10447
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A minha escola

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Noções de espaço.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla  Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.

Objetivos específicos

Observar a movimentação  de pessoas no espaço e representá-lo a partir de desenhos com base em vários pontos de referência.

Vocabulário:  

Longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora, no alto, à esquerda, à direita, atrás, na frente.

Conceito-chave

Noções de espaço.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis de cor ou canetinha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Todos aqui conhecem bem a nossa escola?
  • Vocês já exploraram todos os os espaços da nossa escola?
  • Quais são as dependências que ela possui?
  • Quais são os lugares que vocês passam com mais frequência?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia ou projete o slide.

  • Inicie problematizando a exploração do espaço escolar e as diferentes escolas (grandes ou pequenas, escolas em que os alunos estudam o dia todo ou somente uma parte do dia, térreas ou vários andares), etc.

  • Se houver necessidade faça um passeio pela escola e peça aos alunos observarem todos os detalhes que serão posteriormente usados no desenho.
  • Estimule os alunos a situar-se no espaço e analisá-lo.
  • Comunique à turma que o percurso se iniciará na entrada da escola e terminará na sala de aula. (Ponto de partida será a entrada da escola e o da chegada a sala de aula).

  • Insira o uso dos símbolos para facilitar a leitura do desenho (mapa).
  • Oriente a turma que os símbolos usados podem ser números, cores, letras, figuras, linhas, etc.
  • A legenda explica o uso das cores, das linhas, dos pontos, dos objetos, dos números, das letras, etc.

Propósito: Refletir sobre o espaço escolar e suas dependências.

Discuta com a turma:

  • Como é a nossa escola?
  • Será possível elaborarmos por meio de um desenho uma maneira de mostrarmos a outras pessoas o percurso que elas podem fazer para chegar a nossa sala?

  • Os mapas são confeccionados para diferentes públicos. Em que lugares você já viu essa representação espacial? (Professor algumas respostas possíveis: jornais, livros didáticos, programas de televisão, revistas, folhetos de exposições, museus, zoológico, etc.).

  • Você já viu esses símbolos em algum lugar? Sabe o que eles representam?
  • Que símbolos poderemos usar na atividade de hoje?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia ou projete o slide.

  • Inicie problematizando a exploração do espaço escolar e as diferentes escolas (grandes ou pequenas, escolas em que os alunos estudam o dia todo ou somente uma parte do dia, térreas ou vários andares), etc.

  • Se houver necessidade faça um passeio pela escola e peça aos alunos observarem todos os detalhes que serão posteriormente usados no desenho.
  • Estimule os alunos a situar-se no espaço e analisá-lo.
  • Comunique à turma que o percurso se iniciará na entrada da escola e terminará na sala de aula. (Ponto de partida será a entrada da escola e o da chegada a sala de aula).

  • Insira o uso dos símbolos para facilitar a leitura do desenho (mapa).
  • Oriente a turma que os símbolos usados podem ser números, cores, letras, figuras, linhas, etc.
  • A legenda explica o uso das cores, das linhas, dos pontos, dos objetos, dos números, das letras, etc.

Propósito: Refletir sobre o espaço escolar e suas dependências.

Discuta com a turma:

  • Como é a nossa escola?
  • Será possível elaborarmos por meio de um desenho uma maneira de mostrarmos a outras pessoas o percurso que elas podem fazer para chegar a nossa sala?

  • Os mapas são confeccionados para diferentes públicos. Em que lugares você já viu essa representação espacial? (Professor algumas respostas possíveis: jornais, livros didáticos, programas de televisão, revistas, folhetos de exposições, museus, zoológico, etc.).

  • Você já viu esses símbolos em algum lugar? Sabe o que eles representam?
  • Que símbolos poderemos usar na atividade de hoje?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: O professor poderá explorar diferentes espaços para explicar os conceitos relacionados à movimentação e a localização; nessa atividade os alunos farão um percurso pelas dependências da escola tendo como ponto de saída a entrada da escola e o de chegada a sala de aula (se necessário).

Organize os alunos para que percurso seja tranquilo.

  • Organize a saída dos alunos previamente e de maneira organizada para que o objetivo da atividade seja alcançado.
  • Solicite aos alunos que observem com atenção os espaços durante o trajeto percorrido.

Nesta ação proponha aos alunos, após o percurso pela escola que, em duplas e por meio de um desenho, elaborem o trajeto percorrido. Nessa atividade, as crianças farão um resgate mental e as passarão para o papel por meio do desenho.

  • Comunique aos alunos que deverão trabalhar em duplas, refletindo, trocando ideias entre si e desenhando tudo o que viram durante o trajeto.
  • As duplas deverão refletir sobre o percurso elaborando um desenho com as características relevantes de cada local percorrido.

Relembre com a turma que nem todos conhecem esse percurso e que o desenho do trajeto pode colaborar e permitir que a família dos alunos possam localizar as dependências da escola.

Propósito: Elaborar o registro gráfico do percurso.

Discuta com a turma:

  • Esse trajeto que estamos fazendo é único?
  • Existem outros trajetos possíveis?

  • Quais são os pontos principais que não devemos esquecer de registrar?
  • A legenda ajudará na organização e compreensão do mapa?

  • Pensando no caminho que percorremos, será que toda a turma observou as mesmas coisas: “do lado direito”, ”do lado esquerdo”, “em frente de”, ”atrás de”... Vocês tiveram os mesmos pontos de vista?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide.

  • Proponha aos alunos uma exposição das produções em duplas.
  • Fixe os mapas no quadro ou em outra parte da sala de aula e peça que cada dupla explique o que pensou.
  • O percursos como da entrada da escola à sala de aula não significa que a turma desenvolveu os conceitos de orientação espacial, por isso é necessário oferecer a turma propostas que os façam refletir.

Professor, muitas vezes as crianças têm dificuldade em descrever com clareza um caminho percorrido, por isso discutir as soluções com a turma ajuda a descobrir como usam os termos, pontos de referência e colabora na ampliação do vocabulário. A descrição oral de percursos é importante para desenvolver competências de localização.

Após o relato das duplas, proponha uma reflexão coletiva para identificar as possíveis dificuldades da turma. Nesse momento, o professor será o escriba e o mediador da atividade, realizando com a turma os ajustes necessários.

Peça para a turma observar os mapas afixados no quadro.

Comente com os alunos que registro deve ser fiel, pontos de referência imaginários não podem ser utilizados.

Propósito: Relatar o caminho percorrido e analisar os percursos com as rotas desenhadas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês elaboraram o percurso? A dupla observou as mesmas coisas?
  • Uma pessoa que não participou do nosso percurso conseguirá utilizar o mapa que vocês elaboraram?
  • Todos exploraram o espaço da mesma forma?
  • Existem semelhanças e diferenças entre os mapas que vocês elaboraram?
  • Quais foram os pontos de referência mais utilizados?
  • Observem os mapas afixados no quadro,existem nesses mapas pontos de referência imaginários?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide.

  • Proponha aos alunos uma exposição das produções em duplas.
  • Fixe os mapas no quadro ou em outra parte da sala de aula e peça que cada dupla explique o que pensou.
  • O percursos como da entrada da escola à sala de aula não significa que a turma desenvolveu os conceitos de orientação espacial, por isso é necessário oferecer a turma propostas que os façam refletir.

Professor, muitas vezes as crianças têm dificuldade em descrever com clareza um caminho percorrido, por isso discutir as soluções com a turma ajuda a descobrir como usam os termos, pontos de referência e colabora na ampliação do vocabulário. A descrição oral de percursos é importante para desenvolver competências de localização.

Após o relato das duplas, proponha uma reflexão coletiva para identificar as possíveis dificuldades da turma. Nesse momento, o professor será o escriba e o mediador da atividade, realizando com a turma os ajustes necessários.

Peça para a turma observar os mapas afixados no quadro.

Comente com os alunos que registro deve ser fiel, pontos de referência imaginários não podem ser utilizados.

Propósito: Relatar o caminho percorrido e analisar os percursos com as rotas desenhadas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês elaboraram o percurso? A dupla observou as mesmas coisas?
  • Uma pessoa que não participou do nosso percurso conseguirá utilizar o mapa que vocês elaboraram?
  • Todos exploraram o espaço da mesma forma?
  • Existem semelhanças e diferenças entre os mapas que vocês elaboraram?
  • Quais foram os pontos de referência mais utilizados?
  • Observem os mapas afixados no quadro,existem nesses mapas pontos de referência imaginários?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Discuta com a turma:

  • Que parte da atividade vocês gostaram mais na atividade de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete, copie no quadro ou imprima a atividade.

Propósito: Verificar a aprendizagem obtida na aula.

Discuta com a turma:

  • O que não pode faltar nesse texto para que as pessoas o compreendam? (Professor algumas respostas possíveis: título, pontos de referências, etc.).

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

REFERÊNCIAS:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

PIAGET, J.; INHELDER B. A representação do espaço na criança. Tradução de Albuquerque, B. M.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

VIANA, O. A.; SILVA, R. M. M.; SILVA, B. A. R. Relações entre atitudes e concepções de professores acerca da Geometria. Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, PUCPR, 2013. Anais...Curitiba, 2013.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Todos aqui conhecem bem a nossa escola?
  • Vocês já exploraram todos os os espaços da nossa escola?
  • Quais são as dependências que ela possui?
  • Quais são os lugares que vocês passam com mais frequência?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Ana Carla Thomaz Meira

    Mentor: Daniela Pannuti

    Especialista de área: Pricilla  Cerqueira

    Habilidade da BNCC

    (EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.

    Objetivos específicos

    Observar a movimentação  de pessoas no espaço e representá-lo a partir de desenhos com base em vários pontos de referência.

    Vocabulário:  

    Longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora, no alto, à esquerda, à direita, atrás, na frente.

    Conceito-chave

    Noções de espaço.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Lápis de cor ou canetinha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia ou projete o slide.

  • Inicie problematizando a exploração do espaço escolar e as diferentes escolas (grandes ou pequenas, escolas em que os alunos estudam o dia todo ou somente uma parte do dia, térreas ou vários andares), etc.

  • Se houver necessidade faça um passeio pela escola e peça aos alunos observarem todos os detalhes que serão posteriormente usados no desenho.
  • Estimule os alunos a situar-se no espaço e analisá-lo.
  • Comunique à turma que o percurso se iniciará na entrada da escola e terminará na sala de aula. (Ponto de partida será a entrada da escola e o da chegada a sala de aula).

  • Insira o uso dos símbolos para facilitar a leitura do desenho (mapa).
  • Oriente a turma que os símbolos usados podem ser números, cores, letras, figuras, linhas, etc.
  • A legenda explica o uso das cores, das linhas, dos pontos, dos objetos, dos números, das letras, etc.

Propósito: Refletir sobre o espaço escolar e suas dependências.

Discuta com a turma:

  • Como é a nossa escola?
  • Será possível elaborarmos por meio de um desenho uma maneira de mostrarmos a outras pessoas o percurso que elas podem fazer para chegar a nossa sala?

  • Os mapas são confeccionados para diferentes públicos. Em que lugares você já viu essa representação espacial? (Professor algumas respostas possíveis: jornais, livros didáticos, programas de televisão, revistas, folhetos de exposições, museus, zoológico, etc.).

  • Você já viu esses símbolos em algum lugar? Sabe o que eles representam?
  • Que símbolos poderemos usar na atividade de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia ou projete o slide.

  • Inicie problematizando a exploração do espaço escolar e as diferentes escolas (grandes ou pequenas, escolas em que os alunos estudam o dia todo ou somente uma parte do dia, térreas ou vários andares), etc.

  • Se houver necessidade faça um passeio pela escola e peça aos alunos observarem todos os detalhes que serão posteriormente usados no desenho.
  • Estimule os alunos a situar-se no espaço e analisá-lo.
  • Comunique à turma que o percurso se iniciará na entrada da escola e terminará na sala de aula. (Ponto de partida será a entrada da escola e o da chegada a sala de aula).

  • Insira o uso dos símbolos para facilitar a leitura do desenho (mapa).
  • Oriente a turma que os símbolos usados podem ser números, cores, letras, figuras, linhas, etc.
  • A legenda explica o uso das cores, das linhas, dos pontos, dos objetos, dos números, das letras, etc.

Propósito: Refletir sobre o espaço escolar e suas dependências.

Discuta com a turma:

  • Como é a nossa escola?
  • Será possível elaborarmos por meio de um desenho uma maneira de mostrarmos a outras pessoas o percurso que elas podem fazer para chegar a nossa sala?

  • Os mapas são confeccionados para diferentes públicos. Em que lugares você já viu essa representação espacial? (Professor algumas respostas possíveis: jornais, livros didáticos, programas de televisão, revistas, folhetos de exposições, museus, zoológico, etc.).

  • Você já viu esses símbolos em algum lugar? Sabe o que eles representam?
  • Que símbolos poderemos usar na atividade de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: O professor poderá explorar diferentes espaços para explicar os conceitos relacionados à movimentação e a localização; nessa atividade os alunos farão um percurso pelas dependências da escola tendo como ponto de saída a entrada da escola e o de chegada a sala de aula (se necessário).

Organize os alunos para que percurso seja tranquilo.

  • Organize a saída dos alunos previamente e de maneira organizada para que o objetivo da atividade seja alcançado.
  • Solicite aos alunos que observem com atenção os espaços durante o trajeto percorrido.

Nesta ação proponha aos alunos, após o percurso pela escola que, em duplas e por meio de um desenho, elaborem o trajeto percorrido. Nessa atividade, as crianças farão um resgate mental e as passarão para o papel por meio do desenho.

  • Comunique aos alunos que deverão trabalhar em duplas, refletindo, trocando ideias entre si e desenhando tudo o que viram durante o trajeto.
  • As duplas deverão refletir sobre o percurso elaborando um desenho com as características relevantes de cada local percorrido.

Relembre com a turma que nem todos conhecem esse percurso e que o desenho do trajeto pode colaborar e permitir que a família dos alunos possam localizar as dependências da escola.

Propósito: Elaborar o registro gráfico do percurso.

Discuta com a turma:

  • Esse trajeto que estamos fazendo é único?
  • Existem outros trajetos possíveis?

  • Quais são os pontos principais que não devemos esquecer de registrar?
  • A legenda ajudará na organização e compreensão do mapa?

  • Pensando no caminho que percorremos, será que toda a turma observou as mesmas coisas: “do lado direito”, ”do lado esquerdo”, “em frente de”, ”atrás de”... Vocês tiveram os mesmos pontos de vista?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide.

  • Proponha aos alunos uma exposição das produções em duplas.
  • Fixe os mapas no quadro ou em outra parte da sala de aula e peça que cada dupla explique o que pensou.
  • O percursos como da entrada da escola à sala de aula não significa que a turma desenvolveu os conceitos de orientação espacial, por isso é necessário oferecer a turma propostas que os façam refletir.

Professor, muitas vezes as crianças têm dificuldade em descrever com clareza um caminho percorrido, por isso discutir as soluções com a turma ajuda a descobrir como usam os termos, pontos de referência e colabora na ampliação do vocabulário. A descrição oral de percursos é importante para desenvolver competências de localização.

Após o relato das duplas, proponha uma reflexão coletiva para identificar as possíveis dificuldades da turma. Nesse momento, o professor será o escriba e o mediador da atividade, realizando com a turma os ajustes necessários.

Peça para a turma observar os mapas afixados no quadro.

Comente com os alunos que registro deve ser fiel, pontos de referência imaginários não podem ser utilizados.

Propósito: Relatar o caminho percorrido e analisar os percursos com as rotas desenhadas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês elaboraram o percurso? A dupla observou as mesmas coisas?
  • Uma pessoa que não participou do nosso percurso conseguirá utilizar o mapa que vocês elaboraram?
  • Todos exploraram o espaço da mesma forma?
  • Existem semelhanças e diferenças entre os mapas que vocês elaboraram?
  • Quais foram os pontos de referência mais utilizados?
  • Observem os mapas afixados no quadro,existem nesses mapas pontos de referência imaginários?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide.

  • Proponha aos alunos uma exposição das produções em duplas.
  • Fixe os mapas no quadro ou em outra parte da sala de aula e peça que cada dupla explique o que pensou.
  • O percursos como da entrada da escola à sala de aula não significa que a turma desenvolveu os conceitos de orientação espacial, por isso é necessário oferecer a turma propostas que os façam refletir.

Professor, muitas vezes as crianças têm dificuldade em descrever com clareza um caminho percorrido, por isso discutir as soluções com a turma ajuda a descobrir como usam os termos, pontos de referência e colabora na ampliação do vocabulário. A descrição oral de percursos é importante para desenvolver competências de localização.

Após o relato das duplas, proponha uma reflexão coletiva para identificar as possíveis dificuldades da turma. Nesse momento, o professor será o escriba e o mediador da atividade, realizando com a turma os ajustes necessários.

Peça para a turma observar os mapas afixados no quadro.

Comente com os alunos que registro deve ser fiel, pontos de referência imaginários não podem ser utilizados.

Propósito: Relatar o caminho percorrido e analisar os percursos com as rotas desenhadas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês elaboraram o percurso? A dupla observou as mesmas coisas?
  • Uma pessoa que não participou do nosso percurso conseguirá utilizar o mapa que vocês elaboraram?
  • Todos exploraram o espaço da mesma forma?
  • Existem semelhanças e diferenças entre os mapas que vocês elaboraram?
  • Quais foram os pontos de referência mais utilizados?
  • Observem os mapas afixados no quadro,existem nesses mapas pontos de referência imaginários?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Discuta com a turma:

  • Que parte da atividade vocês gostaram mais na atividade de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete, copie no quadro ou imprima a atividade.

Propósito: Verificar a aprendizagem obtida na aula.

Discuta com a turma:

  • O que não pode faltar nesse texto para que as pessoas o compreendam? (Professor algumas respostas possíveis: título, pontos de referências, etc.).

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

REFERÊNCIAS:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

PIAGET, J.; INHELDER B. A representação do espaço na criança. Tradução de Albuquerque, B. M.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

VIANA, O. A.; SILVA, R. M. M.; SILVA, B. A. R. Relações entre atitudes e concepções de professores acerca da Geometria. Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, PUCPR, 2013. Anais...Curitiba, 2013.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano