10444
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Retirando quantidades!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_08NUM03

Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; Calculadora.

Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Para desenvolver esta atividade os alunos devem ter acesso ao documento da Atividade principal, ou as imagens dos slides 4, 5, 6, 7 e 8.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; fotografar os slides e enviar imagem no grupo de WhatsApp; compartilhar a tela do seu computador com os slides; e pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Explique aos alunos que eles devem ler os problemas e resolvê-los usando estratégias pessoais ou a operação convencional. A ideia das situações-problemas é de retirar quantidade, assim envolve a subtração. Se tiverem acesso à calculadora, incentive que usem para conferir os cálculos realizados e as respostas. Você pode enviar junto com os problemas as perguntas abaixo para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade:
     - O que a situação-problema está perguntando?
     - Quais os dados que ela traz?
     - Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
     - Quando você dá algo, a quantidade que tem aumenta ou diminui?
     - E quando compra, o que acontece com o dinheiro que você tem?
     - Qual operação deve usar para encontrar as respostas desses problemas?
     - Existe outra maneira de resolver sem usar a operação convencional?
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos pode propor a resolução dos problemas um de cada vez e fazer estas perguntas diretamente. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, você pode gravar áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digitá-las no grupo.

. Discussão das soluções
Proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Solicite a eles que socializem as soluções encontradas se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegar ao resultado. Faça perguntas para conduzir:
     - Quando vocês leram nas situações-problema as palavras: pegou, arrancados, tirei, dei, comprei e retirei, essas palavras deram significado ao problema?
     - Que cálculos vocês fizeram?
     - Alguém usou estratégias pessoais, isto é, não usou a operação convencional?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer outras formas diferentes das deles para calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.

Sistematização e Encerramento
Garanta que a turma associou a ideia de retirar como significado da subtração. Finalize a atividade reforçando Reforce com eles que o significado de retirar está relacionado com a subtração. Que ao retirar quantidades estamos subtraindo, e que o cálculo se chama subtração e tem o sinal (-). Afirme que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de subtração continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva. 

Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre retirar quantidades. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 12 e peça que os alunos resolvam.

Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_08NUM03

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas