Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
- Resolver situações-problema envolvendo os fatos básicos da adição e subtração por meio de estratégias pessoais.
- Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir de estratégias pessoais.
- Evidenciar a importância da memorização dos fatos básicos para agilizar o cálculo.
Conceito-chave:
Fatos básicos, cálculo e estratégias pessoais.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Fatos básicos, adição e subtração
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Aparelho de projeção (se possuir);
- Quadro.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva. Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
- Quem leu mais páginas no 1º dia?
- Quem leu mais páginas no 2º dia?
- Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?
Materiais Complementares:
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva.Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
- Quem leu mais páginas no 1º dia?
- Quem leu mais páginas no 2º dia?
- Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva.Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
- Quem leu mais páginas no 1º dia?
- Quem leu mais páginas no 2º dia?
- Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.
Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva. Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.
- Do que se trata o problema?
- Qual a pergunta?
- Quem leu mais páginas no 1º dia?
- Quem leu mais páginas no 2º dia?
- Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)
Problema 1: 10 minutos.
Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.
Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
- Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?
Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.
Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)
Problema 1: 10 minutos.
Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.
Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
- Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?
Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.
Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)
Problema 1: 10 minutos.
Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.
Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
- Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?
Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.
Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)
Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
- O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação:Encerre a atividade retomando com os estudantes que podemos ampliar a utilização dos fatos básicos da adição e subtração também para resolver uma situação-problema. Aos poucos, os alunos devem memorizar estes resultados a serem capazes de aplicá-los em diversas situações de cálculo matemático.Projete este slide ou escreva no quadro. Leia com eles a frase do resumo da aula.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente eles resolvam a atividade proposta. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma adição ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta
ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta
ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta
ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta
ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
- Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
- Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?