10454
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Construindo com Blocos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2°ano do Fundamental sobre Padrão e sequência.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

AutorA: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construção de sequências recursivas e repetitivas (dado um padrão; criando um padrão; numéricas e figurativas)

Objetivos específicos

Construir uma sequência utilizando padrão, por meio de figuras ou símbolos.

Conceito-chave

Padrão e sequência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Faça um breve levantamento sobre as formas geométricas que as crianças encontram em seu cotidiano, como por exemplo, embalagens de produtos, etc.
Propósito: Identificar o que eles conhecem, e o conceito que aprenderam sobre o assunto. Possibilitar que o aluno reflita sobre como as formas geométricas fazem parte de nosso dia a dia.
Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar outros objetos semelhantes?
  • Você já viu algum objeto parecido com formas geométricos em livros ou revistas?
  • Que características chamou sua atenção nas imagens?

Sugestão de Leitura: O texto A prática do professor de matemática nos anos iniciais, de Pereira e Borba (2016), traz um olhar sobre a prática docente, acesse aqui.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula
  • Você consegue imaginar outros objetos semelhantes?
  • Você já viu algum objeto parecido com formas geométricos em livros ou revistas?
  • Que características chamou sua atenção nas imagens?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto com um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foi atribuída a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.

Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.

Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar outro padrão?
  • O que você não entendeu?
  • Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto com um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foi atribuída a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.

Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.

Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar outro padrão?
  • O que você não entendeu?
  • Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto com um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foi atribuída a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.

Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.

Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar outro padrão?
  • O que você não entendeu?
  • Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
  • Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
  • Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
  • Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
  • Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
  • Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
  • Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
  • Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
  • Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
  • Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
  • Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
  • Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
  • Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam como identificamos um padrão?
  • Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 12 e 13)
Orientações: Esse é o momento de sintetizar a aula, e explicar os conceitos matemáticos que envolvem um sequência: regularidades, padrões etc.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam como identificamos um padrão?
  • Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das cores e o posicionamento das figuras, relembrando as regras que foram utilizadas na criação de cada sequência de figura.

Propósito: Ao realizar esse processo, esperamos que o aluno entenda que possa existir diferentes regularidades presentes em uma sequência.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal, com o conceito de números crescentes e criação de figura geométrica. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

AutorA: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construção de sequências recursivas e repetitivas (dado um padrão; criando um padrão; numéricas e figurativas)

Objetivos específicos

Construir uma sequência utilizando padrão, por meio de figuras ou símbolos.

Conceito-chave

Padrão e sequência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Faça um breve levantamento sobre as formas geométricas que as crianças encontram em seu cotidiano, como por exemplo, embalagens de produtos, etc.
Propósito: Identificar o que eles conhecem, e o conceito que aprenderam sobre o assunto. Possibilitar que o aluno reflita sobre como as formas geométricas fazem parte de nosso dia a dia.
Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar outros objetos semelhantes?
  • Você já viu algum objeto parecido com formas geométricos em livros ou revistas?
  • Que características chamou sua atenção nas imagens?

Sugestão de Leitura: O texto A prática do professor de matemática nos anos iniciais, de Pereira e Borba (2016), traz um olhar sobre a prática docente, acesse aqui.

Slide Plano Aula
  • Você consegue imaginar outros objetos semelhantes?
  • Você já viu algum objeto parecido com formas geométricos em livros ou revistas?
  • Que características chamou sua atenção nas imagens?

Slide Plano Aula

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto com um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foi atribuída a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.

Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.

Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar outro padrão?
  • O que você não entendeu?
  • Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto com um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foi atribuída a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.

Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.

Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar outro padrão?
  • O que você não entendeu?
  • Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes observem o conjunto de blocos e questionem junto com um colega. Observe como os alunos analisam e identificam como Roberta fez a separação dos blocos. O aluno deve definir as características que foi atribuída a cada grupo (cor). A partir desta definição, ele pode criar um padrão para formar a representação de outra figura geométrica, como uma pirâmide, ou criar desenhos na horizontal, mesclando as cores dos blocos. Estimule-os a levantarem hipóteses, a encontrar diferentes soluções para um mesmo problema. Proponha aos alunos que construam sua própria sequência. Quando os alunos trocam os padrões entre si e são convidados a respondê-los, você tem uma maior visão dos conhecimentos adquiridos durante a aula.

Propósito: Verificar se entenderam o conceito de regularidade, se ainda sentem dificuldade em distinguir as características das sequências, ou se conseguem apenas responder sem justificar.

Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar outro padrão?
  • O que você não entendeu?
  • Pode justificar para a turma o que o levou a montar esta sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
  • Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
  • Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
  • Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
  • Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
  • Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
  • Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
  • Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
  • Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
  • Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)

Orientações: Apresente aos alunos uma das hipóteses de solução. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discuta com a turma:

  • Agrupar apenas por quantidade seria uma boa solução para o agrupamento de Roberta?
  • Você encontra outra regra para o agrupamento realizado?
  • Qual foi a maior dificuldade: reconhecer um padrão ou continuá-lo?
  • Que outro critério vocês podem usar para construir uma representação de outra figura geométrica?

Slide Plano Aula

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam como identificamos um padrão?
  • Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 12 e 13)
Orientações: Esse é o momento de sintetizar a aula, e explicar os conceitos matemáticos que envolvem um sequência: regularidades, padrões etc.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam como identificamos um padrão?
  • Há mais de uma possibilidade de solução para justificar uma sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação das cores e o posicionamento das figuras, relembrando as regras que foram utilizadas na criação de cada sequência de figura.

Propósito: Ao realizar esse processo, esperamos que o aluno entenda que possa existir diferentes regularidades presentes em uma sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal, com o conceito de números crescentes e criação de figura geométrica. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano