10440
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Raiz quadrada e cálculo mental

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Expressar o valor da raiz quadrada de um número por aproximação através do cálculo mental.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_03NUM05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O Aquecimento pode ser suprimido para dar prioridade à Atividade principal. Caso sua turma apresente fragilidade pedagógica no assunto, use inicialmente a proposta do Aquecimento.

Atividade principal
A atividade principal possui 2 situações e um jogo de bingo. Sugerimos focar no nas situações-problema. Proponha a resolução dos problemas disponibilizando aos alunos a versão impressa que também pode ser copiada. Eles podem se organizar em duplas, discutir via WhatsApp e produzir um pequeno vídeo explicando como chegaram à solução.
Você pode fazer a opção por usar alguns itens ou usar a atividade completa, dependendo do nível de sua turma. Solicite que os alunos imprimam ou copiem as atividades selecionadas, façam perguntas via WhatsApp (caso tenham dúvidas) e encaminhem as respostas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de radiciação. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/rational-exponents-and-radicals/alg1-radicals/v/introduction-to-square-roots 

Discussão das soluções
Selecione os vídeos mais significativos do ponto de vista conceitual para socializar com a turma. Você pode também observar possíveis equívocos nas respostas dos alunos, e como resposta à essas questões , pode produzir também um vídeo curto esclarecendo sobre as dúvidas e os erros observados. Aqui você pode incluir informações e dicas importantes como as que aparecem no Encerramento.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
Pode ser usado a discussão das soluções (no vídeo do professor)

Encerramento
Inclua as informações nas discussões.

Raio X
O Raio X e a atividade complementar podem ser usados como forma de ampliação e revisão das aprendizagens, em outro momento.

Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias se eles sabem o que significa diagonal. Discutir exemplos.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_03NUM05

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas