10448
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Bissetriz e Mediatriz com dobraduras

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento

Plano 03 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

Objetivo específico

Tornar o aluno capaz de construir bissetriz de um ângulo e mediatriz de um segmento.

Conceito-chave

Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento.

Recursos necessários

  • Folhas para dobraduras
  • Régua;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.
  • Imagens de dobraduras.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas e distribua as folhas de dobradura para os alunos ou peça em momentos anteriores à aula que eles tragam de casa. É importante que todos tenham o material necessário para a aula.

Inicialmente apresente aos alunos imagens de dobraduras e/ou algumas dobraduras para que eles manuseiem. Faça então a primeira pergunta do slide e deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos.

Em seguida, peça que eles construam uma dobradura. Após isto, faça a segunda pergunta do slide.

Propósito: Fazer com que os alunos conversem sobre o uso de dobraduras em diferentes contextos e percebam em dobraduras ângulos, bissetrizes e mediatrizes.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 10)

Orientação: Inicie a discussão pedindo que duas duplas compartilhem o que conversaram com os colegas sobre o que entenderam sobre o conceito em estudo. Busque provocar o aluno, no sentido de que ele exponha seus entendimentos sobre o conceito desenvolvido na aula.

Em seguida, faça as perguntas dos slides 9 e 10 aos alunos. Você também pode dirigir algumas perguntas para determinadas duplas de modo que todos os alunos possam validar suas aprendizagens.

Sempre pergunte se os alunos tiveram dificuldades na resolução da atividade e se inda restam dúvidas conceituais ou do processo de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham as suas trajetórias de resolução utilizadas, e também as dificuldades e dúvidas no processo de resolução da atividade.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 10)

Orientação: Inicie a discussão pedindo que duas duplas compartilhem o que conversaram com os colegas sobre o que entenderam sobre o conceito em estudo. Busque provocar o aluno, no sentido de que ele exponha seus entendimentos sobre o conceito desenvolvido na aula.

Em seguida, faça as perguntas dos slides 9 e 10 aos alunos. Você também pode dirigir algumas perguntas para determinadas duplas de modo que todos os alunos possam validar suas aprendizagens.

Sempre pergunte se os alunos tiveram dificuldades na resolução da atividade e se inda restam dúvidas conceituais ou do processo de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham as suas trajetórias de resolução utilizadas, e também as dificuldades e dúvidas no processo de resolução da atividade.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sintetize os conceitos e as construções, desenvolvidas no decorrer da aula apresentando os passos utilizados para determinar a bissetriz de um ângulo e a mediatriz do segmento, presentes no slide.

Propósito: Sintetizar as construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento realizadas durante a aula.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sintetize os conceitos e as construções, desenvolvidas no decorrer da aula apresentando os passos utilizados para determinar a bissetriz de um ângulo e a mediatriz do segmento, presentes no slide.

Propósito: Sintetizar as construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento realizadas durante a aula.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Distribua a atividade impressa aos alunos, que deverá ser respondida desta vez individualmente. Circule pela sala e observe se eles compreenderam o enunciado e a comanda da questão.

Se necessário, faça intervenções que ajudem o aluno construir seu próprio conhecimento. Evite dar respostas que solucione a questão e não estimule o pensamento do aluno.

Uma sugestão de orientação para construção do barquinho pode ser encontrada nos materiais complementares logo abaixo.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos a respeito das construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Acesse aqui um pequeno tutorial de como se construir um barquinho de papel.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

Objetivo específico

Tornar o aluno capaz de construir bissetriz de um ângulo e mediatriz de um segmento.

Conceito-chave

Bissetriz de um ângulo e Mediatriz de um segmento.

Recursos necessários

  • Folhas para dobraduras
  • Régua;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.
  • Imagens de dobraduras.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas e distribua as folhas de dobradura para os alunos ou peça em momentos anteriores à aula que eles tragam de casa. É importante que todos tenham o material necessário para a aula.

Inicialmente apresente aos alunos imagens de dobraduras e/ou algumas dobraduras para que eles manuseiem. Faça então a primeira pergunta do slide e deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos.

Em seguida, peça que eles construam uma dobradura. Após isto, faça a segunda pergunta do slide.

Propósito: Fazer com que os alunos conversem sobre o uso de dobraduras em diferentes contextos e percebam em dobraduras ângulos, bissetrizes e mediatrizes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 8)

Orientação: Em cada um dos slides de 4 a 7, solicite que as duplas de alunos façam os comandos e respondendo as perguntas, registrando cada uma delas em seus cadernos.

É recomendável que os alunos tenham liberdade para marcar os pontos em qualquer lugar da folha.

Lembre-se de sempre circular pela sala para observar o desempenho dos alunos na realização da atividade. É possível que surjam perguntas do tipo: Onde eu marco os pontos? Ou, como eu vou dobrar a folha? Ou ainda, está certo? Nestes casos, busque atender as duplas sem privá-las da oportunidade de desenvolver autonomia para resolução de problemas.

No slide 8, peça para que as duplas conversem com as outras ao seu redor sobre o que foi apreendido a respeito de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo.

Propósito: Fazer que os alunos desenvolvam suas ideias de mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo a partir de dobraduras, régua e compasso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 10)

Orientação: Inicie a discussão pedindo que duas duplas compartilhem o que conversaram com os colegas sobre o que entenderam sobre o conceito em estudo. Busque provocar o aluno, no sentido de que ele exponha seus entendimentos sobre o conceito desenvolvido na aula.

Em seguida, faça as perguntas dos slides 9 e 10 aos alunos. Você também pode dirigir algumas perguntas para determinadas duplas de modo que todos os alunos possam validar suas aprendizagens.

Sempre pergunte se os alunos tiveram dificuldades na resolução da atividade e se inda restam dúvidas conceituais ou do processo de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham as suas trajetórias de resolução utilizadas, e também as dificuldades e dúvidas no processo de resolução da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 10)

Orientação: Inicie a discussão pedindo que duas duplas compartilhem o que conversaram com os colegas sobre o que entenderam sobre o conceito em estudo. Busque provocar o aluno, no sentido de que ele exponha seus entendimentos sobre o conceito desenvolvido na aula.

Em seguida, faça as perguntas dos slides 9 e 10 aos alunos. Você também pode dirigir algumas perguntas para determinadas duplas de modo que todos os alunos possam validar suas aprendizagens.

Sempre pergunte se os alunos tiveram dificuldades na resolução da atividade e se inda restam dúvidas conceituais ou do processo de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham as suas trajetórias de resolução utilizadas, e também as dificuldades e dúvidas no processo de resolução da atividade.

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sintetize os conceitos e as construções, desenvolvidas no decorrer da aula apresentando os passos utilizados para determinar a bissetriz de um ângulo e a mediatriz do segmento, presentes no slide.

Propósito: Sintetizar as construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento realizadas durante a aula.

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sintetize os conceitos e as construções, desenvolvidas no decorrer da aula apresentando os passos utilizados para determinar a bissetriz de um ângulo e a mediatriz do segmento, presentes no slide.

Propósito: Sintetizar as construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento realizadas durante a aula.

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Distribua a atividade impressa aos alunos, que deverá ser respondida desta vez individualmente. Circule pela sala e observe se eles compreenderam o enunciado e a comanda da questão.

Se necessário, faça intervenções que ajudem o aluno construir seu próprio conhecimento. Evite dar respostas que solucione a questão e não estimule o pensamento do aluno.

Uma sugestão de orientação para construção do barquinho pode ser encontrada nos materiais complementares logo abaixo.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos a respeito das construções de bissetriz de um ângulo e mediatriz do segmento.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Acesse aqui um pequeno tutorial de como se construir um barquinho de papel.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano