10456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Mais leve, mais pesado, cabe mais ou cabe menos

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Comparação entre pesos não padronizados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_14GRM02

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, três potes similares de tamanhos diferentes, algo para testar a capacidade dos potes (como: arroz, feijão, macarrão, bolinhas de gudes, areia etc.) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.

Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.

Atividade principal
Aula síncrona: Seguem duas sugestões para a realização da sua aula;
      1) Você pode ter os três potes, lançando aos alunos, que estão neste momento simultâneo, a questão Em qual desses potes cabem mais coisas? Por quê? Provoque uma discussão e que eles te tragam suas ideias. Peça que te digam como organizá-los em ordem, iniciando pelo mais leve e que registrem através de desenho. Para comprovar as capacidades pode usar, por exemplo, arroz, feijão, macarrão etc.
      2) Envie antecipadamente as orientações para que organizem três potes semelhante, mas de tamanhos e capacidades diferentes (por exemplo: vidros vazios, potes de plástico, potes de mantimentos etc). Será interessantes que tenham algo para, depois colocar nos potes e comprovar as diferenças, como arroz, feijão, macarrão etc. No momento simultâneo, lance a questão: Em qual desses potes cabem mais coisas? Por quê? Provoque uma discussão coletiva e que eles te tragam suas ideias, mesmo manipulando os potes em suas casas. Peça que te digam como organizá-los em ordem, iniciando pelo mais leve e que registrem através de desenho. Para comprovar as capacidades peça que usem o que tiverem disponível.
Aula assíncrona: Envie as orientações para que organizem três potes semelhante, mas de tamanhos e capacidades diferentes (por exemplo: vidros vazios, potes de plástico, potes de mantimentos etc). Será interessantes que tenham algo para, depois colocar nos potes e comprovar as diferenças, como arroz, feijão, macarrão etc. No momento simultâneo, lance a questão: Em qual desses potes cabem mais coisas? Por quê? Indique que manipulem seus materiais e que organizem os potes em ordem, iniciando pelo mais leve e que registrem através de desenho. Para comprovar as capacidades peça que usem o que tiverem disponível.

Discussão das soluções e Sistematização do conceito
Aula síncrona: Faça a discussão proposta no plano de aula, adaptando as questões do Discuta com a turma da Discussão das soluções (já que não trabalharam em grupos) e utilizando, também, a proposta da Sistematização do conceito. Estimule os alunos a explicarem as comparações utilizando os termos “cabe mais e cabe menos” e “mais pesado e mais leve”.
Aula assíncrona: Após registrarem sua organização através de desenhos, peça que respondam às questões e te enviem, juntamente com o desenho da atividade (se necessário podem ter auxílio de um adulto como leitor e escriba):
     1) O QUE VOCÊ PENSOU PARA DESCOBRIR EM QUAL POTE CABE MAIS COISAS?
     2) POR QUE VOCÊ ACHA QUE NESTE POTE CABE MAIS COISAS? O QUE ESTE POTE TEM DE DIFERENTE DOS OUTROS?
     3) COMO VOCÊ DESCOBRIU QUAL É O POTE QUE, CHEIO, FICARIA MAIS LEVE?
     4) POR QUE SERÁ QUE ESTE POTE FICARIA MAIS LEVE? QUAL A DIFERENÇA DESTE POTE PARA OS OUTROS?
     5) QUAL A DIFERENÇA ENTRE O POTE MAIOR E O MENOR?
     6) O QUE VOCÊS PODEM DIZER SOBRE O POTE MAIOR E O QUE CABE MAIS COISAS DENTRO?POR QUÊ?

Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do plano de aula ou leia para os alunos, para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Realize uma devolutiva aos desenhos e às respostas dos alunos, com as intervenções que julgar necessárias e um fechamento com base no encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as capacidades de potes diversos e a realizar as atividades da aula (no caso assíncrono). Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_14GRM02

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas