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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Ganhando ou perdendo

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Relacionar as ideias de ganho e perda, ao conjunto dos números inteiros.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.



Objetivos específicos

Relacionar as ideias de ganho e perda, ao conjunto dos números inteiros.

Conceito-chave

Conjunto dos inteiros positivos e conjunto dos inteiros negativos.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia o texto presente no balão do slide 3 e escreva no quadro ou em um cartaz as palavras em destaque, presentes no slide 4.

Realize uma reflexão sobre o slide 3, retomando a ideia de que o conjunto dos números inteiros possui dois subconjuntos com elementos que são opostos entre si.

Logo em seguida, passe para o slide 4 e apresente para os alunos as palavras em destaque, dizendo que parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros positivos e parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros negativos.

Realize as perguntas presentes no balão de fala, uma de cada vez. Dê um tempo para que os alunos pensem e exponham o seu pensamento de forma oral.

“Das palavras destacadas acima, quais fazem referência aos inteiros positivos?”

Respostas: depósito, ganho, ampliar e aumentar.

“E aos inteiros negativos?”

Respostas: saque, diminuir, reduzir e perda.

“Você conhece outras palavras que remetem a esses subconjuntos?”

Possíveis respostas: colocar, retirar, adicionar, remover.

Propósito: Relembrar alguns termos que fazem referência aos inteiros positivos e aos inteiros negativos.

Discuta com a turma:

  • Os termos apresentados são os únicos que fazem referência aos inteiros positivos e negativos?
  • Como o conjunto dos inteiros positivos se diferencia dos inteiros negativos?
  • E o zero? Pertence a algum desses subconjuntos? Resposta: Não, pois o zero não é positivo, nem negativo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia o texto presente no balão do slide 3 e escreva no quadro ou em um cartaz as palavras em destaque, presentes no slide 4.

Realize uma reflexão sobre o slide 3, retomando a ideia de que o conjunto dos números inteiros possui dois subconjuntos com elementos que são opostos entre si.

Logo em seguida, passe para o slide 4 e apresente para os alunos as palavras em destaque, dizendo que parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros positivos e parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros negativos.

Realize as perguntas presentes no balão de fala, uma de cada vez. Dê um tempo para que os alunos pensem e exponham o seu pensamento de forma oral.

“Das palavras destacadas acima, quais fazem referência aos inteiros positivos?”

Respostas: depósito, ganho, ampliar e aumentar.

“E aos inteiros negativos?”

Respostas: saque, diminuir, reduzir e perda.

“Você conhece outras palavras que remetem a esses subconjuntos?”

Possíveis respostas: colocar, retirar, adicionar, remover.

Propósito: Relembrar alguns termos que fazem referência aos inteiros positivos e aos inteiros negativos.

Discuta com a turma:

  • Os termos apresentados são os únicos que fazem referência aos inteiros positivos e negativos?
  • Como o conjunto dos inteiros positivos se diferencia dos inteiros negativos?
  • E o zero? Pertence a algum desses subconjuntos? Resposta: Não, pois o zero não é positivo, nem negativo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Imprima a atividade principal, entregue para os alunos e leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá escrever a situação no quadro dando uma ênfase maior as palavras “venda” e “saque”, bem como os valores expressos no exercício.

Professor, a ideia do plano não é trabalhar as operações de soma e subtração de números inteiros por meio de regras e algoritmos, a intenção é apenas associar os conceitos de ganho e perda aos conjuntos dos inteiros positivos e negativos, por meio de comparações baseadas em conhecimentos que os alunos adquiriram anteriormente.

Explique para os alunos que a palavra venda no exercício está fazendo referência a um valor positivo, pois o dinheiro entra na conta bancária, e a palavra saque está fazendo referência a um valor negativo, visto que ao realizar um saque o dinheiro é retirado da conta bancária.

Assim que a leitura do exercício for concluída e todas as dúvidas que surgiram esclarecidas, disponibilize um tempo para que os alunos resolvam os itens “a” e “b”. Acompanhe a resolução, deixando sempre que os alunos pensem sozinhos, intervindo apenas quando for necessário.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Trabalhar, por meio de uma situação que envolve extrato bancário, os conceitos de saldo positivo e saldo negativo.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a conta bancária do Carlos quando ele vende um produto?
  • O que acontece com a conta bancária do Carlos quando ele realiza um saque?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a aula retomando com os alunos a ideia de se interpretar corretamente os termos que fazem referência aos conjuntos dos inteiros positivos e dos inteiros negativos. Aponte que a reta numerada pode ser um grande aliado em resoluções de problemas que envolvem esses termos.

Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Rai select-down

Slide Plano Aula Rai

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é mais vantajoso para o jogador: ganhar uma partida ou empatar três?
  • É possível criar mais de uma combinação entre vitórias, empates e derrotas para o mesmo número de pontos?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.



Objetivos específicos

Relacionar as ideias de ganho e perda, ao conjunto dos números inteiros.

Conceito-chave

Conjunto dos inteiros positivos e conjunto dos inteiros negativos.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia o texto presente no balão do slide 3 e escreva no quadro ou em um cartaz as palavras em destaque, presentes no slide 4.

Realize uma reflexão sobre o slide 3, retomando a ideia de que o conjunto dos números inteiros possui dois subconjuntos com elementos que são opostos entre si.

Logo em seguida, passe para o slide 4 e apresente para os alunos as palavras em destaque, dizendo que parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros positivos e parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros negativos.

Realize as perguntas presentes no balão de fala, uma de cada vez. Dê um tempo para que os alunos pensem e exponham o seu pensamento de forma oral.

“Das palavras destacadas acima, quais fazem referência aos inteiros positivos?”

Respostas: depósito, ganho, ampliar e aumentar.

“E aos inteiros negativos?”

Respostas: saque, diminuir, reduzir e perda.

“Você conhece outras palavras que remetem a esses subconjuntos?”

Possíveis respostas: colocar, retirar, adicionar, remover.

Propósito: Relembrar alguns termos que fazem referência aos inteiros positivos e aos inteiros negativos.

Discuta com a turma:

  • Os termos apresentados são os únicos que fazem referência aos inteiros positivos e negativos?
  • Como o conjunto dos inteiros positivos se diferencia dos inteiros negativos?
  • E o zero? Pertence a algum desses subconjuntos? Resposta: Não, pois o zero não é positivo, nem negativo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia o texto presente no balão do slide 3 e escreva no quadro ou em um cartaz as palavras em destaque, presentes no slide 4.

Realize uma reflexão sobre o slide 3, retomando a ideia de que o conjunto dos números inteiros possui dois subconjuntos com elementos que são opostos entre si.

Logo em seguida, passe para o slide 4 e apresente para os alunos as palavras em destaque, dizendo que parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros positivos e parte delas se refere ao subconjunto dos inteiros negativos.

Realize as perguntas presentes no balão de fala, uma de cada vez. Dê um tempo para que os alunos pensem e exponham o seu pensamento de forma oral.

“Das palavras destacadas acima, quais fazem referência aos inteiros positivos?”

Respostas: depósito, ganho, ampliar e aumentar.

“E aos inteiros negativos?”

Respostas: saque, diminuir, reduzir e perda.

“Você conhece outras palavras que remetem a esses subconjuntos?”

Possíveis respostas: colocar, retirar, adicionar, remover.

Propósito: Relembrar alguns termos que fazem referência aos inteiros positivos e aos inteiros negativos.

Discuta com a turma:

  • Os termos apresentados são os únicos que fazem referência aos inteiros positivos e negativos?
  • Como o conjunto dos inteiros positivos se diferencia dos inteiros negativos?
  • E o zero? Pertence a algum desses subconjuntos? Resposta: Não, pois o zero não é positivo, nem negativo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Imprima a atividade principal, entregue para os alunos e leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá escrever a situação no quadro dando uma ênfase maior as palavras “venda” e “saque”, bem como os valores expressos no exercício.

Professor, a ideia do plano não é trabalhar as operações de soma e subtração de números inteiros por meio de regras e algoritmos, a intenção é apenas associar os conceitos de ganho e perda aos conjuntos dos inteiros positivos e negativos, por meio de comparações baseadas em conhecimentos que os alunos adquiriram anteriormente.

Explique para os alunos que a palavra venda no exercício está fazendo referência a um valor positivo, pois o dinheiro entra na conta bancária, e a palavra saque está fazendo referência a um valor negativo, visto que ao realizar um saque o dinheiro é retirado da conta bancária.

Assim que a leitura do exercício for concluída e todas as dúvidas que surgiram esclarecidas, disponibilize um tempo para que os alunos resolvam os itens “a” e “b”. Acompanhe a resolução, deixando sempre que os alunos pensem sozinhos, intervindo apenas quando for necessário.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Trabalhar, por meio de uma situação que envolve extrato bancário, os conceitos de saldo positivo e saldo negativo.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a conta bancária do Carlos quando ele vende um produto?
  • O que acontece com a conta bancária do Carlos quando ele realiza um saque?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 ao 10)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções com o colega ao lado, sempre acompanhando-os em seus raciocínios.

Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução do exercícios, passe para essa série de slides. Nela será apresentada mais uma forma de se resolver os itens “a” e “b”.

Caso não seja possível a projeção dos slides, o professor poderá produzir a tabela no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos visualizem o raciocínio presente nesta solução.

O item “a” possui duas formas de resolução, uma utilizando uma tabela (slide 6) e outra se baseando na reta numerada (slides 7 ao 9).

A tabela foi desenvolvida por meio de acréscimos, quando a situação remete a uma venda (depósito) e descontos, quando a situação remete a um saque, passe com os alunos por todas as linhas da tabela, apontando o tipo de movimentação que foi realizada, e o impacto da mesma no saldo da conta bancária de Carlos, chegue até a última linha da tabela, apontando aos alunos que a mesma é referente ao saldo final da conta bancária.

Após isso, passe para a sessão de slides que contém a outra forma de resolver o item “a”, explique para os alunos cada movimentação realizada, sempre indicando que quando a movimentação é uma venda (depósito), o ponto caminha para a direita e quando a movimentação é um saque, o ponto caminha para a esquerda, após passar por todas as movimentações bancárias, mostre que a última reta é a que demonstra o valor final da conta bancária de Carlos.

Feito essas demonstrações, passe para a resolução do item “b” (slide 10), se necessário relembre com os alunos que para chegar no 0 a partir de um número, basta adicionar o seu oposto (ou simétrico).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para de obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que, na solução, aparece a palavra “depósito” e não a palavra “venda”?
  • Sempre que Carlos realiza uma venda ele fica com saldo positivo?
  • Sempre que Carlos realizar um saque ele fica com saldo negativo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a aula retomando com os alunos a ideia de se interpretar corretamente os termos que fazem referência aos conjuntos dos inteiros positivos e dos inteiros negativos. Aponte que a reta numerada pode ser um grande aliado em resoluções de problemas que envolvem esses termos.

Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Slide Plano Aula
Rai

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é mais vantajoso para o jogador: ganhar uma partida ou empatar três?
  • É possível criar mais de uma combinação entre vitórias, empates e derrotas para o mesmo número de pontos?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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