Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Sequências numéricas
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sequências numéricas e geométricas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
Perceber as regularidades em sequências numéricas e reconhecer padrões de resolução para encontrar elementos faltantes.
Conceito-chave
Identificação de padrões de uma sequência.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Tiras coloridas com as sequências numéricas impressas;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, quadro, giz;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Perceber as regularidades em sequências numéricas e reconhecer padrões de resolução para encontrar elementos faltantes.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Orientações: Para ampliar os conhecimentos trabalhados anteriormente, questione os alunos sobre as estratégias que podem ser utilizadas na descoberta de um padrão ou regularidade em uma sequência, verificando se eles compreendem a utilização de operações como adição, subtração e multiplicação como métodos para descobrir elementos faltantes em sequências.
Propósito: Questionar a turma sobre as formas possíveis de se encontrar um padrão ou regularidade em uma sequência e verificar se conhecem o conceito de dobro e triplo.
Discuta com a turma
- Para descobrir a diferença entre o primeiro e o segundo elemento de uma sequência, o que podemos fazer?
- Alguém pode exemplificar essa ideia?
Atividade Principal
Peça para que observem os números com atenção e tentem descobrir qual é o padrão ou regularidade presente na sequência que receberam. Oriente os alunos a testarem suas hipóteses, discutindo os resultados com a equipe, até descobrirem todos os números que estão faltando. Ressalte que todas as hipóteses de resolução levantadas no grupo deverão ser testadas. Durante a atividade, você poderá avaliar se os alunos demonstram compreensão dos padrões ou regularidade na sequência e se utilizam estratégias para descobrir os elementos faltantes. É importante observar também se os estudantes consideram e testam as hipóteses dos colegas, aprimorando seus conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Olhando para o primeiro e para o segundo número da tira, o que está diferente?
- Será que essa diferença permanece entre o segundo e o terceiro número?
- Como vocês fizeram para descobrir essa diferença?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientações: Depois de reunir a turma em equipes, deixe que os alunos leiam a proposta da atividade. Cada equipe receberá uma tira de números.
Peça para que observem os números com atenção e tentem descobrir qual é o padrão ou regularidade presente na sequência que receberam. Oriente os alunos a testarem suas hipóteses, discutindo os resultados com a equipe, até descobrirem todos os números que estão faltando. Ressalte que todas as hipóteses de resolução levantadas no grupo deverão ser testadas. Durante a atividade, você poderá avaliar se os alunos demonstram compreensão dos padrões ou regularidade na sequência e se utilizam estratégias para descobrir os elementos faltantes. É importante observar também se os estudantes consideram e testam as hipóteses dos colegas, aprimorando seus conhecimentos.
Propósito: Encontrar os elementos faltantes nas tiras numéricas, discutindo e utilizando diferentes estratégias.
Discuta com a turma:
- Olhando para o primeiro e para o segundo número da tira, o que está diferente?
- Será que essa diferença permanece entre o segundo e o terceiro número?
- Como vocês fizeram para descobrir essa diferença?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientações: Depois de reunir a turma em equipes, deixe que os alunos leiam a proposta da atividade. Cada equipe receberá uma tira de números.
Peça para que observem os números com atenção e tentem descobrir qual é o padrão ou regularidade presente na sequência que receberam. Oriente os alunos a testarem suas hipóteses, discutindo os resultados com a equipe, até descobrirem todos os números que estão faltando. Ressalte que todas as hipóteses de resolução levantadas no grupo deverão ser testadas. Durante a atividade, você poderá avaliar se os alunos demonstram compreensão dos padrões ou regularidade na sequência e se utilizam estratégias para descobrir os elementos faltantes. É importante observar também se os estudantes consideram e testam as hipóteses dos colegas, aprimorando seus conhecimentos.
Propósito: Encontrar os elementos faltantes nas tiras numéricas, discutindo e utilizando diferentes estratégias.
Discuta com a turma:
- Olhando para o primeiro e para o segundo número da tira, o que está diferente?
- Será que essa diferença permanece entre o segundo e o terceiro número?
- Como vocês fizeram para descobrir essa diferença?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.
Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:
- De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
- O último número da tira representou o que para você?
- Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
- Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
- Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.
Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:
- De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
- O último número da tira representou o quê para você?
- Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
- Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
- Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.
Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:
- De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
- O último número da tira representou o que para você?
- Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
- Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
- Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.
Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:
- De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
- O último número da tira representou o que para você?
- Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
- Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
- Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.
Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:
- De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
- O último número da tira representou o que para você?
- Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
- Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
- Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.
Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:
- De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
- O último número da tira representou o que para você?
- Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
- Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
- Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula, relembrando com os alunos as estratégias levantadas pela turma durante a realização da atividade.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça para que registrem os números que faltam nas sequências, de acordo com o padrão ou regularidade apresentado.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar regularidades em sequências numéricas.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_11ALG02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google Documentos
Jogo online: Completando os números
Jogo online: Sequência com dados
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
Apesar de o foco do plano ser na atividade principal, é interessante compartilhar com os alunos os questionamentos presentes no aquecimento, dessa forma, você poderá verificar a compreensão dos alunos sobre estratégias para encontrar números para completar sequências e sobre os conceitos de dobro e triplo. Você pode enviar os questionamentos por WhatsApp através de print da imagem ou perguntando por texto, áudio ou vídeo. Os alunos podem responder pelo mesmo meio e um ir complementando as respostas dos outros.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é perceber as regularidades em sequências numéricas e reconhecer padrões de resolução para encontrar elementos faltantes. A atividade é um trabalho com sequências que deveria ser realizado em grupo, entretanto, isso não será possível neste momento remoto. Você pode distribuir os alunos em grupos, pelo WhatsApp ou pelo Zoom, e estes grupos podem ser definidos com antecedência para todas as atividades de grupos, assim você poupa tempo durante a atividade. Lembre-se de estar em todas as salas para verificar se os alunos estão e um trabalho produtivo. Caso isso não seja possível, os alunos podem resolver de forma individual. Distribua as sequências pelos grupos e deixe que os grupos trabalhem juntos nos grupos e cheguem a um consenso. Compartilhe a tabela do slide 7 por um Documento Google compartilhado entre os membros do grupo para que todos possam editá-lo. Caso estejam realizando individualmente, mostre a tabela via foto (print) para que os alunos a copiem no caderno e a completem. Ressalte que mais do que chegar a um resultado, eles precisam mostrar como chegaram àquele resultado.
Discussão da solução
Antes de começar a exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções, estratégias e respostas através de texto ou áudio. Peça que alunos ou grupos que ficaram com a mesma sequência comentem, complementem, concordem ou discordem da solução dos colegas. Depois, compartilhe os slides de 6 a 12 ao vivo ou por print e incentive os comentários dos alunos analisando as soluções de cada um deles. Peça novamente para os alunos comentarem esses resultados e compararem com os deles.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma de suas descobertas.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula já que retoma o conceito de sequência utilizando uma trilha. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser compartilhando estratégias para a resolução da situação problema. Os alunos podem perguntar para vários familiares como eles resolveriam a situação. Pode anotar ou gravar as respostas para que os alunos compartilhem com os colegas em classe e que possam criar um repertório de estratégias matemáticas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
Perceber as regularidades em sequências numéricas e reconhecer padrões de resolução para encontrar elementos faltantes.
Conceito-chave
Identificação de padrões de uma sequência.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Tiras coloridas com as sequências numéricas impressas;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, quadro, giz;