10451
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Polígonos regulares

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Polígonos regulares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_17GEO04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

 

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Use como apoio nas orientações ou suprima e foque na Atividade principal.

Atividade principal
Podemos dividir a atividade em duas partes: a primeira que exige a análise de características de poliedros regulares e a segunda que propõe uso de dobraduras para construção de polígonos regulares. Assim, você pode fazer a atividade em duas etapas. Sugerimos primeiro a análise dos poliedros. Em seguida, encaminhe para os alunos (via WhatsApp) passo a passo para construção dos polígonos regulares (a versão impressa da resolução da atividade principal) e solicite que eles sigam as orientações para construir as figuras solicitadas. Peça que os alunos escolham um dos polígonos para gravar um vídeo curto explicando o processo de construção e usando linguagem adequada. Caso seja possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período). Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de polígonos. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/geometria-angulos-e-polgonos-7ano

No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie

Discussão das soluções
Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você pode gravar um vídeo de feedback em ( https://myhomestudio.com.br/ ). Você pode gravar também um áudio ou mesmo fazer um registro escrito com os principais focos de discussão da aula, incluindo sistematização do conceito. Analise as respostas e acompanhe as dúvidas dos alunos. Esse é um tema que exige muitas idas e vindas.

Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
xxxx

Encerramento
Use nas orientações e retome nas discussões

Raio X
O Raio X e as atividades complementares podem ser encaminhadas aos alunos, juntamente em outro momento. Não esqueça de retomá-la.

Convite às famílias
O trabalho com dobradura é interessante para discutir com as famílias.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_17GEO04

(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas