10440
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Raiz quadrada e cálculo mental

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Expressar o valor da raiz quadrada de um número por aproximação através do cálculo mental.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Expressar o valor da raiz quadrada de um número por aproximação através do cálculo mental.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, cálculo mental.

Recursos necessários

  • Cartelas do bingo e fichas do bingo;
  • Caneta, lápis ou marca texto;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Inicie sua aula perguntando aos alunos como eles fazem para encontrar o valor de raízes. Pergunte como eles fazem sem o uso de caneta e papel ou calculadora, ou seja, mentalmente. Anote as respostas e, em seguida, peça para que eles encontrem mentalmente as raízes dos itens a, b, c e d.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem o cálculo mental para encontrar o valor de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como procedemos para encontrar o valor de uma raiz quadrada, ou cúbica ou de índice maior?
  • Como fazer para encontrar o valor de uma raiz quadrada sem utilizar papel e caneta ou calculadora?
  • Que dificuldades vocês sentiram ao fazer os cálculos mentalmente?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Nesta atividade, informe aos alunos que eles não podem fazer nenhuma anotação que os ajude no cálculo, pois eles devem tentar fazer o cálculo mentalmente. A ideia desta atividade é que eles tentem encontrar meios de calcular sem o auxílio de cálculos escritos. Depois de algum tempo, permita que eles discutam com um colega possíveis soluções. A segunda parte apresenta números menores, agora eles devem fazer o processo com mais facilidade. Por fim, em duplas, faça o bingo das raízes, onde o professor sorteia uma raiz e os alunos devem encontrar os intervalos que correspondam à raiz sorteada.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem o cálculo mental para determinar números aproximados de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como fazer para calcular mentalmente a raiz de um número?
  • Que estratégias vocês utilizaram para chegar ao resultado?
  • Como chegar ao número que se aproxime do resultado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Bingo

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Nesta atividade, informe aos alunos que eles não podem fazer nenhuma anotação que os ajude no cálculo, pois eles devem tentar fazer o cálculo mentalmente. A ideia desta atividade é que eles tentem encontrar meios de calcular sem o auxílio de cálculos escritos. Depois de algum tempo, permita que eles discutam com um colega possíveis soluções. A segunda parte apresenta números menores, agora eles devem fazer o processo com mais facilidade. Por fim, em duplas, faça o bingo das raízes, onde o professor sorteia uma raiz e os alunos devem encontrar os intervalos que correspondam à raiz sorteada.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem o cálculo mental para determinar números aproximados de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como fazer para calcular mentalmente a raiz de um número?
  • Que estratégias vocês utilizaram para chegar ao resultado?
  • Como chegar ao número que se aproxime do resultado?
  • Como ficaria a resposta se no enunciado não aparecesse a restrição para número inteiro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Nesta atividade, informe aos alunos que eles não podem fazer nenhuma anotação que os ajude no cálculo, pois eles devem tentar fazer o cálculo mentalmente. A ideia desta atividade é que eles tentem encontrar meios de calcular sem o auxílio de cálculos escritos. Depois de algum tempo, permita que eles discutam com um colega possíveis soluções. A segunda parte apresenta números menores, agora eles devem fazer o processo com mais facilidade. Por fim, em duplas, faça o bingo das raízes, onde o professor sorteia uma raiz e os alunos devem encontrar os intervalos que correspondam à raiz sorteada.

Jogos podem ser um excelente meio para ensinar Matemática. E não só para as crianças menores, mas também para as turmas do Ensino Fundamental II. O especialista Pietropaolo afirma que esses recursos podem mobilizar os estudantes para o aprendizado. O essencial é que o professor problematize o jogo com a classe. ''Eu tenho que pensar em um procedimento e em um tipo de pensamento que quero desenvolver com o aluno. Não é apenas propor o jogo'', afirma o especialista.

Para ler mais sobre jogos em sala de aula, acesse o link.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem o cálculo mental para determinar o intervalo onde ficam localizadas as raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como fazer para calcular mentalmente a raiz de um número?
  • Que estratégias vocês utilizaram para chegar ao resultado?
  • Como chegar a uma estimativa do resultado?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientação: professor, na discussão deixe que os alunos relatem como fizeram os cálculos mentais para encontrar as raízes, anote no quadro as justificativas apresentadas por eles, pergunte sempre se alguém fez de outra forma diferente das já apresentadas e valorize mesmo aquelas que apresentaram resultados diferentes do esperado, sempre questionando sobre o que faltou para que o cálculo ficasse dentro do esperado. No slide 7 tem uma seta para um slide oculto, caso deseje apresentar uma forma de cálculo mental. Lá tem outra seta que possibilita retornar para este slide.

Por fim, discuta com os alunos sobre o bingo, para que esta discussão leve-os a perceber o jogo como uma ferramenta que leva ao conhecimento.

Propósito: discutir com a turma possíveis formas de se encontrar raízes quadradas através de cálculos mentais.

Discuta com a turma:

  • Como pode ser feito o cálculo mental nestas situações?
  • Como podemos multiplicar números de dois algarismos mentalmente?
  • Existe um número que dê exatamente a resposta?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientação: professor, na discussão deixe que os alunos relatem como fizeram os cálculos mentais para encontrar as raízes, anote no quadro as justificativas apresentadas por eles, pergunte sempre se alguém fez de outra forma diferente das já apresentadas e valorize mesmo aquelas que apresentaram resultados diferentes do esperado, sempre questionando sobre o que faltou para que o cálculo ficasse dentro do esperado. No slide 7 tem uma seta para um slide oculto, caso deseje apresentar uma forma de cálculo mental. Lá tem outra seta que possibilita retornar para este slide.

Por fim, discuta com os alunos sobre o bingo, para que esta discussão leve-os a perceber o jogo como uma ferramenta que leva ao conhecimento.

Propósito: discutir com a turma possíveis formas de se encontrar raízes quadradas através de cálculos mentais.

Discuta com a turma:

  • Como pode ser feito o cálculo mental nestas situações?
  • Como podemos multiplicar números de dois algarismos mentalmente?
  • Existe um número que dê exatamente a resposta?
  • E se não houvesse a restrição de número inteiro no enunciado, que números poderiam aparecer na resposta? Justifique.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientação: professor, na discussão deixe que os alunos relatem como fizeram os cálculos mentais para encontrar as raízes, anote no quadro as justificativas apresentadas por eles, pergunte sempre se alguém fez de outra forma diferente das já apresentadas e valorize mesmo aquelas que apresentaram resultados diferentes do esperado, sempre questionando sobre o que faltou para que o cálculo ficasse dentro do esperado. No slide 7 tem uma seta para um slide oculto, caso deseje apresentar uma forma de cálculo mental. Lá tem outra seta que possibilita retornar para este slide.

Por fim, discuta com os alunos sobre o bingo, para que esta discussão leve-os a perceber o jogo como uma ferramenta que leva ao conhecimento.

Propósito: discutir com a turma possíveis formas de se encontrar raízes quadradas através de cálculos mentais.

Discuta com a turma:

  • Como pode ser feito o cálculo mental nestas situações?
  • Como podemos multiplicar números de dois algarismos mentalmente?
  • Existe um número que dê exatamente a resposta?
  • E se não houvesse a restrição de número inteiro no enunciado, que números poderiam aparecer na resposta? Justifique.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientação: professor, na discussão deixe que os alunos relatem como fizeram os cálculos mentais para encontrar as raízes, anote no quadro as justificativas apresentadas por eles, pergunte sempre se alguém fez de outra forma diferente das já apresentadas e valorize mesmo aquelas que apresentaram resultados diferentes do esperado, sempre questionando sobre o que faltou para que o cálculo ficasse dentro do esperado. No slide 7 tem uma seta para um slide oculto, caso deseje apresentar uma forma de cálculo mental. Lá tem outra seta que possibilita retornar para este slide.

Por fim, discuta com os alunos sobre o bingo, para que esta discussão leve-os a perceber o jogo como uma ferramenta que leva ao conhecimento.

Propósito: discutir com a turma possíveis formas de se encontrar raízes quadradas através de cálculos mentais.

Discuta com a turma:

  • Como pode ser feito o cálculo mental nestas situações?
  • Como podemos multiplicar números de dois algarismos mentalmente?
  • Existe um número que dê exatamente a resposta?
  • E se não houvesse a restrição de número inteiro no enunciado, que números poderiam aparecer na resposta? Justifique.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12)

Orientação: Professor, aqui é importante deixar claro para os alunos a importância sobre a aproximação no cálculo de raízes, este conhecimento serve de base para fazer estimativas com maior precisão, e que estas necessitam de caneta e papel, e até de calculadoras. Também é mostrado a localização das raízes na reta numerada.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do cálculo de raízes quadradas de forma mental e de sua localização na reta numerada.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12)

Orientação: Professor, aqui é importante deixar claro para os alunos a importância sobre a aproximação no cálculo de raízes, este conhecimento serve de base para fazer estimativas com maior precisão, e que estas necessitam de caneta e papel, e até de calculadoras. Também é mostrado a localização das raízes na reta numerada.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do cálculo de raízes quadradas de forma mental e de sua localização na reta numerada.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Fazer o encerramento do que foi trabalhado nesta aula.

Orientação: Professor, neste momento encerre tudo o que foi apresentado e discutido na aula da forma mais resumida possível. A seguir, são deixadas algumas perguntas que você pode utilizar neste momento da aula:

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Professor, aqui você pode projetar, escrever no quadro ou fazer uma cópia para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Lembre-se de anotar os comentários dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Esta questão dá para ser respondida através de cálculo mental?
  • Que dificuldade você está sentindo para utilizar o cálculo mental?
  • Para responder esta questão você precisou de algum auxílio (utilizar objetos concretos, ou caneta e papel)?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Bingo

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Observação para o professor: este slide está oculto, só é acessado quando for clicado na seta do slide 7. Ele faz parte da discussão da solução.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Expressar o valor da raiz quadrada de um número por aproximação através do cálculo mental.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, cálculo mental.

Recursos necessários

  • Cartelas do bingo e fichas do bingo;
  • Caneta, lápis ou marca texto;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Inicie sua aula perguntando aos alunos como eles fazem para encontrar o valor de raízes. Pergunte como eles fazem sem o uso de caneta e papel ou calculadora, ou seja, mentalmente. Anote as respostas e, em seguida, peça para que eles encontrem mentalmente as raízes dos itens a, b, c e d.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem o cálculo mental para encontrar o valor de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como procedemos para encontrar o valor de uma raiz quadrada, ou cúbica ou de índice maior?
  • Como fazer para encontrar o valor de uma raiz quadrada sem utilizar papel e caneta ou calculadora?
  • Que dificuldades vocês sentiram ao fazer os cálculos mentalmente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Nesta atividade, informe aos alunos que eles não podem fazer nenhuma anotação que os ajude no cálculo, pois eles devem tentar fazer o cálculo mentalmente. A ideia desta atividade é que eles tentem encontrar meios de calcular sem o auxílio de cálculos escritos. Depois de algum tempo, permita que eles discutam com um colega possíveis soluções. A segunda parte apresenta números menores, agora eles devem fazer o processo com mais facilidade. Por fim, em duplas, faça o bingo das raízes, onde o professor sorteia uma raiz e os alunos devem encontrar os intervalos que correspondam à raiz sorteada.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem o cálculo mental para determinar números aproximados de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como fazer para calcular mentalmente a raiz de um número?
  • Que estratégias vocês utilizaram para chegar ao resultado?
  • Como chegar ao número que se aproxime do resultado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Bingo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Nesta atividade, informe aos alunos que eles não podem fazer nenhuma anotação que os ajude no cálculo, pois eles devem tentar fazer o cálculo mentalmente. A ideia desta atividade é que eles tentem encontrar meios de calcular sem o auxílio de cálculos escritos. Depois de algum tempo, permita que eles discutam com um colega possíveis soluções. A segunda parte apresenta números menores, agora eles devem fazer o processo com mais facilidade. Por fim, em duplas, faça o bingo das raízes, onde o professor sorteia uma raiz e os alunos devem encontrar os intervalos que correspondam à raiz sorteada.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem o cálculo mental para determinar números aproximados de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como fazer para calcular mentalmente a raiz de um número?
  • Que estratégias vocês utilizaram para chegar ao resultado?
  • Como chegar ao número que se aproxime do resultado?
  • Como ficaria a resposta se no enunciado não aparecesse a restrição para número inteiro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Nesta atividade, informe aos alunos que eles não podem fazer nenhuma anotação que os ajude no cálculo, pois eles devem tentar fazer o cálculo mentalmente. A ideia desta atividade é que eles tentem encontrar meios de calcular sem o auxílio de cálculos escritos. Depois de algum tempo, permita que eles discutam com um colega possíveis soluções. A segunda parte apresenta números menores, agora eles devem fazer o processo com mais facilidade. Por fim, em duplas, faça o bingo das raízes, onde o professor sorteia uma raiz e os alunos devem encontrar os intervalos que correspondam à raiz sorteada.

Jogos podem ser um excelente meio para ensinar Matemática. E não só para as crianças menores, mas também para as turmas do Ensino Fundamental II. O especialista Pietropaolo afirma que esses recursos podem mobilizar os estudantes para o aprendizado. O essencial é que o professor problematize o jogo com a classe. ''Eu tenho que pensar em um procedimento e em um tipo de pensamento que quero desenvolver com o aluno. Não é apenas propor o jogo'', afirma o especialista.

Para ler mais sobre jogos em sala de aula, acesse o link.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem o cálculo mental para determinar o intervalo onde ficam localizadas as raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como fazer para calcular mentalmente a raiz de um número?
  • Que estratégias vocês utilizaram para chegar ao resultado?
  • Como chegar a uma estimativa do resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientação: professor, na discussão deixe que os alunos relatem como fizeram os cálculos mentais para encontrar as raízes, anote no quadro as justificativas apresentadas por eles, pergunte sempre se alguém fez de outra forma diferente das já apresentadas e valorize mesmo aquelas que apresentaram resultados diferentes do esperado, sempre questionando sobre o que faltou para que o cálculo ficasse dentro do esperado. No slide 7 tem uma seta para um slide oculto, caso deseje apresentar uma forma de cálculo mental. Lá tem outra seta que possibilita retornar para este slide.

Por fim, discuta com os alunos sobre o bingo, para que esta discussão leve-os a perceber o jogo como uma ferramenta que leva ao conhecimento.

Propósito: discutir com a turma possíveis formas de se encontrar raízes quadradas através de cálculos mentais.

Discuta com a turma:

  • Como pode ser feito o cálculo mental nestas situações?
  • Como podemos multiplicar números de dois algarismos mentalmente?
  • Existe um número que dê exatamente a resposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientação: professor, na discussão deixe que os alunos relatem como fizeram os cálculos mentais para encontrar as raízes, anote no quadro as justificativas apresentadas por eles, pergunte sempre se alguém fez de outra forma diferente das já apresentadas e valorize mesmo aquelas que apresentaram resultados diferentes do esperado, sempre questionando sobre o que faltou para que o cálculo ficasse dentro do esperado. No slide 7 tem uma seta para um slide oculto, caso deseje apresentar uma forma de cálculo mental. Lá tem outra seta que possibilita retornar para este slide.

Por fim, discuta com os alunos sobre o bingo, para que esta discussão leve-os a perceber o jogo como uma ferramenta que leva ao conhecimento.

Propósito: discutir com a turma possíveis formas de se encontrar raízes quadradas através de cálculos mentais.

Discuta com a turma:

  • Como pode ser feito o cálculo mental nestas situações?
  • Como podemos multiplicar números de dois algarismos mentalmente?
  • Existe um número que dê exatamente a resposta?
  • E se não houvesse a restrição de número inteiro no enunciado, que números poderiam aparecer na resposta? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientação: professor, na discussão deixe que os alunos relatem como fizeram os cálculos mentais para encontrar as raízes, anote no quadro as justificativas apresentadas por eles, pergunte sempre se alguém fez de outra forma diferente das já apresentadas e valorize mesmo aquelas que apresentaram resultados diferentes do esperado, sempre questionando sobre o que faltou para que o cálculo ficasse dentro do esperado. No slide 7 tem uma seta para um slide oculto, caso deseje apresentar uma forma de cálculo mental. Lá tem outra seta que possibilita retornar para este slide.

Por fim, discuta com os alunos sobre o bingo, para que esta discussão leve-os a perceber o jogo como uma ferramenta que leva ao conhecimento.

Propósito: discutir com a turma possíveis formas de se encontrar raízes quadradas através de cálculos mentais.

Discuta com a turma:

  • Como pode ser feito o cálculo mental nestas situações?
  • Como podemos multiplicar números de dois algarismos mentalmente?
  • Existe um número que dê exatamente a resposta?
  • E se não houvesse a restrição de número inteiro no enunciado, que números poderiam aparecer na resposta? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientação: professor, na discussão deixe que os alunos relatem como fizeram os cálculos mentais para encontrar as raízes, anote no quadro as justificativas apresentadas por eles, pergunte sempre se alguém fez de outra forma diferente das já apresentadas e valorize mesmo aquelas que apresentaram resultados diferentes do esperado, sempre questionando sobre o que faltou para que o cálculo ficasse dentro do esperado. No slide 7 tem uma seta para um slide oculto, caso deseje apresentar uma forma de cálculo mental. Lá tem outra seta que possibilita retornar para este slide.

Por fim, discuta com os alunos sobre o bingo, para que esta discussão leve-os a perceber o jogo como uma ferramenta que leva ao conhecimento.

Propósito: discutir com a turma possíveis formas de se encontrar raízes quadradas através de cálculos mentais.

Discuta com a turma:

  • Como pode ser feito o cálculo mental nestas situações?
  • Como podemos multiplicar números de dois algarismos mentalmente?
  • Existe um número que dê exatamente a resposta?
  • E se não houvesse a restrição de número inteiro no enunciado, que números poderiam aparecer na resposta? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12)

Orientação: Professor, aqui é importante deixar claro para os alunos a importância sobre a aproximação no cálculo de raízes, este conhecimento serve de base para fazer estimativas com maior precisão, e que estas necessitam de caneta e papel, e até de calculadoras. Também é mostrado a localização das raízes na reta numerada.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do cálculo de raízes quadradas de forma mental e de sua localização na reta numerada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 e 12)

Orientação: Professor, aqui é importante deixar claro para os alunos a importância sobre a aproximação no cálculo de raízes, este conhecimento serve de base para fazer estimativas com maior precisão, e que estas necessitam de caneta e papel, e até de calculadoras. Também é mostrado a localização das raízes na reta numerada.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do cálculo de raízes quadradas de forma mental e de sua localização na reta numerada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Fazer o encerramento do que foi trabalhado nesta aula.

Orientação: Professor, neste momento encerre tudo o que foi apresentado e discutido na aula da forma mais resumida possível. A seguir, são deixadas algumas perguntas que você pode utilizar neste momento da aula:

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Professor, aqui você pode projetar, escrever no quadro ou fazer uma cópia para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Lembre-se de anotar os comentários dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Esta questão dá para ser respondida através de cálculo mental?
  • Que dificuldade você está sentindo para utilizar o cálculo mental?
  • Para responder esta questão você precisou de algum auxílio (utilizar objetos concretos, ou caneta e papel)?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Bingo

Slide Plano Aula

Observação para o professor: este slide está oculto, só é acessado quando for clicado na seta do slide 7. Ele faz parte da discussão da solução.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano