10430
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Problemas não convencionais

POR: Janaina Pinheiro Vece  17/07/2018
Código: MAT1_11RDP10

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano de aula alinhado à BNCC:

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Problemas não convencionais.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Ampliar o repertório de estratégias de resolução de problemas a partir da observação de imagens.

Conceito-chave

Problemas não convencionais.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a personagem Luana às crianças e leia, em voz alta, o texto do balão de fala. Dê oportunidades para que as crianças respondam e conversem a respeito dos tipos de problemas que conhecem e que mais gostam de resolver, conduza a discussão mantendo esse foco.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de problemas.

Discuta com a turma:

  • Quais tipos de problemas você conhece?
  • Quais problemas você mais gosta de resolver?
  • Você já imaginou resolver problemas a partir da observação de imagens? Como isso é possível?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para o desenvolvimento da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada do problema, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças que leem fluentemente. No coletivo, procure explorar ao máximo as informações que a imagem da roda gigante oferece, como, por exemplo: informações explícitas - quantidades e cores das cabines - e informações implícitas - quantas pessoas cabem em uma cabine. Peça para que as duplas pensem numa estratégia de resolução e registrem a maneira como pensou para resolver o problema. Nesse momento, é importante andar pela sala para acompanhar as discussões e identificar as dificuldades e os erros que surgirem. Para saber como conduzir esse momento leia o guia de intervenção do plano. Para dar sequência à aula, aproveite o momento para escolher algumas duplas para socializarem suas respostas e registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias e resultados.

Propósito: Desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Você já foi a um parque de diversões? Qual é o seu brinquedo preferido?
  • Você já viu ou andou numa roda gigante?
  • Quantas cabines tem a roda gigante da imagem?
  • Quantas pessoas cabem em cada cabine?
  • Quais são as cores das cabines?
  • De acordo com o problema, quais cabines estão vazias?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Luana. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa como fizeram para resolver o problema e as respostas que encontraram. Durante a condução desta etapa da aula, é de suma importância que você faça boas perguntas, estabeleça um diálogo com as crianças valorizando suas estratégias de resolução.

Para ampliar o repertório e saber mais sobre a resolução de problemas não convencionais leia o artigo “Resolução de Problemas não Convencionais na Educação Infantil: o “Mágico Matemático”, você pode pensar em adaptações para a turma do 1º ano. Para ler o artigo, clique aqui!

Propósito: Comunicar estratégias de resolução por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • Como a dupla resolveu o problema? Fale como vocês pensaram.
  • Como a dupla registrou a resolução do problema? Usando desenho, números, palavras ou esquemas?
  • Por quê os resultados das duplas foram diferentes?
  • O problema tem apenas uma resposta possível?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem Luana e converse com as crianças a respeito das diferentes estratégias de resolução do problema, bem como, sobre as respostas possíveis para uma mesma situação problema.

Propósito: Conversar sobre o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
  • Quais estratégias sua dupla usou para resolver o problema?
  • Qual estratégia diferente da sua dupla você usaria para resolver o problema?
  • O que você achou de resolver problemas a partir da observação de imagens?

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de Raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema, explore as informações da imagem coletivamente tomando o cuidado para não induzir as estratégias, respostas ou conclusões das crianças. Peça para que resolvam de acordo com as suas estratégias e representações pessoais. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pela turma. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade, a partir da socialização de alguns registros.

Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Qual é a pergunta do problema?
  • Quantas janelas tem o trenzinho?
  • Quantos lugares o banco do trem pode ter?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Ampliar o repertório de estratégias de resolução de problemas a partir da observação de imagens.

Conceito-chave

Problemas não convencionais.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes