Clique para

Ver Mais

Oralidade

Língua Portuguesa

Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual

Língua Portuguesa

Estudo do gênero oral “Apresentação de propostas orais”

Língua Portuguesa

A exposição oral: descoberta de regularidades

Língua Portuguesa

Planejamento e Avaliação de Exposição Oral

Língua Portuguesa

Realização e avaliação da exposição oral

Língua Portuguesa

Planejar a contação de um mito

Língua Portuguesa

Representação oral e recursos expressivos nos Contos Populares

Língua Portuguesa

Prática de oralidade com Teatro de improviso

Língua Portuguesa

Apresentação de um telejornal esportivo escolar no formato audiovisual.

Língua Portuguesa

Organização de Exposição Oral

Língua Portuguesa

A tradição oral dos mitos

Língua Portuguesa

Contos Populares - Estratégias de contação de histórias

Língua Portuguesa

Assembleia

Língua Portuguesa

Planejamento de exposições orais

Língua Portuguesa

Planejamento da exposição oral

Língua Portuguesa

O planejamento de notícias orais de esportes

Língua Portuguesa

Realização de uma entrevista em formato audiovisual

Língua Portuguesa

Apresentações de propostas orais em sala de aula

Língua Portuguesa

Oficina de Escrita

Língua Portuguesa

Recursos cinésicos e paralinguísticos em uma exposição oral

Língua Portuguesa

Contos Populares - Contação de histórias.

Língua Portuguesa

Prática de oralidade: apresentação de improviso no estilo da Commedia dell'arte

Língua Portuguesa

Oralidade em programas de esportes no rádio e na televisão

Língua Portuguesa

Planejamento de uma entrevista em formato audiovisual

Língua Portuguesa

Estratégias de organização textual para apresentação de propostas orais

Língua Portuguesa

Produção e avaliação de exposições orais

Língua Portuguesa

Apresentação, avaliação e revisão da exposição oral

Língua Portuguesa

Contação de mitos indígenas

Língua Portuguesa

Prática de oralidade com recursos da Commedia dell'arte

Língua Portuguesa

A entonação expressiva no gênero Vlog sobre HQ

Língua Portuguesa

Planejamento de um Vlog sobre HQ com ênfase na entonação expressiva

Língua Portuguesa

Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva

Quer outros Planos de Aula?

Clique para

Ver Mais

Produção de textos

Língua Portuguesa

A produção de Cartas de reclamação e a atuação na vida pública

Língua Portuguesa

Planejamento de textos didáticos

Língua Portuguesa

Produção de textos didáticos

Língua Portuguesa

Edição e revisão de textos didáticos

Língua Portuguesa

Planejamento de Mapa conceitual

Língua Portuguesa

Produção de Mapas conceituais e critérios de avaliação

Língua Portuguesa

Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual

Língua Portuguesa

Anotação de leitura para produzir resumos de texto expositivo

Língua Portuguesa

Produção de resumo com base em anotação

Língua Portuguesa

Edição de resumo de leitura em duplas

Língua Portuguesa

Planejamento da produção textual: retextualizar um mito

Língua Portuguesa

Produção de texto: novos significados para um mito

Língua Portuguesa

Revisão de narrativa com personagem mitológico

Língua Portuguesa

Planejamento da produção textual: as travessuras nas HQs

Língua Portuguesa

Produção de HQ: as minhas travessuras

Língua Portuguesa

Produção textual: revisão da HQ

Língua Portuguesa

Produção de texto dramático escrito: textualização

Língua Portuguesa

Produção de texto dramático: edição e revisão de texto.

Língua Portuguesa

Roda de notícias

Língua Portuguesa

Planejamento de uma entrevista escrita

Língua Portuguesa

Contos populares - Produção textual - Planejamento.

Língua Portuguesa

Contos populares - Produção textual - Escrita

Língua Portuguesa

Contos populares - Produção textual - Reescrita e socialização

Língua Portuguesa

O planejamento da escrita de notícias de esportes

Língua Portuguesa

Produção escrita de notícias de esportes

Língua Portuguesa

Notícia de esportes: reescrita e revisão dos textos

Língua Portuguesa

Produção de texto dramático escrito: planejamento

Língua Portuguesa

Produção de uma entrevista escrita

Língua Portuguesa

Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita

Língua Portuguesa

Estratégia de produção textual para cartas de reclamação

Língua Portuguesa

Produção de cartas de reclamação

Quer outros Planos de Aula?

Clique para

Ver Mais