10442
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Reconhecer semelhanças e diferenças entre os quadriláteros ( paralelogramo, retângulo, quadrado e losango e trapézio)

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Quadriláteros, retas paralelas, ângulo reto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_19GEO_04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Formulários, Google Meet, geoplano virtual (link disponível na proposta de adaptação).

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Propor aos alunos fazerem a atividade a partir de um molde, que pode ser disponibilizado tanto como arquivo digital quanto em folha impressa.
Pedir que os alunos façam o que se pede usando o Jamboard ou colorindo com lápis de cor ou giz de cera. O professor pode listar boas perguntas sobre a figura, proporcionando uma reflexão para a turma em relação ao assunto que será tratado nesta aula. Essas questões podem ser enviadas de forma impressa ou usando o Google Formulários.

Atividade principal
Propor aos alunos que criem propostas de tiras para a atividade aqui presente, visando construir esse movimento a partir do Google Apresentações, em uma sequência de slides recursivos. Caso os alunos não tenham acesso à internet, é possível que o professor peça que eles organizem tiras com novos desafios para serem misturados aos que foram apresentados, visando o trabalho com a família, proporcionando uma integração nesse período de isolamento.
Vale lembrar que para que seja encarado como um jogo, precisa de regras bem definidas antes do início. Peça que os alunos definam essas regras.

Discussão das soluções
O professor pode fazer a discussão aqui proposta de maneira síncrona usando o Google Meet, ou ainda fazendo perguntas usando o Mentimeeter e socializando as respostas da turma, para que eles possam tirar suas conclusões (usar as 3 questões presentes nas orientações ao professor). Caso o professor queira disponibilizar o link do geoplano virtual para facilitar as construções por parte da turma, é de grande ajuda (link: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/). Fazer o mesmo movimento nos slides de 4 a 8, usando as orientações ao professor.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Pedir que os próprios alunos construam a tabela aqui indicada, contendo as características e as representações dos quadriláteros indicados.

Raio X
Usando o geoplano indicado na etapa de Discussão das soluções, os alunos podem responder às questões desta etapa para que consigam refletir usando as visualizações e alterações possíveis no uso com a ferramenta.

Convite às famílias
Convidar a família a testar e jogar o jogo construído e proposto na Atividade principal.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_19GEO04

(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas