10450
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Descobrindo novos padrões

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 17/07/2018
Código: MAT1_06ALG03

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Padrão de regularidade

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA09)Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  1. Identificar a regularidade na disposição de figuras de diferentes formas e tamanhos.
  2. Descrever o padrão e utilizar este raciocínio para ampliar a sequência por um número definido de repetições.

Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Cola;
  • Figuras e fichas impressas;
  • Caixinha de papel ou madeira;
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Cante a música com os alunos fazendo os gestos próprios da canção. Esta música do repertório infantil usa a melodia como condutora de uma sequência de palavras facilitando o entendimento do mecanismo de sequenciação e percepção de padrões. No slide 4, Conduza a brincadeira agora com outros padrões. Peça aos alunos que repitam as suas falas e gestos dando sequência aos movimentos pedidos. Faça junto com eles e termine cada grupo de movimentos quando tIver repetido o padrão por, no mínimo, 3 vezes.

Propósito: Trabalhar com o corpo da criança e mobilizar mais funções cognitivas, além de tornar lúdico o processo.

Discuta com a turma:

  • Me fale o que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
  • Conte como vocês conseguiram saber o próximo gesto?

Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Cante a música com os alunos fazendo os gestos próprios da canção. Esta música do repertório infantil usa a melodia como condutora de uma sequência de palavras facilitando o entendimento do mecanismo de sequenciação e percepção de padrões. No slide 4, Conduza a brincadeira agora com outros padrões. Peça aos alunos que repitam as suas falas e gestos dando sequência aos movimentos pedidos. Faça junto com eles e termine cada grupo de movimentos quando tIver repetido o padrão por, no mínimo, 3 vezes.

Propósito: Trabalhar com o corpo da criança e mobilizar mais funções cognitivas, além de tornar lúdico o processo.

Discuta com a turma:

  • Me fale o que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
  • Conte como vocês conseguiram saber o próximo gesto?

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7)

Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos tem melhor possibilidade de interação. Além disso você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos,

Propósito:

Discuta com a turma:

  • Como você pode descrever as figuras da caixinha?
  • É possível agrupar as figuras?
  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7)

Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos tem melhor possibilidade de interação. Além disso você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos,

Propósito:

Discuta com a turma:

  • Como você pode descrever as figuras da caixinha?
  • É possível agrupar as figuras?
  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7)

Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos tem melhor possibilidade de interação. Além disso você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos,

Propósito:

Discuta com a turma:

  • Como você pode descrever as figuras da caixinha?
  • É possível agrupar as figuras?
  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.

Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)

Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos perceber?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?

Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)

Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos perceber?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?

Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)

Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos perceber?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão de regularidade.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceberem a sequência de figuras em cada linha, o padrão como estão dispostas, e que devem desenhar e pintar as demais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando figuras para dar prosseguimento à sequência.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA09)Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  1. Identificar a regularidade na disposição de figuras de diferentes formas e tamanhos.
  2. Descrever o padrão e utilizar este raciocínio para ampliar a sequência por um número definido de repetições.

Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Cola;
  • Figuras e fichas impressas;
  • Caixinha de papel ou madeira;
  • Atividades impressas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes