10452
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Sequências numéricas

POR: Suzane Aline Proceke Maiorki 17/07/2018
Código: MAT3_11ALG02

3º ano / Matemática / Álgebra

PLano de Aula Alinhado à BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Identificação de padrões de uma sequência.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

Perceber as regularidades em sequências numéricas e reconhecer padrões de resolução para encontrar elementos faltantes.

Conceito-chave

Identificação de padrões de uma sequência.

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Tiras coloridas com as sequências numéricas impressas;
  • Atividades impressas em folha;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;











Orientações: Para ampliar os conhecimentos trabalhados anteriormente, questione os alunos sobre as estratégias que podem ser utilizadas na descoberta de um padrão de regularidade em uma sequência, verificando se eles compreendem a utilização de operações como adição, subtração e multiplicação como métodos de descobrir elementos faltantes em sequências.

Propósito: Questionar a turma sobre as formas possíveis de se encontrar um padrão de regularidade em uma sequência, e também verificar se conhecem o conceito de dobro e triplo.

Discuta com a turma

  • Para descobrir a diferença entre o primeiro e o segundo elemento de uma sequência, o que podemos fazer?
  • Alguém pode exemplificar essa ideia?

Peça que observem os números com atenção e tentem descobrir qual é o padrão de regularidade presente na sequência em que receberam. Oriente para que testem suas hipóteses, até descobrirem todos os números que estão faltando, discutindo os resultados com a equipe. Ressalte que todas as hipóteses de resolução levantadas no grupo deverão ser testadas. Durante a atividade, você poderá avaliar se os alunos demonstram compreensão dos padrões de regularidade na sequência e se utilizam estratégias para descobrirem os elementos faltantes. É importante observar também se os estudantes consideram e testam as hipóteses dos colegas, aprimorando seus conhecimentos.

Propósito: Encontrar os elementos faltantes nas tiras numéricas, discutindo e utilizando diferentes estratégias.

Discuta com a turma:

  • Olhando para o primeiro e para o segundo número da tira, o que está diferente?
  • Será que essa diferença permanece entre o segundo e o terceiro número?
  • Como vocês fizeram para descobrir essa diferença?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações:
Depois de reunir a turma em equipes, deixe que os alunos leiam a proposta da atividade. Cada equipe irá receber uma tira de números.

Peça que observem os números com atenção e tentem descobrir qual é o padrão de regularidade presente na sequência em que receberam. Oriente para que testem suas hipóteses, até descobrirem todos os números que estão faltando, discutindo os resultados com a equipe. Ressalte que todas as hipóteses de resolução levantadas no grupo deverão ser testadas. Durante a atividade, você poderá avaliar se os alunos demonstram compreensão dos padrões de regularidade na sequência e se utilizam estratégias para descobrirem os elementos faltantes. É importante observar também se os estudantes consideram e testam as hipóteses dos colegas, aprimorando seus conhecimentos.

Propósito: Encontrar os elementos faltantes nas tiras numéricas, discutindo e utilizando diferentes estratégias.

Discuta com a turma:

  • Olhando para o primeiro e para o segundo número da tira, o que está diferente?
  • Será que essa diferença permanece entre o segundo e o terceiro número?
  • Como vocês fizeram para descobrir essa diferença?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações:
Depois de reunir a turma em equipes, deixe que os alunos leiam a proposta da atividade. Cada equipe irá receber uma tira de números.

Peça que observem os números com atenção e tentem descobrir qual é o padrão de regularidade presente na sequência em que receberam. Oriente para que testem suas hipóteses, até descobrirem todos os números que estão faltando, discutindo os resultados com a equipe. Ressalte que todas as hipóteses de resolução levantadas no grupo deverão ser testadas. Durante a atividade, você poderá avaliar se os alunos demonstram compreensão dos padrões de regularidade na sequência e se utilizam estratégias para descobrirem os elementos faltantes. É importante observar também se os estudantes consideram e testam as hipóteses dos colegas, aprimorando seus conhecimentos.

Propósito: Encontrar os elementos faltantes nas tiras numéricas, discutindo e utilizando diferentes estratégias.

Discuta com a turma:

  • Olhando para o primeiro e para o segundo número da tira, o que está diferente?
  • Será que essa diferença permanece entre o segundo e o terceiro número?
  • Como vocês fizeram para descobrir essa diferença?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações:
Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.

Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:

  • De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
  • O último número da tira representou o quê para você?
  • Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
  • Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
  • Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações:
Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.

Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:

  • De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
  • O último número da tira representou o quê para você?
  • Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
  • Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
  • Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações:
Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.

Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:

  • De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
  • O último número da tira representou o quê para você?
  • Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
  • Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
  • Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações:
Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.

Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:

  • De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
  • O último número da tira representou o quê para você?
  • Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
  • Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
  • Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações:
Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.

Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:

  • De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
  • O último número da tira representou o quê para você?
  • Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
  • Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
  • Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações:
Apresente esta forma de resolução aos alunos, comparando com as possibilidades levantadas pela turma.

Propósito: Discutir estratégias e apresentar a solução, completando a tira com os elementos faltantes.
Discuta com a turma:

  • De que forma você descobriu que se tratava do triplo?
  • O último número da tira representou o quê para você?
  • Depois de descobrirmos o padrão desta sequência, poderíamos começar de trás para a frente? Como?
  • Qual outra operação poderia ser utilizada para descobrir os próximos números?
  • Alguém pode explicar o que aconteceria com os números desta sequência se começássemos pelo último número?

Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Ler a aprendizagem da aula, relembrando com os alunos as estratégias levantadas pela turma durante a realização da atividade.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Leitura Complementar: Professor, para enriquecer sua prática, sugiro a leitura do artigo de Maria Ignez Diniz, que trata da supervalorização dos acertos em sala de aula e da excessiva preocupação do aluno em resolver atividades corretamente, evidenciando o medo de expor suas hipóteses e tentativas de resolução. Leia aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça que registrem os números que faltam nas sequências, de acordo com o padrão de regularidade apresentado.
Propósito:
Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar regularidades em sequências numéricas.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

Perceber as regularidades em sequências numéricas e reconhecer padrões de resolução para encontrar elementos faltantes.

Conceito-chave

Identificação de padrões de uma sequência.

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Tiras coloridas com as sequências numéricas impressas;
  • Atividades impressas em folha;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;












Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes