Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.
Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
- Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
- Quais são as regras da notação científica?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da Retomada
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.
Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
- Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
- Quais são as regras da notação científica?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Coloque a atividade em algum local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Ela poderá ser realizada individualmente ou em grupos de até 4 pessoas. Conduza a leitura da atividade e verifique se os alunos ficaram com alguma dúvida. Comente sobre o que é o sistema internacional de medida (SI).
Enquanto os alunos estiverem fazendo, caminhe pela sala e ajude os que estão com mais dificuldades. Corrija a atividade retomando as regras (conceito) da notação científica.
Propósito: Escrever números em notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.
Discuta com a turma:
- Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem?
- Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
- Para escrever números pequenos em notação científica, o expoente é positivo ou negativo?
- Quais são as regras da notação científica?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da Retomada
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.
Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
- Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
- Quais são as regras da notação científica?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5).
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Peça para citarem situações em que o conhecimento da capacidade de armazenamento de um dispositivo são relevantes. As atividades escritas serão realizadas no próximo momento. Reforce a orientação para aproximarem os valores da tabela para o milhar mais próximo, ou seja, 1024 para 1000. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Comparar números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Você tem computadores/celulares/tablets? Você conhece a capacidade de armazenamento desses aparelhos?
- Qual dos múltiplos do Byte é mais conhecido?
- Quais arquivos ocupam mais espaço nessa mídias?
Mais informações sobre as unidades de armazenamento de dados:
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5).
Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Peça para citarem situações em que o conhecimento da capacidade de armazenamento de um dispositivo são relevantes. As atividades escritas serão realizadas no próximo momento. Reforce a orientação para aproximarem os valores da tabela para o milhar mais próximo, ou seja, 1024 para 1000. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Comparar números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância do expoente na notação científica?
- Para comparar números em notação científica, eles devem ter o mesmo expoente?
- Quais estratégias foram utilizadas para resolver as questões?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que os alunos compartilhem seus resultados e como resolveram a questão. Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de comparação de números muito grandes.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente? Será que tem outra forma de fazer?
- Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar? Alguém percebeu algo de errado?
- O cálculo aproximado altera o processo de comparação dos valores?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e estratégias para analisar o expoente e o coeficiente na comparação de números escritos em notação científica. Relembre também as regras do coeficiente da notação, que deve estar no intervalo entre 1 e 10, podendo ser igual a 1 e sempre menor que 10. Sugestão de leitura complementar sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.
Propósito: Comparar números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
- Alguma dúvida com o coeficiente da notação científica?
- Comparar números com muitos zeros, é melhor com a notação científica?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos façam a atividade individualmente. Verifique se eles compreenderam como registrar números em notação científica. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse o guia de intervenção. Acesse a resolução dessa atividade.
Propósito: Registrar e comparar números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor forma de comparar os números?
- Algum padrão facilita a comparação?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar