Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e as imagens das sequências (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Faça a discussão com seus alunos e, caso não seja viável, encaminhe a sequência juntamente com as questões do “Discuta com a turma” para que analisem e conversem com alguém em casa, se possível.
Atividade principal
A proposta deste plano é a formação de grupos para que analisem e completem duas sequências diferentes. A sugestão é que você envie sequências diferentes para cada metade da turma. Peça que respondam as questões e depois continuem a sequência completando a linha.
- O que estas figuras têm em comum?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- Qual é o próximo elemento?
- Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
- E depois, que elemento virá?
Mesmo que sua aula seja síncrona, encaminhe a sequência e as questões (por imagem digital ou impressas) para casa e peça que realizem a atividade para discutirem no encontro. Caso seja assíncrona, solicite que te enviem as soluções e respostas.
Discussão das soluções
Se for viável você pode compartilhar com os alunos os slides para que possam discutir suas descobertas através das questões que responderam. Veja no plano de aula a resolução da atividade principal. Você pode apresentar as duas soluções de cada sequência aos alunos após a discussão. Caso não consiga discutir com os alunos, envie uma devolutiva com as possibilidades de continuidade das sequências e um breve texto explicativo, para que comparem com o que realizaram (devolva junto a atividade que o aluno te enviou, caso tenha sido a impressão).
Sistematização e Encerramento
Faça em sua aula simultânea ou envie, juntamente com a devolutiva, um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de "Sistematização do conceito" e de "Encerramento do plano de aula".
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias a acompanharem e conversarem com os alunos sobre as sequências, orientando-se pelas questões que enviou. Com certeza, a atenção dos familiares sempre que possível, contribuirá para que os alunos sintam-se incentivados a realizar a atividade, ampliando as possibilidades de aprendizagens.