Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Se não puder projetar, passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio. Enquanto os estudantes pensam nas soluções, você pode ir desenhando retas no quadro que servirão de suporte para a discussão das ideias dos alunos. Em seguida, permita que eles expliquem o que pensaram. É importante neste momento da aula, que os alunos relembrem a representação e a adição na reta numerada. Se necessário, você pode criar outros cálculos com valores menores ou maiores, conforme a necessidade da turma.
Propósito: Retomar o procedimento de soma na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer este cálculo?
- Alguém lembra como faz pra somar na reta numerada? Gostaria de dar ou fazer um exemplo?
- E se a gente se deslocar pro lado contrário, o que ocorre?
- Existe uma única maneira de fazer este cálculo na reta numerada?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais prática? Por quê?
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
Materiais Complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os estudantes leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo adições e fixar os movimentos na reta numerada relacionado à adição.
Discuta com a turma:
- O que você pensou em fazer primeiro?
- Sobre o que o problema fala?
- O que o problema quer saber?
- Como você fez para descobrir os valores que faltavam na reta numerada?
- Como estão organizados os intervalos desta reta numerada?
- Como você pode fazer a adição na reta numerada? Que jeitinhos você pode usar pra fazer isso?
- Qual desses jeitos é o mais prático? Por quê?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita, à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita, à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita, à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita, à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita, à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Você pode escrevê-lo no quadro e pedir que eles copiem no caderno.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem central.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de adição na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos na reta numerada (organizada em escalas) associados ao conceito de adição.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar