9510
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Subtração na reta numerada - Parte I

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda ao conceito de subtração.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rejane Bianchini

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidades da BNCC

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda, ao conceito de subtração.

Conceito-chave

Representação na reta numerada (números e operações).

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio. Enquanto os alunos pensam nas soluções, você pode ir desenhando retas no quadro que servirão de suporte para a discussão das ideias dos alunos. Em seguida, permita que os alunos expliquem o que pensaram. É importante neste momento da aula, que os alunos relembrem a representação e a subtração na reta numerada. Se necessário, você pode criar outros cálculos com valores menores ou maiores, conforme a necessidade da turma.

Propósito: Retomar o procedimento de subtração na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Me conte o que você entendeu desta atividade.
  • Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
  • Alguém lembra como faz para subtrair na reta numerada? Gostaria de dar ou fazer um exemplo?
  • E se a gente se deslocar para o lado contrário, o que ocorre?
  • Existe uma única maneira de fazer este cálculo na reta numerada?
  • Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
  • Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
  • Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais prática? Por quê?
  • Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os estudantes leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo subtrações e fixar os movimentos na reta numerada relacionado à subtração.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que o problema fala?
  • O que o problema quer saber?
  • O que você pensou em fazer primeiro? Por quê?
  • Em qual sentido você acha que devem ser os movimentos na reta numerada? E se forem ao contrário, o que acontece?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para você saber mais sobre a resolução de problemas acesse aqui.

Para você saber mais sobre a importância de trabalhar com o erro nas aulas de matemática acesse aqui.

Para você saber mais sobre a brincadeira carrinho de mão acesse aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam nesta aula. Você pode ir realizando um registro das aprendizagens no quadro. Então, encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Você pode pedir que eles copiem esta síntese no caderno.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de subtração na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos na reta numerada associados ao conceito de subtração.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidades da BNCC

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à esquerda, ao conceito de subtração.

Conceito-chave

Representação na reta numerada (números e operações).

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio. Enquanto os alunos pensam nas soluções, você pode ir desenhando retas no quadro que servirão de suporte para a discussão das ideias dos alunos. Em seguida, permita que os alunos expliquem o que pensaram. É importante neste momento da aula, que os alunos relembrem a representação e a subtração na reta numerada. Se necessário, você pode criar outros cálculos com valores menores ou maiores, conforme a necessidade da turma.

Propósito: Retomar o procedimento de subtração na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Me conte o que você entendeu desta atividade.
  • Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
  • Alguém lembra como faz para subtrair na reta numerada? Gostaria de dar ou fazer um exemplo?
  • E se a gente se deslocar para o lado contrário, o que ocorre?
  • Existe uma única maneira de fazer este cálculo na reta numerada?
  • Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
  • Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
  • Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais prática? Por quê?
  • Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Se os intervalos na reta fossem de quatro em quatro, seria possível utilizar a estratégia de contar de dez em dez? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os estudantes leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo subtrações e fixar os movimentos na reta numerada relacionado à subtração.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que o problema fala?
  • O que o problema quer saber?
  • O que você pensou em fazer primeiro? Por quê?
  • Em qual sentido você acha que devem ser os movimentos na reta numerada? E se forem ao contrário, o que acontece?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para você saber mais sobre a resolução de problemas acesse aqui.

Para você saber mais sobre a importância de trabalhar com o erro nas aulas de matemática acesse aqui.

Para você saber mais sobre a brincadeira carrinho de mão acesse aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 8 a 13).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar subtrações. Faça uma simulação de novas subtrações com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à esquerda, à subtração. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Você encontrou alguma dificuldade para resolver esta atividade? Qual?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam nesta aula. Você pode ir realizando um registro das aprendizagens no quadro. Então, encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Você pode pedir que eles copiem esta síntese no caderno.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de subtração na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos na reta numerada associados ao conceito de subtração.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano