Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Retomada e atividade principal
As questões propostas no slide da retomada podem ser utilizadas para introduzir a comanda da atividade principal.
Se a aula for síncrona, converse com os alunos sobre os tipos de problemas. Depois, siga com a realização da atividade principal como indicado no plano, mas explique que eles resolverão individualmente.
Para aulas assíncronas, envie a comanda para que os alunos resolvam e registrem as respostas, se possível, pensando em mais de uma solução. Envie as questões do “Discuta com a turma” para auxiliar na reflexão sobre a situação. Após realizarem a atividade, peça para responderem e te enviarem, junto com a resolução da atividade, as seguintes questões:
- Como fez para descobrir quantas pessoas estão na roda gigante? O que observou?
- Para você, cabem quantas pessoas em cada cabine da roda gigante?
Se for possível que um familiar acompanhe a atividade, oriente para que converse com a crianças utilizando como base as questões enviadas.
Discussão das soluções e Encerramento
Caso realize uma aula assíncrona, envie uma devolutiva por meio digital ou escrita. Apresente as soluções possíveis que foram enviadas e a seguinte questão, para reflexão dos alunos:
- Por quê são possíveis resultados diferentes?
Aproveite a devolutiva para fazer uma finalização com base no slide de encerramento do plano de aula.
Na aula síncrona, peça para alguns alunos apresentarem as soluções e proponha as questões do slide e da sessão “Discuta com a turma”, presentes nas orientações ao professor. Encerre com o slide de encerramento.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias para conversarem com os alunos com base nas questões enviadas, conforme proposta da atividade principal, e a acompanharem a resolução, incentivando que pensem em mais de uma solução e registrem as ideias, além de responderem às questões que foram solicitadas. Explique que esse apoio ajuda os alunos a se organizarem e valorizarem as próprias produções e aprendizagens.