Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo novos padrões
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Padrões em sequências
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF01MA09) – Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.
Objetivos específicos
- Identificar a regularidade na disposição de figuras de diferentes formas e tamanhos.
- Descrever o padrão e utilizar este raciocínio para ampliar a sequência por um número definido de repetições.
Conceito-chave
Padrão em sequência de figuras
Recursos necessários
- Lápis;
- Cola;
- Figuras e fichas impressas;
- Caixinha de papel ou madeira;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a regularidade na disposição de figuras de diferentes formas e tamanhos.
- Descrever o padrão e utilizar este raciocínio para ampliar a sequência por um número definido de repetições.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Cante a música com os alunos fazendo os gestos próprios da canção. Esta música do repertório infantil usa a melodia como condutora de uma sequência de palavras, facilitando o entendimento do mecanismo de sequenciação e percepção de padrões. No slide 4, conduza a brincadeira agora com outros padrões. Peça aos alunos que repitam as suas falas e gestos, dando sequência aos movimentos pedidos. Faça junto com eles e termine cada grupo de movimentos quando tiver repetido o padrão por, no mínimo, 3 vezes.
Propósito: Trabalhar com o corpo da criança e mobilizar mais funções cognitivas, além de tornar lúdico o processo.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
- Como vocês conseguiram saber o próximo gesto?
Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.
Atividade de retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Cante a música com os alunos fazendo os gestos próprios da canção. Esta música do repertório infantil usa a melodia como condutora de uma sequência de palavras facilitando o entendimento do mecanismo de sequenciação e percepção de padrões. No slide 4, conduza a brincadeira agora com outros padrões. Peça aos alunos que repitam as suas falas e gestos dando sequência aos movimentos pedidos. Faça junto com eles e termine cada grupo de movimentos quando tiver repetido o padrão por, no mínimo, 3 vezes.
Propósito: Trabalhar com o corpo da criança e mobilizar mais funções cognitivas, além de tornar lúdico o processo.
Discuta com a turma:
- Me fale o que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
- Conte como vocês conseguiram saber o próximo gesto?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos têm melhor possibilidade de interação. Além disso, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos,.
Propósito:
Discuta com a turma:
- Como você pode descrever as figuras da caixinha?
- É possível agrupar as figuras?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
- Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos têm melhor possibilidade de interação. Além disso, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos.
Propósito:
Discuta com a turma:
- Como você pode descrever as figuras da caixinha?
- É possível agrupar as figuras?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
- Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7)
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos têm melhor possibilidade de interação. Além disso, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos.
Propósito:
Discuta com a turma:
- Como você pode descrever as figuras da caixinha?
- É possível agrupar as figuras?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
- Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)
Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual padrão ou regularidade podemos perceber?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)
Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual padrão ou regularidade podemos perceber?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)
Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual padrão ou regularidade podemos perceber?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceberem a sequência de figuras em cada linha, o padrão como estão dispostas, e que devem desenhar e pintar as demais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando figuras para dar prosseguimento à sequência.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
- Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?
Materiais complementares:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeNfeMpZaKCGvyCUHh6BGYszQH86Rp6YfTqXga5K6WwgXybdnC7UHrmvvyEu/atividade-raio-x-final-2.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Atividade Raio-X');">Atividade Raio-X
Resolução da atividade complementar
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bRBD55q8uCNent9nuPtpX8KSeJ6cNVsgbX9wRkYvYzRvNrYueS2dAn8RQfVS/resolucao-do-raio-x-final-2.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Resolução do Raio-X');">Resolução do Raio-X
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e lápis de cor ou tesoura e cola. Imagens das sequências e figuras (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
Para essa retomada você poderá gravar um vídeo e encaminhar aos alunos, cantando a música proposta no plano de aula e demonstrando uma outra sequência. Faça uma breve explicação, relacionando com as sequências que já trabalharam em outras aulas (veja os planos anteriores desta sequência de planos). Incentive que criem outras sequências. Caso não tenha estabelecido nenhuma comunicação digital com os alunos, envie a letra da canção e algumas questões para que percebam a sequência. Pode encaminhar outra sequência da canção e uma comanda para que criem outras sequências. Seria muito positivo que algum familiar pudesse acompanhar e também brincar com a criança.
Atividade principal
Mande para a turma as imagens ou impressões das sequências e das figuras para que recortem e possam realizar a atividade. Caso não haja possibilidades de imprimir as imagens para recorte, podem desenhar a continuidade das sequências de acordo com os padrões. Numa aula síncrona, converse com os alunos sobre as características das figuras e pensem nos padrões apresentados, antes de completarem as sequências. Se a aula não for simultânea, envie questões para que reflitam sobre essas características, juntamente com as famílias ou até sozinhos.
- Como você pode descrever as figuras?
- É possível agrupar as figuras?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
- Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.
Solicite que te enviem as sequências com mais duas repetições dos padrões, desenhados ou com as figuras que recortaram coladas. O envio pode ser por meio digital ou a devolução das atividades impressas.
Discussão das soluções
Se for viável, você pode compartilhar com os alunos os slides para que possam discutir suas descobertas. Realize um debate tendo como referência as questões do "Discuta com a turma", apresentadas nas orientações desta sessão no plano de aula. Caso não consiga discutir com os alunos, envie as questões para que respondam e te mandem juntamente com a atividade principal. Faça, então, uma devolutiva, com as sequências e um breve texto explicando os padrões (devolva junto a atividade que o aluno te enviou, caso tenha sido a impressão).
Encerramento
Faça em sua aula simultânea ou envie, juntamente com a devolutiva, um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com o slide de "Encerramento do plano de aula".
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias a um momento divertido de aprendizagem, brincando com as crianças, cantando e fazendo os gestos da canção “Cabeça, ombro, joelho e pé”, conversando sobre a sequência que a música apresenta e inventando outras sequências. Na atividade principal, ao acompanharem e conversarem com os alunos sobre as figuras e as sequências, orientando-se pelas questões que enviou, com certeza, enriquecerão as aprendizagens dos alunos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF01MA09) – Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.
Objetivos específicos
- Identificar a regularidade na disposição de figuras de diferentes formas e tamanhos.
- Descrever o padrão e utilizar este raciocínio para ampliar a sequência por um número definido de repetições.
Conceito-chave
Padrão de regularidade
Recursos necessários
- Lápis;
- Cola;
- Figuras e fichas impressas;
- Caixinha de papel ou madeira;
- Atividades impressas.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA