10449
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Brincando de detetive - Parte 2

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 17/07/2018
Código: MAT1_06ALG02

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Padrão de regularidade

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA09)Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  1. Identificar a regularidade na disposição das figuras.
  2. Descrever o padrão e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.

Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Cartolina;
  • Cola;
  • Figuras impressas;
  • Envelope;
  • Atividades impressas.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Discuta com a turma:

  • O que podemos falar sobre essa fita?
  • O que vocês observaram nela?
  • Há repetição de alguma figura?

Enfatize as respostas que percebem a regularidade na estampa.

Atividade principal select-down

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Atividade principal select-down

Orientação: Oriente os alunos a formarem no início da cartolina o padrão demonstrado no slide. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e posicionar o próximo elemento na fila. Assim, sucessivamente, até completar a borda superior. Após o término desta, os alunos devem recomeçar na parte inferior da cartolina. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos, de modo a fazer indagações que os levem a perceber o padrão inicial e verbalizaram isso.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que estas figuras têm em comum?
  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Alguém do grupo tem alguma outra explicação?

Atividade principal select-down

Orientação: Oriente os alunos a formarem no início da cartolina o padrão demonstrado no slide. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e posicionar o próximo elemento na fila. Assim, sucessivamente, até completar a borda superior. Após o término desta, os alunos devem recomeçar na parte inferior da cartolina. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos, de modo a fazer indagações que os levem a perceber o padrão inicial e verbalizaram isso.

Propósito:Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que estas figuras têm em comum?
  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Alguém do grupo tem alguma outra explicação?

Discussão da Solução select-down


Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)Orientação: Os alunos apresentarão a solução que cada grupo encontrou para as sequências.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Prenda a cartolina no quadro e peça que os membros do grupo descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos grupos pode ter apresentado uma resolução diferente. Veja em “resolução da atividade principal”.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Prenda a cartolina no quadro e peça que os membros do grupo descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos grupos pode ter apresentado uma resolução diferente. Veja em “resolução da atividade principal”.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceberem a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando figuras para dar prosseguimento à sequência.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução da atividade complementar

Outros recursos:

Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar sequências de cores dando continuidade a vagões de trens.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA09)Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  1. Identificar a regularidade na disposição das figuras.
  2. Descrever o padrão e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.

Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Cartolina;
  • Cola;
  • Figuras impressas;
  • Envelope;
  • Atividades impressas.




Discuta com a turma:

  • O que podemos falar sobre essa fita?
  • O que vocês observaram nela?
  • Há repetição de alguma figura?

Enfatize as respostas que percebem a regularidade na estampa.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.

Orientação: Oriente os alunos a formarem no início da cartolina o padrão demonstrado no slide. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e posicionar o próximo elemento na fila. Assim, sucessivamente, até completar a borda superior. Após o término desta, os alunos devem recomeçar na parte inferior da cartolina. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos, de modo a fazer indagações que os levem a perceber o padrão inicial e verbalizaram isso.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que estas figuras têm em comum?
  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Alguém do grupo tem alguma outra explicação?

Orientação: Oriente os alunos a formarem no início da cartolina o padrão demonstrado no slide. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e posicionar o próximo elemento na fila. Assim, sucessivamente, até completar a borda superior. Após o término desta, os alunos devem recomeçar na parte inferior da cartolina. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos, de modo a fazer indagações que os levem a perceber o padrão inicial e verbalizaram isso.

Propósito:Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que estas figuras têm em comum?
  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Alguém do grupo tem alguma outra explicação?


Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)Orientação: Os alunos apresentarão a solução que cada grupo encontrou para as sequências.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Prenda a cartolina no quadro e peça que os membros do grupo descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos grupos pode ter apresentado uma resolução diferente. Veja em “resolução da atividade principal”.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)

Orientação: Prenda a cartolina no quadro e peça que os membros do grupo descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos grupos pode ter apresentado uma resolução diferente. Veja em “resolução da atividade principal”.

Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceberem a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando figuras para dar prosseguimento à sequência.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução da atividade complementar

Outros recursos:

Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar sequências de cores dando continuidade a vagões de trens.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA09)Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  1. Identificar a regularidade na disposição das figuras.
  2. Descrever o padrão e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.

Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Cartolina;
  • Cola;
  • Figuras impressas;
  • Envelope;
  • Atividades impressas.





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes