Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Retirando quantidades!
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias pessoais e convencionais para problemas de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) - Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivo específico
Ler, interpretar e resolver situações-problema com a ideia de retirar, utilizando estratégia pessoal ou cálculo convencional.
Conceito-chave
Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
- Material Dourado;
- Calculadora;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os seus alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quem sabe me dizer o que é retirar?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento. Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos, como os lápis dos próprios alunos. Ordene, conforme texto do slide, e acompanhe a ação dos alunos. Perceba se eles têm a compreensão do significado de retirar.
Propósito: Compreender o significado de retirar.
Discuta com a turma:
- Coloquem sobre a carteira 10 tampinhas. Agora, retirem 5 tampinhas. Quantas tampinhas ficaram?
- Retirem mais 3 tampinhas das que ficaram, quantas tampinhas têm agora?
- Quando vocês retiram quantidades, o que aconteceu com a quantidade anterior?
- Ao todo, quantas tampinhas foram retiradas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slide 4 a 9).
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão entregues cinco situações-problema, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem em num consenso, cada um resolverá no próprio caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegarmos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slide 4 a 9).
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão entregues cinco situações-problema, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem em num consenso, cada um resolverá no próprio caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegarmos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slide 4 a 9).
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão entregues cinco situações-problema, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem em num consenso, cada um resolverá no próprio caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegarmos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slide 4 a 9).
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão entregues cinco situações-problema, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem em num consenso, cada um resolverá no próprio caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegarmos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slide 4 a 9).
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão entregues cinco situações-problema, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem em num consenso, cada um resolverá no próprio caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegarmos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slide 4 a 9).
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão entregues cinco situações-problema, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem em num consenso, cada um resolverá no próprio caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegarmos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para solucionar o problema. Você encontrará o documento com as possíveis resoluções, porém deve valorizar primeiramente aquelas apresentadas pelos seus alunos.
Propósito: Compartilhar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quando vocês leram nas situações-problema as palavras: pegou, arrancados, tirei, dei, comprei e retirei, essas palavras deram significado ao problema?
- A partir da leitura do problema e das palavras-chave, que cálculo vocês perceberam que deveria ser feito?
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Garanta que a turma associou a ideia de retirar como significado da subtração. Faça perguntas orais como: Eu tenho 20 e retirei 10, quanto fiquei? Ganhei 15 reais e perdi 5 reais, com quantos reais fiquei? Utilize palavras que dão ideia de retirar nas perguntas (perdi, retirei, tirei, sumiu, diminuiu, emprestou, deu, vendeu, entre outros).
Propósito: Garantir que os alunos, ao ler uma situação-problema, compreendam a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- Qual o significado de retirar?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de retirar está relacionado com a subtração. Que, ao retirar quantidades, estamos subtraindo, e que o cálculo se chama subtração e tem o sinal (-). Afirme que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de subtração continua
Propósito: Consolidar o significado de retirar na subtração.
Raio-X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre retirar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre retirar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM03
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; Calculadora.
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Para desenvolver esta atividade os alunos devem ter acesso ao documento da Atividade principal, ou as imagens dos slides 4, 5, 6, 7 e 8.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; fotografar os slides e enviar imagem no grupo de WhatsApp; compartilhar a tela do seu computador com os slides; e pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Explique aos alunos que eles devem ler os problemas e resolvê-los usando estratégias pessoais ou a operação convencional. A ideia das situações-problemas é de retirar quantidade, assim envolve a subtração. Se tiverem acesso à calculadora, incentive que usem para conferir os cálculos realizados e as respostas. Você pode enviar junto com os problemas as perguntas abaixo para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que ela traz?
- Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando você dá algo, a quantidade que tem aumenta ou diminui?
- E quando compra, o que acontece com o dinheiro que você tem?
- Qual operação deve usar para encontrar as respostas desses problemas?
- Existe outra maneira de resolver sem usar a operação convencional?
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos pode propor a resolução dos problemas um de cada vez e fazer estas perguntas diretamente. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, você pode gravar áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digitá-las no grupo.
. Discussão das soluções
Proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Solicite a eles que socializem as soluções encontradas se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegar ao resultado. Faça perguntas para conduzir:
- Quando vocês leram nas situações-problema as palavras: pegou, arrancados, tirei, dei, comprei e retirei, essas palavras deram significado ao problema?
- Que cálculos vocês fizeram?
- Alguém usou estratégias pessoais, isto é, não usou a operação convencional?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer outras formas diferentes das deles para calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Sistematização e Encerramento
Garanta que a turma associou a ideia de retirar como significado da subtração. Finalize a atividade reforçando Reforce com eles que o significado de retirar está relacionado com a subtração. Que ao retirar quantidades estamos subtraindo, e que o cálculo se chama subtração e tem o sinal (-). Afirme que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de subtração continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre retirar quantidades. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 12 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) - Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivo específico
Ler, interpretar e resolver situações-problema com a ideia de retirar, utilizando estratégia pessoal ou cálculo convencional.
Conceito-chave
Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
- Material Dourado;
- Calculadora;
- Datashow (opcional).
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA