Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Florido de Figueiredo
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF01MA09) – Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.
Objetivos específicos
- Identificar a regularidade na disposição das figuras.
- Descrever o padrão e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.
Conceito-chave
Padrão de regularidade
Recursos necessários
- Lápis;
- Cartolina;
- Cola;
- Figuras impressas;
- Envelope;
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Discuta com a turma:
- O que podemos falar sobre essa fita?
- O que vocês observaram nela?
- Há repetição de alguma figura?
Enfatize as respostas que percebem a regularidade na estampa.
Atividade principal
Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.
Atividade principal
Orientação: Oriente os alunos a formarem no início da cartolina o padrão demonstrado no slide. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e posicionar o próximo elemento na fila. Assim, sucessivamente, até completar a borda superior. Após o término desta, os alunos devem recomeçar na parte inferior da cartolina. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos, de modo a fazer indagações que os levem a perceber o padrão inicial e verbalizaram isso.
Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- O que estas figuras têm em comum?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
- Alguém do grupo tem alguma outra explicação?
Atividade principal
Orientação: Oriente os alunos a formarem no início da cartolina o padrão demonstrado no slide. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e posicionar o próximo elemento na fila. Assim, sucessivamente, até completar a borda superior. Após o término desta, os alunos devem recomeçar na parte inferior da cartolina. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos, de modo a fazer indagações que os levem a perceber o padrão inicial e verbalizaram isso.
Propósito:Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- O que estas figuras têm em comum?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
- Alguém do grupo tem alguma outra explicação?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)Orientação: Os alunos apresentarão a solução que cada grupo encontrou para as sequências.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)
Orientação: Prenda a cartolina no quadro e peça que os membros do grupo descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos grupos pode ter apresentado uma resolução diferente. Veja em “resolução da atividade principal”.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9)
Orientação: Prenda a cartolina no quadro e peça que os membros do grupo descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos grupos pode ter apresentado uma resolução diferente. Veja em “resolução da atividade principal”.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Perceberem a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando figuras para dar prosseguimento à sequência.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
- Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Outros recursos:
Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar sequências de cores dando continuidade a vagões de trens.