10445
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Fatos básicos e estratégias pessoais

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Fatos básicos, cálculo e estratégias pessoais.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

  1. Resolver situações-problema envolvendo os fatos básicos da adição e subtração por meio de estratégias pessoais.
  2. Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir de estratégias pessoais.
  3. Evidenciar a importância da memorização dos fatos básicos para agilizar o cálculo.

Conceito-chave:

Fatos básicos, cálculo e estratégias pessoais.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Fatos básicos, adição e  subtração

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Aparelho de projeção (se possuir);
  • Quadro.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva. Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.

  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?
  • Quem leu mais páginas no 1º dia?
  • Quem leu mais páginas no 2º dia?
  • Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?

Materiais Complementares:

Atividade retomada

Resolução da retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva.Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.

  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?
  • Quem leu mais páginas no 1º dia?
  • Quem leu mais páginas no 2º dia?
  • Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva.Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.

  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?
  • Quem leu mais páginas no 1º dia?
  • Quem leu mais páginas no 2º dia?
  • Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva. Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.

  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?
  • Quem leu mais páginas no 1º dia?
  • Quem leu mais páginas no 2º dia?
  • Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)

Problema 1: 10 minutos.

Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.

Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
  • Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?

Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.

Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)

Problema 1: 10 minutos.

Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.

Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
  • Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?

Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.

Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)

Problema 1: 10 minutos.

Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.

Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
  • Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?

Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.

Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação:Encerre a atividade retomando com os estudantes que podemos ampliar a utilização dos fatos básicos da adição e subtração também para resolver uma situação-problema. Aos poucos, os alunos devem memorizar estes resultados a serem capazes de aplicá-los em diversas situações de cálculo matemático.Projete este slide ou escreva no quadro. Leia com eles a frase do resumo da aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente eles resolvam a atividade proposta. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma adição ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta

ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta

ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta

ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta

ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentor: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

  1. Resolver situações-problema envolvendo os fatos básicos da adição e subtração por meio de estratégias pessoais.
  2. Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos a partir de estratégias pessoais.
  3. Evidenciar a importância da memorização dos fatos básicos para agilizar o cálculo.

Conceito-chave:

Fatos básicos, cálculo e estratégias pessoais.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Fatos básicos, adição e  subtração

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Aparelho de projeção (se possuir);
  • Quadro.



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva. Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.

  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?
  • Quem leu mais páginas no 1º dia?
  • Quem leu mais páginas no 2º dia?
  • Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?

Materiais Complementares:

Atividade retomada

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva.Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.

  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?
  • Quem leu mais páginas no 1º dia?
  • Quem leu mais páginas no 2º dia?
  • Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva.Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.

  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?
  • Quem leu mais páginas no 1º dia?
  • Quem leu mais páginas no 2º dia?
  • Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Propósito: Introduzir o assunto da aula resolvendo situação-problema, envolvendo os fatos básicos da adição e subtração através de estratégias pessoais.

Orientações: Projete ou leia a situação problema para a turma. Leia a comanda e realize a atividade em conjunto com a turma, de forma coletiva. Faça as perguntas abaixo que ajudarão os alunos a entenderem melhor a situação-problema. Estimule-os a pensarem em estratégias para resolver. Peça que os alunos analisem a tabela (questões A e B). No que se refere à questão C, deverão se utilizar dos fatos básicos da adição para resolverem a situação problema. Ouça as respostas, discuta com os alunos, até chegar no resultado correto e vá anotando no quadro. Se você imprimiu a tabela, peça que eles também anotem as respostas.

  • Do que se trata o problema?
  • Qual a pergunta?
  • Quem leu mais páginas no 1º dia?
  • Quem leu mais páginas no 2º dia?
  • Como podemos calcular o total de páginas que cada criança leu nos dois dias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)

Problema 1: 10 minutos.

Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.

Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
  • Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?

Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.

Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)

Problema 1: 10 minutos.

Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.

Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
  • Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?

Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.

Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides de 7 a 9)

Problema 1: 10 minutos.

Orientações: Neste primeiro momento, os alunos deverão realizar essa atividade individualmente.Explique a comanda aos alunos e leia a situação-problema junto com eles. Circule pela sala enquanto alunos foram realizando a situação-problema,e realize intervenções a partir de perguntas que façam as hipóteses avançarem.

Propósito: Ampliar conhecimentos acerca dos fatos básicos por meio de estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que temos a partir da leitura do problema? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
  • Qual é a pergunta que devemos responder para resolvermos o problema?
  • Alguém sabe como fazer para descobrirmos quantos ela gastou?
  • Para saber quantos ovos ele comprou como podemos fazer?

Em seguida, peça para que os alunos validem as suas estratégias de resolução com um outro amigo.

Depois desse momento, escolha alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 10 ao 18)

Orientações: Você encontrará dos slides de 10 ao 18, possíveis soluções aos problemas trabalhados. Use-as somente no caso de seus alunos não apresentarem essas estratégias. Peça que expliquem como fizeram para encontrar cada resposta. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente das que foram expostas, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas?
  • O que vocês aprenderam observando as estratégias de resolução dos seus colegas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação:Encerre a atividade retomando com os estudantes que podemos ampliar a utilização dos fatos básicos da adição e subtração também para resolver uma situação-problema. Aos poucos, os alunos devem memorizar estes resultados a serem capazes de aplicá-los em diversas situações de cálculo matemático.Projete este slide ou escreva no quadro. Leia com eles a frase do resumo da aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente eles resolvam a atividade proposta. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma adição ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta

ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta

ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta

ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.( slides 20 a 24)

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa do raio X. Leia a comanda da atividade para os alunos e peça que individualmente os alunos resolvam a atividade proposta

ATENÇÃO: O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos ampliaram seus os conhecimentos adquiridos em relação aos fatos básicos aplicados agora em uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, você concorda que existem diferentes formas de resolver um problema? Justifique sua resposta.
  • Memorizar o resultado de uma soma ou subtração facilita no momento de resolver uma questão matemática?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver essa situação?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano