Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente
Objetivos específicos
Ampliar o repertório de estratégias de resolução de problemas a partir da observação de imagens.
Conceito-chave
Problemas não convencionais.
Recursos necessários
Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente a personagem Luana às crianças e leia, em voz alta, o texto do balão de fala. Dê oportunidades para que as crianças respondam e conversem a respeito dos tipos de problemas que conhecem e que mais gostam de resolver, conduza a discussão mantendo esse foco.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de problemas.
Discuta com a turma:
- Quais tipos de problemas você conhece?
- Quais problemas você mais gosta de resolver?
- Você já imaginou resolver problemas a partir da observação de imagens? Como isso é possível?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para o desenvolvimento da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada do problema, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças que leem fluentemente. No coletivo, procure explorar ao máximo as informações que a imagem da roda gigante oferece, como, por exemplo: informações explícitas - quantidades e cores das cabines - e informações implícitas - quantas pessoas cabem em uma cabine. Peça para que as duplas pensem numa estratégia de resolução e registrem a maneira como pensou para resolver o problema. Nesse momento, é importante andar pela sala para acompanhar as discussões e identificar as dificuldades e os erros que surgirem. Para saber como conduzir esse momento leia o guia de intervenção do plano. Para dar sequência à aula, aproveite o momento para escolher algumas duplas para socializarem suas respostas e registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias e resultados.
Propósito: Desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Você já foi a um parque de diversões? Qual é o seu brinquedo preferido?
- Você já viu ou andou numa roda gigante?
- Quantas cabines tem a roda gigante da imagem?
- Quantas pessoas cabem em cada cabine?
- Quais são as cores das cabines?
- De acordo com o problema, quais cabines estão vazias?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Luana. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa como fizeram para resolver o problema e as respostas que encontraram. Durante a condução desta etapa da aula, é de suma importância que você faça boas perguntas, estabeleça um diálogo com as crianças valorizando suas estratégias de resolução.
Para ampliar o repertório e saber mais sobre a resolução de problemas não convencionais leia o artigo “Resolução de Problemas não Convencionais na Educação Infantil: o “Mágico Matemático”, você pode pensar em adaptações para a turma do 1º ano. Para ler o artigo, clique aqui!
Propósito: Comunicar estratégias de resolução por meio da linguagem oral.
Discuta com a turma:
- Como a dupla resolveu o problema? Fale como vocês pensaram.
- Como a dupla registrou a resolução do problema? Usando desenho, números, palavras ou esquemas?
- Por quê os resultados das duplas foram diferentes?
- O problema tem apenas uma resposta possível?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem Luana e converse com as crianças a respeito das diferentes estratégias de resolução do problema, bem como, sobre as respostas possíveis para uma mesma situação problema.
Propósito: Conversar sobre o que foi aprendido durante a aula.
Discuta com a turma:
- Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
- Quais estratégias sua dupla usou para resolver o problema?
- Qual estratégia diferente da sua dupla você usaria para resolver o problema?
- O que você achou de resolver problemas a partir da observação de imagens?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de Raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema, explore as informações da imagem coletivamente tomando o cuidado para não induzir as estratégias, respostas ou conclusões das crianças. Peça para que resolvam de acordo com as suas estratégias e representações pessoais. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pela turma. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade, a partir da socialização de alguns registros.
Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.
Discuta com a turma:
- Qual é a pergunta do problema?
- Quantas janelas tem o trenzinho?
- Quantos lugares o banco do trem pode ter?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar