Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Prepare com antecedência as imagens ou vídeos do sólido geométrico que será exibido aos alunos.
Organize a sala de forma que favoreça a sua circulação e observação do desempenho dos alunos na atividade.
Inicie fazendo as perguntas dos slides. Ao fazê-las, espere a resposta dos alunos e vá fazendo as mediações conforme as necessidades observadas nas respostas.
Em caso de erro, leve-os a refletir sobre as próprias conclusões para que possam compreender o conceito em estudo. Para uma situação mais concreta, se possível, leve alguns cubos para a sala e deixe os alunos manipularem e explorarem as características dos polígonos que o compõe.
Propósito: Fazer com que os alunos conversem e identifiquem propriedades e características do(s) polígono que compoem os sólidos apresentados.
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Inicialmente, separe os alunos em duplas para a realização da atividade.
Faça então uma leitura da atividade com os alunos e, em seguida, no slide 5, peça que os alunos façam as ações solicitadas.
Enquanto os alunos fazem a atividade, debatem e manipulam as figuras, circule pela sala e observe se estão discutindo sobre as propriedades e características dos polígonos e, caso não estejam, faça algumas motivações do tipo: “pergunte ao seu colega se ele sabe o nome do polígono? Peça para ele te falar uma das características deste polígono”.
É possível que apareçam algumas dúvidas em relação à construção e os alunos façam perguntas do tipo: Estou fazendo certo? Neste caso, busque atender ao aluno sem privá-lo da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
Propósito: Fazer com que os alunos construam polígonos regulares com dobraduras identificando suas propriedades.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Inicialmente, separe os alunos em duplas para a realização da atividade.
Faça então uma leitura da atividade com os alunos e, em seguida, no slide 5, peça que os alunos façam as ações solicitadas.
Enquanto os alunos fazem a atividade, debatem e manipulam as figuras, circule pela sala e observe se estão discutindo sobre as propriedades e características dos polígonos e, caso não estejam, faça algumas motivações do tipo: “pergunte ao seu colega se ele sabe o nome do polígono? Peça para ele te falar uma das características deste polígono”.
É possível que apareçam algumas dúvidas em relação à construção e os alunos façam perguntas do tipo: Estou fazendo certo? Neste caso, busque atender ao aluno sem privá-lo da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.
Propósito: Fazer com que os alunos construam polígonos regulares com dobraduras identificando suas propriedades.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 9 a 10)
Orientação: Inicie a discussão, escolhendo alguns alunos, de acordo com que observou deles durante a atividade, para dirigir as perguntas.
É importante ir conduzindo a discussão, de maneira que o próprio aluno consiga validar sua aprendizagem.
Sempre que algum aluno responder alguma pergunta pergunte se os outros também responderam da mesma forma, ou se utilizaram outras estratégias, e solicite que eles as apresentem, de modo que diferentes resoluções possam ser estudadas e discutidas durante a aula.
Ao final de cada questão, o professor pode fazer uma síntese do conceito de polígonos regulares, baseando-se no que foi dito pelos alunos.
É importante ressaltar que utilizando o mesmo tipo de polígono, só é possível formar 5 tipos de poliedros.
Propósito: Fazer com que o aluno compreenda, através de uma síntese e discussões, dos passos das construções dos polígonos. regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Encerramento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Neste momento da aula faça uma síntese do conceito e das construções, apresentando os passos para a construção de polígonos utilizando dobraduras.
Propósito: Sintetizar os passos das construções dos polígonos regulares.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações Distribua a atividade impressa aos alunos, circule pela sala e observe se eles compreenderam o enunciado e a comanda da questão. Se necessário, faça intervenções que ajudem o aluno construir seu próprio conhecimento.
Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos a respeito das construções e propriedades estudadas.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar