Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) - Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivo específico
Ler, interpretar e resolver situações-problema com a ideia de retirar, utilizando estratégia pessoal ou cálculo convencional.
Conceito-chave
Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
- Material Dourado;
- Calculadora;
- Datashow (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quem sabe me dizer o que é retirar?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento. Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Ordene, conforme texto do slide, e acompanhe a ação dos alunos. Perceba se eles têm a compreensão do significado retirar.
Propósito: Compreender o significado de retirar.
Discuta com a turma:
- Coloquem sobre a carteira 10 tampinhas. Agora, retirem 5 tampinhas. Quantas tampinhas ficaram?
- Retirem 3 tampinhas das que ficaram, quantas tampinhas tem agora?
- Quando vocês retiram quantidades o que aconteceu com a quantidade anterior?
- Ao todo quantas tampinhas foram retiradas?
Professor se achar necessário, siga fazendo mais explorações com a ideia de retirar.
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)
Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.
Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- O que a situação-problema está perguntando?
- Quais os dados que vocês têm?
- Como pensaram para descobrir?
- Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
- Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
- E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para solucionar o problema. Você encontrará o documento com as possíveis resoluções , porém deve valorizar primeiramente aquelas apresentadas pelos seus alunos.
Propósito: Compartilhar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quando vocês leram nas situações-problema as palavras: pegou, arrancados, tirei, dei, comprei e retirei, essas palavras deram significado ao problema?
- A partir da leitura do problema e das palavras chaves, que cálculo vocês perceberam que deveria ser feito?
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Garanta que a turma associou a ideia de retirar como significado da subtração. Faça perguntas orais como: Eu tenho 20 retirei 10, quanto fiquei? Ganhei 15 reais e perdi 5 reais quanto fiquei? Utilize palavras que dão ideia de retirar nas perguntas (perdi, retirei, tirei, sumiu, diminuiu, emprestou, deu, vendeu entre outros).
Propósito: Garantir que os alunos ao ler uma situação-problema compreendam a ideia de retirar.
Discuta com a turma:
- Qual o significado de retirar?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de retirar está relacionado com a subtração. Que ao retirar quantidades estamos subtraindo, e que o cálculo se chama subtração e tem o sinal (-). Afirme que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de subtração continua
Propósito: Consolidar o significado de retirar na subtração.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre retirar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre retirar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?
Materiais Complementares: