10444
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Retirando quantidades!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) - Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivo específico

Ler, interpretar e resolver  situações-problema com a ideia de retirar, utilizando estratégia pessoal ou cálculo convencional.

Conceito-chave

Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
  • Material Dourado;
  • Calculadora;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe me dizer o que é retirar?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento. Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Ordene, conforme texto do slide, e acompanhe a ação dos alunos. Perceba se eles têm a compreensão do significado retirar.

Propósito: Compreender o significado de retirar.

Discuta com a turma:

  • Coloquem sobre a carteira 10 tampinhas. Agora, retirem 5 tampinhas. Quantas tampinhas ficaram?
  • Retirem 3 tampinhas das que ficaram, quantas tampinhas tem agora?
  • Quando vocês retiram quantidades o que aconteceu com a quantidade anterior?
  • Ao todo quantas tampinhas foram retiradas?

Professor se achar necessário, siga fazendo mais explorações com a ideia de retirar.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para solucionar o problema. Você encontrará o documento com as possíveis resoluções , porém deve valorizar primeiramente aquelas apresentadas pelos seus alunos.

Propósito: Compartilhar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês leram nas situações-problema as palavras: pegou, arrancados, tirei, dei, comprei e retirei, essas palavras deram significado ao problema?
  • A partir da leitura do problema e das palavras chaves, que cálculo vocês perceberam que deveria ser feito?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Garanta que a turma associou a ideia de retirar como significado da subtração. Faça perguntas orais como: Eu tenho 20 retirei 10, quanto fiquei? Ganhei 15 reais e perdi 5 reais quanto fiquei? Utilize palavras que dão ideia de retirar nas perguntas (perdi, retirei, tirei, sumiu, diminuiu, emprestou, deu, vendeu entre outros).

Propósito: Garantir que os alunos ao ler uma situação-problema compreendam a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado de retirar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de retirar está relacionado com a subtração. Que ao retirar quantidades estamos subtraindo, e que o cálculo se chama subtração e tem o sinal (-). Afirme que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de subtração continua

Propósito: Consolidar o significado de retirar na subtração.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre retirar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre retirar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe me dizer o que é retirar?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

    Mentor: Carina do Espírito Santo

    Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (EF02MA06) - Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

    Objetivo específico

    Ler, interpretar e resolver  situações-problema com a ideia de retirar, utilizando estratégia pessoal ou cálculo convencional.

    Conceito-chave

    Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.

    Recursos necessários

    • Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
    • Material Dourado;
    • Calculadora;
    • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento. Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Ordene, conforme texto do slide, e acompanhe a ação dos alunos. Perceba se eles têm a compreensão do significado retirar.

Propósito: Compreender o significado de retirar.

Discuta com a turma:

  • Coloquem sobre a carteira 10 tampinhas. Agora, retirem 5 tampinhas. Quantas tampinhas ficaram?
  • Retirem 3 tampinhas das que ficaram, quantas tampinhas tem agora?
  • Quando vocês retiram quantidades o que aconteceu com a quantidade anterior?
  • Ao todo quantas tampinhas foram retiradas?

Professor se achar necessário, siga fazendo mais explorações com a ideia de retirar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 9)

Orientação: Organize a turma em duplas. Serão cinco situações-problema que serão entregues, uma de cada vez, para serem coladas no caderno. Peça que leiam individualmente e depois conversem confrontando suas estratégias para a resolução. Quando chegarem num consenso, cada um resolve no seu caderno. Circule pela sala verificando como os alunos se comportam, interagem e como resolvem. Faça perguntas para que eles avancem em suas ideias. Realize intervenções quando for necessário.

Propósito: Interpretar e resolver situações-problemas com a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • O que a situação-problema está perguntando?
  • Quais os dados que vocês têm?
  • Como pensaram para descobrir?
  • Se pegamos uma quantidade de outra, o número vai aumentar ou diminuir?
  • Quando vocês dão, as quantidades que têm aumentam ou diminuem?
  • E quando compram, o que acontece com o dinheiro que vocês têm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para solucionar o problema. Você encontrará o documento com as possíveis resoluções , porém deve valorizar primeiramente aquelas apresentadas pelos seus alunos.

Propósito: Compartilhar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês leram nas situações-problema as palavras: pegou, arrancados, tirei, dei, comprei e retirei, essas palavras deram significado ao problema?
  • A partir da leitura do problema e das palavras chaves, que cálculo vocês perceberam que deveria ser feito?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Garanta que a turma associou a ideia de retirar como significado da subtração. Faça perguntas orais como: Eu tenho 20 retirei 10, quanto fiquei? Ganhei 15 reais e perdi 5 reais quanto fiquei? Utilize palavras que dão ideia de retirar nas perguntas (perdi, retirei, tirei, sumiu, diminuiu, emprestou, deu, vendeu entre outros).

Propósito: Garantir que os alunos ao ler uma situação-problema compreendam a ideia de retirar.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado de retirar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de retirar está relacionado com a subtração. Que ao retirar quantidades estamos subtraindo, e que o cálculo se chama subtração e tem o sinal (-). Afirme que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de subtração continua

Propósito: Consolidar o significado de retirar na subtração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre retirar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre retirar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano