10447
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - A minha escola

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Noções de espaço.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_13GEO03

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum de fotografias virtual
Jogo: Labirinto Polar
Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a confecção de um mapa mostrando os principais pontos da escola. Uma opção é que os alunos façam mapa de sua casa, caso eles ainda não tenham se apropriado bem de sua sala de aula devido à pandemia. Ainda no aquecimento, são mostrados símbolos que podem ser utilizados para a representação de objetos e lugares. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), assíncrona ou não esteja com vídeo, você pode pedir que os alunos relembrem os espaços de sua escola, já que não poderão percorrê-los presencialmente. Se você tiver algumas fotografias dos espaços da escola, pode compartilhar com eles para que relembrem esses lugares. Caso isso não seja possível, peça que percorram o trajeto em seu ambiente doméstico. Primeiramente, os alunos devem fazer um levantamento dos pontos que devem ser destacados, seja na escola ou em casa. Depois, devem desenhar esse trajeto em uma folha de papel ou em seus cadernos. Peça que os alunos utilizem símbolos para representar alguns lugares ou objetos. Caso possa trabalhar em duplas, os alunos podem desenhá-lo de forma colaborativa. Você pode disponibilizar um documento colaborativo para que os alunos façam juntos.

Discussão das soluções
Os alunos devem ter um tempo para realizar o mapa do seu trajeto. Depois, podem compartilhá-lo por meio de fotografias. Você pode montar um álbum virtual coletivo ou mostrar para os alunos como gravar um vídeo apresentando a sua maquete pelo Flipgrid. Abra uma discussão sobre a forma como o mapa do trajeto foi realizado por áudio ou texto. Compartilhe os mapas e verifique a forma que foram confeccionados e se for da escola, faça correções.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas.

Convite às famílias
As famílias podem participar da atividade ajudando os alunos na confecção do mapa, na fotografia ou na filmagem do vídeo.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_14GEO03

(EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas