10446
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo Polígonos Regulares com Régua e Compasso

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Construção de polígonos regulares.

Plano 02 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13 - Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45°e 30° e polígonos regulares.

Objetivo Específico

Tornar o aluno capaz de construir polígonos regulares usando régua e compasso.

Conceito-chave

Construção de polígonos regulares.

Recursos Necessários

  • Régua;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.
  • Imagens de polígonos em diferentes contextos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Através de um breve debate, evidencie o que os alunos já sabem sobre o tema que está sendo conceituado nesta aula.

Faça as perguntas do slide e apresente o que é um mosaico.

Em seguida, faça a última pergunta do slide.

Traga algumas figuras impressas ou reproduza, com recursos tecnológicos, os mosaicos feitos com polígonos regulares.

Propósito: Motivar e envolver o aluno no contexto da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês já ouviram sobre polígonos?
  • Em que situações do cotidiano essas figuras podem ser observadas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.

Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.

Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.

Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.

Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização do conceito desta aula, baseando-se na experiência de construção de polígonos regulares realizada durante a Discussão das Soluções.

Propósito: Fazer a sistematização das formulações realizadas pelos alunos em relação ao conceito de polígonos e em relação às práticas de construção dos polígonos regulares.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Faça, juntamente com os alunos, uma sistematização das construções de ângulos notáveis para que eles se apropriem do conceito. Se possível, faça uma síntese dos passos e recursos usados nas construções.

Propósito: Fazer com os alunos uma síntese dos conceitos estudados, através da prática e das atividades desenvolvidas na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Circule entre os alunos, observe suas falas e resoluções. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas prontas aos questionamentos dos alunos.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos através dessa atividade, que tem como objetivo retomar conceitos estudados nesta aula, a partir de práticas que auxiliassem a estruturação desses entendimentos, como por exemplo, a construção de polígonos regulares, trabalhadas nos slides de Discussão das Soluções.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13 - Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45°e 30° e polígonos regulares.

Objetivo Específico

Tornar o aluno capaz de construir polígonos regulares usando régua e compasso.

Conceito-chave

Construção de polígonos regulares.

Recursos Necessários

  • Régua;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.
  • Imagens de polígonos em diferentes contextos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Através de um breve debate, evidencie o que os alunos já sabem sobre o tema que está sendo conceituado nesta aula.

Faça as perguntas do slide e apresente o que é um mosaico.

Em seguida, faça a última pergunta do slide.

Traga algumas figuras impressas ou reproduza, com recursos tecnológicos, os mosaicos feitos com polígonos regulares.

Propósito: Motivar e envolver o aluno no contexto da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês já ouviram sobre polígonos?
  • Em que situações do cotidiano essas figuras podem ser observadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.

Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.

Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.

Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Inicie a atividade com a provocação do slide 4. Em seguida, nos slides 3 a 7 peça para que os alunos tentem individualmente descobrir as respostas das perguntas.

Enquanto eles respondem, observe se estão empenhados, se estão entendendo o que precisa ser feito e se todos estão com material necessário para aula, a régua e o compasso. Certifique-se que todos os alunos sabem utilizar os instrumentos e, se necessário, pergunte se há dúvidas para começar as construções. Circule pela sala de aula e perceba como os alunos estão desenvolvendo as construções e quais são as suas dificuldades pontuais. Neste primeira momento, isto será fundamental para evitar que o aluno pare e desista diante da dificuldade.

Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 8 a 15)

Orientação: Inicialmente, no slide 8, peça que os alunos respondam aos questionamentos. Escute-os com atenção e peça para que eles respondam as questões e debatam sobre suas opiniões acerca dessas respostas.

Nos demais slides, apresente detalhadamente cada processo de construção dos polígonos. Utilize uma linguagem acessível a todos e busque sempre verificar se algum aluno se perdeu durante o processo.

Se possível, utilize instrumentos de desenho como o compasso para lousa e faça os desenhos nela para facilitar o entendimento dos alunos e sanar eventuais dúvidas.

Propósito: O intuito é que o aluno tenha oportunidade para expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, isto auxiliará o professor no diagnóstico de possíveis dificuldades para fazer intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou para resolver desta forma?
  • O que se pode notar na resolução do colega?
  • Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
  • O que aprenderam com a atividade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização do conceito desta aula, baseando-se na experiência de construção de polígonos regulares realizada durante a Discussão das Soluções.

Propósito: Fazer a sistematização das formulações realizadas pelos alunos em relação ao conceito de polígonos e em relação às práticas de construção dos polígonos regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Faça, juntamente com os alunos, uma sistematização das construções de ângulos notáveis para que eles se apropriem do conceito. Se possível, faça uma síntese dos passos e recursos usados nas construções.

Propósito: Fazer com os alunos uma síntese dos conceitos estudados, através da prática e das atividades desenvolvidas na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Circule entre os alunos, observe suas falas e resoluções. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas prontas aos questionamentos dos alunos.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos através dessa atividade, que tem como objetivo retomar conceitos estudados nesta aula, a partir de práticas que auxiliassem a estruturação desses entendimentos, como por exemplo, a construção de polígonos regulares, trabalhadas nos slides de Discussão das Soluções.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano